Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/03/2008 - 08:17

A Tecnologia e Inovação no Nordeste promovendo o desenvolvimento industrial

Ampliar o investimento em PD&I e potencializar o parque industrial, através do fortalecimento da cultura de inovação tecnológica, são as principais metas dos eventos - Tecnológica 2008 - Feira da Indústria, Tecnologia e Inovação e INOVA 2008 - IV Seminário de Gestão da Inovação Tecnológica no Nordeste. Os mesmos serão realizados no período de 06 a 08 de agosto de 2008, no Centro de Convenções do Ceará, das 14h às 20h.

A Tecnológica 2008 será uma feira com foco no desenvolvimento industrial, e tem como abrangência a participação de instituições nacionais e locais de fomento e financiamento à tecnologia e inovação, bem como as empresas dos setores de máquinas, equipamentos, instalações, automação, soluções em TI, telecom e informática, energia, biotecnologia, ecotecnologia, logística, suprimentos e soluções para planejamento, gestão e desenvolvimento de produtos e processos.

Já o Seminário INOVA 2008 é o evento cuja coordenação técnico-científica cabe ao Parque de Desenvolvimento Tecnológico do Ceará (Padetec) e objetiva aprofundar novas abordagens acerca da inovação tecnológica, promovendo, assim, o intercâmbio a partir de experiências do setor produtivo com o mundo acadêmico.

A expectativa é reunir 3.000 visitantes ao longo dos três dias dos eventos (Feira e Seminário). O público-alvo são empresários, executivos e técnicos da indústria, e também dos setores de comércio, serviços e agroindústria, além de pesquisadores, professores, doutores, representantes de governo, empresas públicas, instituições, entidades de classe e a imprensa.

Instituições que fomentam e financiam tecnologia e inovação, empresas inovadoras, empresas incubadas e fornecedores do segmento industrial serão expositores do evento.

Os parceiros iniciais deste projeto são: Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC e Confederação Nacional da Indústria - CNI (realizadores), Dinâmica Eventos (promotora), Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT, Governo do Estado do Ceará através Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e Parque de Desenvolvimento Tecnológico do Ceará - Padetec (apoiadores).

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) oficializou seu apoio ao projeto quando recebeu comitiva cearense formada por presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Roberto Macedo, o Deputado Federal (PSB), Ariosto Holanda, o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, René Barreira, o diretor do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), Jurandir Picanço e a diretora da Dinâmica Eventos, Emilia Buarque Resende. Na ocasião, o Presidente do CNPq, Marco Antônio Zago, também presente a reunião, declarou seu total interesse pelos eventos.

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), empreendedor da realização, apresentará no evento os grandes eixos de desenvolvimento do Estado e seus projetos inovadores.

De acordo com o Presidente da FIEC, Roberto Macêdo, o evento será um marco na integração da iniciativa privada com os órgãos que apóiam o desenvolvimento tecnológico. "Inovação é uma prioridade estratégica para o Brasil, por isso queremos com esta realização, que está sendo coordenada na FIEC por Jurandir Picanço, diretor do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), criar um ambiente favorável à inovação nas empresas, além do fortalecimento da política industrial, tecnológica e de comércio exterior, com vistas à produção de alto valor agregado e a expansão do emprego e renda", afirma.

A Dinâmica Eventos, a promotora da realização, somará seu "know how" em feiras de negócios, no intuito de construir um projeto inovador, com a participação dos principais parceiros nacionais e locais e foco no setor produtivo, em especial a indústria.

Segundo a diretora Emilia Buarque, "a inovação gera competitividade, e conseqüentemente cria PIB, portanto a formatação do evento, inédito no Brasil, terá como regra facilitar o "networking" entre os participantes e promover o conhecimento científico aplicado ao crescimento empresarial", explica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira