Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2017 - 06:31

Cristo Redentor recebe iluminação especial em atenção ao glaucoma

No dia 26 de maio (sexta-feira), o Monumento ao Cristo Redentor irá receber iluminação especial na cor verde, das 18h às 21h, a fim de alertar a população para a importância de cuidar da saúde dos olhos. O tom escolhido visa chamar a atenção da sociedade para o fato de que o glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível e a segunda de cegueira em todo o mundo. A ação, que contará com a presença de oftalmologistas especialistas em glaucomas de outros países, é uma iniciativa da Associação Brasileira dos Portadores de Glaucoma (ABRAG), com o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

O evento, que terá início às 17 horas, com missa presidida pelo reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, contará ainda com a entrega do troféu ABRAG.

— Cuidar da saúde é fundamental. E é nossa missão alertar a todos para que cuidem dos olhos e fiquem atentos, principalmente, às doenças silenciosas que podem nos acometer, para um diagnóstico precoce que impeça o desenvolvimento da doença, destaca Padre Omar.

Para a presidente da ABRAG, advogada, Isis Penido — portadora de glaucoma —, a missão da Associação é disseminar a informação da patologia e do seu tratamento, assim como melhorar a qualidade de vida do portador, dos amigos e da família, além de identificar novas formas de atuar em encontros de autoajuda, demonstrando aos associados a importância de um comportamento saudável e responsável.

O glaucoma — Considerado “o ladrão silencioso da visão”, o glaucoma afeta a visão lentamente, muitas vezes sem que as pessoas se deem conta disso. Cerca de 80 milhões de pessoas no mundo sofrem com a doença e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2020 esse número chegará a 160 milhões, se não houver campanhas de prevenção. Estima-se que no Brasil existam seis milhões de pessoas em tratamento e mais dois milhões de pessoas que não sabem que são portadoras, pelo caráter insidioso e assintomático da doença. O glaucoma não tem cura, mas medicamentos ou cirurgias tradicionais ou a laser podem estacionar ou desacelerar a perda de visão. A detecção prematura é essencial para restringir a deficiência visual e prevenir seu progresso na direção de deficiências visuais graves ou cegueira.

A ABRAG é uma associação civil sem fins lucrativos, que promove e realiza pesquisas, mantém intercâmbio com associações nacionais e internacionais que têm o mesmo objetivo social e angaria fundos, mediante atividades de caráter social, cultural, esportivo, recreativo, cívico, filantrópico e educativo para a realização de seus propósitos de promoção gratuita da saúde ocular.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira