Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2008 - 10:36

IMS-RJ exibe mostra do artista plástico Marcello Grassmann

O Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro (rua Marquês de São Vicente 476, Gávea, Rio de Janeiro) abriu no dia 26 de fevereiro a exposição Marcello Grassmann – desenhos e gravuras. Reunindo mais de 100 trabalhos, que percorrem as seis décadas de produção do desenhista e gravador paulista, a mostra – já exibida pelo Instituto em São Paulo, Belo Horizonte e Poços de Caldas – poderá ser vista pelo público até 4 de maio. A mesma exposição também fica em cartaz na Galeria Arteplex Rio de Janeiro de 29 de fevereiro a 6 de maio. Os trabalhos ficarão divididos entre os dois espaços – serão 107 desenhos no IMS-RJ e 17 gravuras na Galeria Arteplex. Nascido em São Simão, no interior de São Paulo, em 1925, Marcello Grassmann iniciou-se na gravura em metal com Henrique Oswald, e na litografia com Poty Lazarotto. Desde que começou a exibir seus trabalhos, há mais de 60 anos, já realizou 427 exposições individuais e coletivas em museus, bienais, trienais, salões de arte e galerias, das quais 116 no exterior.

No início da década de 1950, participou da I Bienal de São Paulo e do I Salão Nacional de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, tendo recebido como prêmio uma viagem ao exterior que lhe permitiu ir a Roma e Viena. Na capital da Áustria, aprofundou suas pesquisas em litografia na Academia de Artes Aplicadas e freqüentou o Gabinete de Estampas, da Academia Albertina. De volta ao Brasil, montou em São Paulo seu primeiro ateliê próprio. Em 1959, recebeu o prêmio de “Melhor Desenhista” na 1ª Bienal de Jovens, de Paris; no ano seguinte, permaneceu por seis meses na capital francesa.

Dentre suas diversas exposições e participações em mostras coletivas, destacam-se quatro presenças na Bienal de Veneza e nove na Bienal de São Paulo – além de individuais em cidades como Washington, Viena, Milão, Roma, Paris, Barcelona, Madri, Haia, Ancara, Buenos Aires, Montevidéu, Cidade do México, Argel e Nova Delhi. Ao longo de sua carreira, Grassmann foi um dos artistas brasileiros mais premiados, tanto em seu país como no exterior.

Em ensaio no catálogo da exposição, o poeta e crítico de arte Ferreira Gullar afirma que os desenhos do artista “estão povoados de seres extravagantes, às vezes malditos e malignos, habitantes de uma dimensão onde a fantasia se confunde com o pesadelo”. E continua: “Em Marcello Grassmann, em determinados momentos, o desenho se torna um emaranhado de traços, e desse emaranhado, como do caos, nasce a figura; o emaranhado ganha olhos, vive, ganha rosto, máscara, ganha dedos, garras, presas, patas, rabo”.

Outras características observadas por Gullar nas obras mais recentes de Grassmann são o predomínio do erotismo, expresso na figura de mulheres nuas – um erotismo que não explora a beleza física da mulher, mas a sua sexualidade, sua eroticidade natural, corporal –, e a presença comum de um animal estranho ao lado da mulher, como a revelar a animalidade de seu erotismo. “Na arte de Grassmann há uma estranha mistura de treva e luz, de maldição e pureza, como se tudo o que a compõe nascesse da treva. São seres noturnos os que povoam o seu universo, animais inventados ou reinventados, sejam lagartos e sáurios, bodes ou figuras humanas monstruosas, cabeças de carneiros ou de demônios, peixes que parecem vindos do Letes, o rio do Inferno”, conclui Gullar.

Em texto que acompanha entrevista com o artista no catálogo da exposição, o Superintendente Executivo do Instituto Moreira Salles, Antonio Fernando De Franceschi, atesta: “Desde os primeiros trabalhos, o mundo plasmado por Grassmann é povoado por figuras fantásticas – guerreiros medievos em suas armaduras, seres zoomórficos, grifos, máscaras terrificantes, mulheres lascivas ao mesmo tempo vítimas e algozes, animais improváveis, signos da morte, armas, dentes e línguas em riste – tudo isso numa atmosfera densa, violenta, sensual, capaz de nos raptar, por instantes de absoluto encantamento e horror, do cotidiano comezinho das coisas em seus devidos lugares”.

Marcello Grassmann – desenhos e gravuras, até 4 de maio, de terça a domingo, das 13h às 20h, no Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro, Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea, Rio de Janeiro (RJ), telefone 21) 3284-7400. Entrada franca; estacionamento gratuito no local.

Marcello Grassmann – desenhos e gravuras, até 6 de maio, na Galeria IMS Unibanco Arteplex – RJ, na Praia de Botafogo, 316, lojas D e E, telefone (21) 2559-8750 | Site: www.ims.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira