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25/05/2017 - 06:49

E-commerce internacional é umas das oportunidades mais rápidas de crescimento para o varejo, aponta relatório da DHL

Estima-se que o e-commerce transnacional cresça o dobro da taxa do e-commerce doméstico (25%) até 2020. Varejistas podem crescer até 60% mais rápido com a oferta de serviço premium. Diretor-geral da DHL Express, Ken Allen: “‘Tornar-se global’ e ‘Tornar-se premium’ é uma oportunidade para os varejistas de todos os segmentos.”

Bonn, Alemanha —A DHL Express, fornecedor líder mundial em serviços de entrega expressa, publica pesquisa destacando a oportunidade significativa de crescimento para varejistas e fabricantes com uma oferta online internacional de produtos. O relatório “O Comércio das Especiarias do Século XXI: Um Guia para a Oportunidade do Comércio Eletrônico Internacional” analisa em detalhe os mercados e produtos que oferecem o maior potencial de crescimento, as motivações e preferências de clientes que realizam compras internacionais online e os fatores de sucesso para varejistas online que visam à expansão internacional. O estudo concentra-se, especialmente, nas oportunidades de produtos e ofertas de serviços premium, representando transações com valores mais elevados uma proporção significativamente superior de encomendas em transações internacionais.

O relatório revela que o e-commerce internacional agrega taxas de crescimento não disponíveis na maioria dos outros mercados do varejo: estima-se que os volumes do varejo online internacional cresçam a uma taxa média anual de 25% entre 2015 e 2020 (de USD 300 bilhões para USD 900 bilhões) - duas vezes o ritmo do crescimento do comércio eletrônico doméstico. Os varejistas online também estão impulsionando suas vendas em 10 a 15%, em média, simplesmente ao alargar a sua oferta a clientes internacionais. Um impulso adicional tem origem na inclusão de uma oferta de serviço premium: os varejistas e fabricantes que incorporaram uma opção de envio mais rápido nas suas lojas online cresceram em média 1,6 vezes mais rápido do que outros players.

"As vendas internacionais são bastante mais simples do que muitos varejistas julgam e todos os dias verificamos o impacto positivo que vender para mercados internacionais pode ter no crescimento do negócio dos nossos clientes", afirmou o Diretor-geral da DHL Express, Ken Allen. "Também reconhecemos que virtualmente todas as categorias de produto têm potencial para fazer o upgrade para premium, desenvolvendo edições de luxo de qualidade superior e oferecendo níveis superiores de qualidade de serviço para satisfazer a procura de clientes menos sensíveis ao preço. A oportunidade de 'tornar-se global' e 'tornar-se premium' existe para muitos varejistas em todos os mercados. A nossa rede global porta-a-porta de prazo específico está plenamente apta para apoiar qualquer varejista que esteja desenvolvendo uma oferta de serviço premium ou que simplesmente procure uma forma de chegar até novos mercados estrangeiros diretamente sem investir recursos em armazéns ou distribuição."

O relatório baseia-se principalmente em pesquisa e em entrevistas em profundidade realizadas por uma consultoria de gestão global, bem como em mais de 1800 respostas de varejistas e fabricantes exportadores a um questionário aplicado em seis países. O estudo revela alguns aspectos da evolução do comércio eletrônico, com tanto o fornecimento como a demanda tornando-se mais sofisticados. Os fabricantes, por sua vez, estão cada vez mais se utilizando do comércio eletrônico para adotar modelos de venda direta - contornado o "intermediário" e oferecendo os seus produtos online ao cliente final. Neste cenário, estima-se um crescimento 30% mais rápido no comércio eletrônico internacional do que no doméstico. Os clientes de muitos mercados estão também se tornando mais exigentes, citando a disponibilidade e confiança do produto, bem como as ofertas atrativas, como fatores motivadores para comprar de varejistas online estrangeiros.

Os principais desafios destacados pelos consumidores nas compras internacionais estão relacionados com a logística, confiança, preço e experiência do cliente. Ao mesmo tempo, os varejistas online podem adotar vários passos relativamente simples para identificar, cultivar e satisfazer a procura vinda do estrangeiro. O relatório destacou que a tendência do comércio eletrônico deu origem a um novo ecossistema de facilitadores e soluções diretas (como fornecedores de pagamentos e programas que localizam a experiência do visitante de check-out de um site), ajudando os varejistas a adaptarem a sua oferta ao mundo digital e a realizarem transações com clientes de mercados estrangeiros. Os parceiros de logística globais podem apoiar na identificação do equilíbrio correto entre armazenamento e cumprimento centralizados e locais, ao mesmo tempo em que opções de entrega rápida, confiável e flexível podem ser uma ferramenta importante para transformar um interesse especulativo em lealdade de longo prazo do cliente.

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