Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2017 - 07:04

Instituto Avon promove treinamento para servidores públicos

Com o objetivo de discutir o trabalho integrado no suporte à vítima de violência doméstica. Workshop realizado em São Paulo se baseia em modelo utilizado nos Estados Unidos para treinar juízes, promotores, policiais e organizações da sociedade civil. Durante o encontro também serão apresentados os resultados da pesquisa "Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil".

São Paulo — Os desafios de desenvolver um trabalho conjunto no suporte às vítimas de violência contra as mulheres ainda são enormes em diversos países. Pensando em atender essa necessidade crítica, o Instituto Avon, em parceria com a ONG norte-americana de direitos humanos Vital Voices, realiza o 2º Workshop Internacional de Acesso à Justiça do Programa “Respostas Eficazes à Violência Contra as Mulheres” em São Paulo, capital. O evento aconteceu de 15 a 17 de maio(segunda a quarta-feira), e reuniu agentes públicos, policiais, membros do Ministério Público, das Defensorias Públicas, Magistrados Federais e estaduais, psicólogos, assistentes sociais e representantes de organizações sociais, bem como de órgãos governamentais que atuaram na defesa das mulheres. A ideia é oferecer um treinamento multidisciplinar focado no enfrentamento coordenado às violências doméstica e sexual.

Durante o workshop foram conduzidos debates a fim de desenvolver e aprimorar estratégias e planos de ação coordenados para superar os desafios enfrentados na denúncia, investigação e resolutividade de casos de violência doméstica no Brasil. O programa se baseia num modelo usado para treinar juízes, promotores, policiais e organizações da sociedade civil nos Estados Unidos, já adaptado para o uso em diversos contextos brasileiros.

Partindo de uma abordagem focada nos direitos humanos, os participantes são estimulados a aprimorar seus conhecimentos sobre as necessidades e segurança das vítimas. Cada edição do workshop pretende treinar entre 50 a 60 participantes nos três dias de programa. Os especialistas responsáveis pelo treinamento são promotores (as) experientes e especializados que trabalham, pessoalmente, em centenas de casos de violência doméstica e sexual.

O evento de São Paulo é o segundo de três edições no Brasil. A primeira cidade a receber o Workshop Internacional de Acesso à Justiça foi Brasília, no Distrito Federal. Depois da capital paulista o evento segue para Fortaleza/CE, de 12 a 14 de junho. A Vital Voices já realizou este workshop na República dos Camarões (com foco em tráfico de pessoas); na África do Sul (com foco em violência sexual) e no Nepal e México (com foco em violência doméstica), entre outros locais, sempre por meio de parceria público-privada com a Avon Foundation for Women e Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA).

Pesquisa — Durante o evento foram apresentados, de forma detalhada, os resultados da pesquisa, realizada em março, "Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil", realizada pelo Datafolha a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e com o apoio do Instituto Avon e do Consulado do Canadá. A pesquisa, que entrevistou homens e mulheres de todo o país, revela, entre outros dados, que apenas 11% - das mais de 24 milhões de mulheres que sofreram violência em 2016 - buscam ajuda do sistema de justiça brasileiro.

Além disso, o levantamento de informações também trouxe dados sobre a percepção da violência contra a mulher e a vitimização sofrida segundo os tipos de agressão, o perfil da vítima e as atitudes tomadas frente à violência. Entre os dias 11 e 17 de fevereiro de 2017, foram entrevistadas 2.073 pessoas, sendo 1.051 mulheres. Um dos pontos mais alarmantes do estudo, projeta que cerca de 503 mulheres são vítimas de agressões físicas a cada hora no Brasil e que dois a cada três brasileiros (66%) presenciam uma mulher sendo agredida física ou verbalmente no mesmo período.

Instituto Avon — Criado há 14 anos, o Instituto Avon é a organização ligada a AVON, empresa privada que mais investe financeiramente em ações voltadas à mulher no Brasil. Até dezembro/2016, foram investidos pela Avon R$ 137 milhões em 257 projetos e ações focados na superação de dois dos principais desafios à plena realização da mulher: a detecção precoce do câncer de mama e o enfrentamento à violência contra a mulher.

O grande diferencial da entidade é a capacidade de mobilizar diferentes stakeholders para a concretização de seus projetos: empresas públicas e privadas, ONGs, movimento social, organismos internacionais e órgãos públicos em todas as esferas; e a força de vendas da empresa de cosméticos Avon, com 1,5 milhão de Revendedores que disseminam conhecimento sobre as causas e atuam como rastreadores de necessidades específicas de atendimento e recursos em suas respectivas comunidades. Essa capilaridade e abrangência permitem ao Instituto estar presente em 100% dos municípios brasileiros e beneficiar mais de cinco milhões de pessoas.

Vital Voices é uma destacada ONG que identifica, treina e fortalece líderes femininas e empresárias sociais em todo o mundo, capacitando-as a criar um mundo melhor. O departamento de Direitos Humanos da Vital Voices tem como foco o combate à violência contra as mulheres em suas formas mais cruéis: tráfico de pessoas, violência doméstica, violência sexual, e práticas tradicionais nocivas.

A Vital Voices articulou uma rede internacional de líderes e estabeleceu um histórico de sucesso na implementação de treinamentos multidisciplinares para operadores da justiça criminal, inclusive treinamentos sobre o tráfico de pessoas na República de Camarões e Uganda, e sobre a violência com base em gênero no Brasil, México e Nepal.

. 2º Workshop Internacional de Acesso à Justiça de 12 a 14 de junho de 2017, no Luzeiros Hotel, Fortaleza (CE).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira