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12/05/2017 - 07:06

A Divisão Americana Keystone registrou ebitda de US$ 62 milhões

Alta de 10% em relação ao primeiro trimestre de 2016. Fornecedora das maiores redes de fast food do mundo, a Keystone atingiu volume de vendas de 278 mil toneladas, um crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2016. O lucro bruto foi de 64 milhões de dólares, 13,5% acima do registrado nos primeiros três meses do ano passado. Marfrig Global Foods iniciou o processo para a abertura de capital da Keystone no mercado norte-americano. Marfrig Global Foods apresentou nova melhoria da estrutura de capital, com emissão no mercado externo de 750 milhões de dólares em bônus com vencimento em 2024. O custo da dívida caiu de 7,3% para 6,97% ao ano e o prazo médio subiu de 3,9 para 4,4 anos.

São Paulo — A Marfrig Global Foods (B3:MRFG3), holding de um dos maiores grupos globais de proteína animal, acaba de apresentar à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) seu resultado relativo ao primeiro trimestre de 2017.

Em um trimestre com desafios adicionais para a indústria de proteínas – efeitos provocados pela Operação Carne Fraca e pela queda de 20% do dólar em relação ao real em comparação ao mesmo período do ano anterior – a Marfrig Global Foods se beneficiou da sua presença internacional com a performance dos resultados da divisão Keystone.

No primeiro trimestre de 2017, a receita líquida consolidada da Marfrig Global Foods foi de 4,1 bilhões de reais – 15,7% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado – resultado devido, sobretudo, à apreciação do real entre os períodos. O lucro bruto consolidado foi de 460 milhões de reais, recuo de 20% em relação ao primeiro trimestre de 2016.

Keystone avança — A Marfrig Global Foods informou, por meio de fato relevante, o início do processo de abertura de capital da Keystone no mercado dos Estados Unidos.

A Keystone voltou a apresentar um primeiro trimestre forte e com sólidos resultados. Com produtos de alto valor agregado, e fornecedora das principais cadeias de restaurantes internacionais, a Keystone apresentou receita líquida de 667 milhões de dólares, um crescimento de 7% em relação ao registrado no primeiro trimestre de 2016. A expansão do volume de vendas 11% na Região APMEA (Ásia, Pacífico, Oriente Médio e África), com destaque para Tailândia, Malásia e Austrália, e de 4% nos Estados Unidos, foi o grande responsável por esse desempenho.

A margem bruta da Keystone – de 9,5% -- aumentou 50 pontos base na comparação anual. O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortizações) ajustado da Keystone atingiu 62 milhões de dólares. Com isso, a divisão americana contribuiu com cerca de 60% do Ebitda total da Marfrig Global Foods, que foi de 334 milhões de reais no primeiro trimestre deste ano.

Efeitos sobre a Divisão Beef — A sólida reputação da divisão Beef da Marfrig Global Foods tanto no mercado doméstico como nos mercados internacionais em que atua, mitigou os efeitos da operação Carne Fraca, que impactaram o setor de proteínas brasileiro. Todavia, a retração de margens do setor foi fortemente influenciada pela apreciação do real, o que teve impacto nos resultados da divisão neste primeiro trimestre de 2017. A receita líquida foi de 2 bilhões de reais no período, queda de 17% em relação aos primeiros três meses de 2016. O lucro bruto foi de 261 milhões de reais, redução de 27% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Mesmo diante de um cenário adverso, a divisão Beef manteve sua estratégia na busca por uma melhor rentabilidade, com foco no atendimento dos canais de food service e varejo, que cresceram 240 pontos base em comparação com o mesmo período do ano anterior e representou 42% na receita de mercado interno da operação brasileira no 1T17.

Melhoria no Perfil da Dívida — A Marfrig Global Foods voltou a acessar o mercado externo de dívida e emitiu 750 milhões em bônus, com vencimento em 2024 e taxa de juros de 7% ao ano, uma redução importante de 100 pontos base em relação à emissão de maio de 2016. Esse resultado, além de contribuir para a redução do custo da estrutura de capital da Companhia, também refletiu a melhor percepção de risco da Companhia pelo mercado.

Em março, a Marfrig Global Foods recomprou 346 milhões de dólares em notas sênior com vencimentos em 2018 e 2020 - e posteriormente exerceu sua opção para resgatar o saldo remanescente do bond 2020. Com a emissão e a recompra, a economia anual em pagamento de juros é estimada em 13 milhões de dólares.

Ao final do primeiro trimestre de 2017, o prazo médio do endividamento da Companhia era de 4,4 anos. Apenas 13% do total da dívida tinham vencimento no curto prazo e o custo médio anual passou de 7,26% no último trimestre de 2016 para 6,97% ao final dos primeiros três meses de 2017.

Em janeiro de 2017 a Companhia pagou a última parcela de juros das debêntures mandatoriamente conversíveis em ações no valor de R$ 327 milhões.

Investimentos — Apesar do cenário desafiador do trimestre, especialmente influenciado pela apreciação do real, que afetou as margens da divisão Beef, a Marfrig Global Foods manteve seu programa de investimentos, com foco na internacionalização de suas operações. Foram aportados 134 milhões de reais no período, dedicados principalmente aos projetos na Ásia, com a construção de uma nova fábrica na Tailândia e da expansão de linhas de produção na Malásia, mercados em franca expansão.

A Marfrig Global Foods é uma das maiores companhias de alimentos à base de proteína animal do mundo formada pelas Divisões Beef e Keystone. A Companhia tem unidades produtivas, comerciais e de distribuição instaladas em 12 países, é também uma das empresas brasileiras de alimentos mais internacionalizadas e diversificadas. Seus produtos, vendidos para grandes cadeias de restaurantes e supermercados, chegam à mesa de milhões de consumidores em aproximadamente 100 países diariamente.

A Divisão Keystone — Com sede nos EUA e operações na América do Norte e na Ásia-Pacífico, a Keystone é uma das empresas líderes globais na produção de alimentos processados de origem animal. Fundada em 1960 como um negócio familiar no estado norte-americano da Pensilvânia, a companhia ganhou escala ao apostar na pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores para a indústria alimentícia, tornando-se fornecedora de algumas das maiores cadeias de fast food globais.

A Divisão Beef da Marfrig Global Foods é uma das maiores produtoras de carne bovina do mundo, com operações na América do Sul. Seus produtos são reconhecidos mundialmente pela qualidade premium, reflexo de um modelo de produção que respeita aspectos legais, ambientais e de bem-estar animal. A Divisão é também parceira de diversas associações de pecuaristas, com as quais dissemina informações e promove iniciativas para estimular a melhoria de rebanhos em todas as regiões em que atua, o que resulta em produtos mais seguros para milhões de consumidores.

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