Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/05/2017 - 07:03

Yunus promove a construção de negócios que fazem a diferenca para a sociedade

“O raciocínio de negócios é um belo mecanismo para resolução de problemas sociais”.

A unidade brasileira da Yunus Social Business Global Initiatives, criada pelo professor Muhammad Yunus, economista, natural de Bangladesh, laureado Prêmio Nobel da Paz em 2006, tem como objetivo desenvolver negócios que resolvam problemas sociais e ambientais pelo país. Ela tem duas formas de atuação: a primeira é através de sua área de investimentos e aceleradora para empreendedores sociais e a segunda, prestando serviços para grandes empresas.

Todo o trabalho de construção do negócio social feito pela Yunus segue alguns princípios: ele nasce para resolver um problema social, tem sustentabilidade financeira e seu lucro é 100% reinvestido.

“A crise financeira e econômica global têm mostrado que o capitalismo precisa de um complemento. Quando você diminui a concentração de capital, ele volta para a sociedade. Quanto mais escalável, maior a replicabilidade, promovendo maior desenvolvimento social”, explica Luciano Gurgel, Gestor da Yunus Negócios Sociais.

Aceleradora e Investimento — O objetivo dessa área é preparar os empreendedores para receber aporte. A Yunus é a única organização a prover aceleração, capacitação e investimento e tem os empréstimos com condições bastantes competitivas.

O empreendedor de negócios sociais tem como meta gerar lucro, mas o valor gerado é reinvestido na própria empresa para ampliação do impacto social. O sucesso não é medido pelo rendimento em um determinado período, mas sim pelo resultado obtido para as pessoas ou o meio ambiente.

“Temos como objetivo criar novos negócios pelo país através de nossos processos de investimentos e aceleração. Trabalhamos com capital consciente, sem visar unicamente o retorno financeiro. Como exemplo, podemos citar o Moradigna, negócio social que tem o objetivo de solucionar os problemas com habitação, promovendo reformas de baixa complexidade, com foco em prevenção e combate a insalubridades nas residências. Investimos na empresa para reforçar seu capital de giro e viabilizar que eles possam parcelar as reformas entregues aos clientes”, finaliza Luciano.

Yunus e as Empresas — A Yunus existe no Brasil há quatro anos, mas há um começou mais fortemente o trabalho com as grandes empresas. O motivo foi simples: acreditar que com elas é possível buscar impactos maiores e mais rápidos, através da construção de negócios sociais. Isso porque as companhias são um grande fluxo de investimento, inovação e pessoas, e entendem muito bem de negócio. Para a Yunus, esse é o pensamento chave para a resolução dos problemas na sociedade, de maneira impactante e sustentável ao longo do tempo.

Inspirada no case Grameen Danone, a Yunus no Brasil deu o primeiro passo em 2016, com o lançamento do Yunus Corporate Action Tank, um programa co-fundado com o Bak of Amercia Merrill Lynch.

O programa tem como objetivo a construção de negócios sociais ligados ao negócio principal das empresas participantes, sendo inspirador (com parceiros como Singularity, ONU, Box 1824) e ao mesmo tempo mão na massa, integrando empresas de setores diversos para que a troca também aconteça na diversidade de pontos de vista.

O Yunus Corporate Action Tank propõe levar as empresas para um futuro ainda emergente. “As corporações são os grandes players do sistema econômico, tendo um papel decisivo na construção do mundo e de cenários socioambientais. O objetivo da Yunus é ajudá-las a despertar para seu potencial de criar valor para a sociedade de uma forma ativa e integrada ao seu negócio” explica Evelin Giometti, gestora da área corporativa da Yunus.

Além do programa, a Yunus também presta assessoria customizada dependendo do desafio da corporação. E o trabalho para seus clientes internos vai muito além da área de responsabilidade Social/ Ambiental, podendo atingir, por exemplo, RH e Marketing.

“Nossa visão é construir negócios que façam a diferença para sociedade. Essa construção dentro de um ambiente corporativo pode estar ligada a muitos fatores: desenvolvimento de competências de uma nova liderança, inovação, retenção de talentos e imagem frente aos diversos stakeholders” explica Evelin.

Cases Corporativos —A Ambev é uma das empresas participantes do Yunus Corporate Action Tank. Como parte do projeto, a fabricante de bebidas lançou uma marca de água, a AMA, prefixo que na língua indígena tupi é usado para várias palavras relacionadas à chuva. A Ama é vendida como qualquer outra água no mercado. A diferença é que 100% do seu lucro serão reinvestidos em outros negócios sociais que buscam resolver o problema de acesso à água no Brasil.

Por meio de um projeto Nestlé Nutrindo os Sonhos dos Jovens na Amazônia, a companhia envolveu mais de 120 jovens em Muaná na Ilha do Marajó e capacitou 12 empreendedores em parceria com a Yunus e a CESUPA (Centro Universitário do Pará), que fomentará quatro desses projetos com recursos próprios em 2017, ampliando a capacidade de gerar emprego e renda na região. Baseado nos resultados do projeto piloto, ainda em 2017, a marca vai expandir a iniciativa para desenvolver o empreendedorismo de jovens de outras quatro comunidades ribeirinhas, localizadas entre Belém e Santarém.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira