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31/05/2017 - 07:03

Alumínio torna-se diferencial no mercado automotivo

O metal tem vantagens comprovadas: é dois terços mais leve que o aço e dispensa altos investimentos em ferramentas de estampagem, o que o torna muito mais viável que os demais materiais pesados.

São Paulo — Veículos mais sustentáveis, leves e resistentes são o futuro da mobilidade. Dessa forma, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) vem trabalhando para impulsionar o uso do alumínio no mercado automotivo brasileiro, uma vez que esta já é uma realidade nos Estados Unidos e Europa, onde grandes montadoras e sistemistas acompanham as tendências do setor, a fim de atingir as metas do Protocolo de Paris.

O metal possui características fundamentais para aplicações automotivas, que atendem as demandas do mercado, tais como flexibilidade geométrica e alta capacidade de absorção de impacto, oferecendo o dobro de resistência em comparação ao aço, seu principal concorrente. Além disso, o alumínio é reciclável, reduz os problemas de oxidação e garante robustez as peças automotivas, estas que muitas vezes estão expostas a ação do tempo.

De acordo com Giuliano Michel Fernandes, gerente de Desenvolvimento de Mercado e Inovação da CBA, o alumínio é dois terços mais leve que o aço e dispensa altos investimentos em ferramentas de estampagem, tornando-o muito mais viável que os demais materiais pesados.

“Estas duas características fazem com que o veículo fique até 40% mais leve e, consequentemente, gaste menos gasolina e emita menos gases poluentes. Além de otimizar os custos e período de produção dos componentes automotivos”, afirma Fernandes.

Para fomentar ainda mais o tema entre os especialistas e investidores do setor, a CBA apresentará a palestra Alumínio de alta resistência para componentes automotivos estruturais, durante o 10º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade. A palestra será ministrada pela engenheira de materiais e consultora de Desenvolvimento de Mercado e Inovação da empresa, Carolina Hattori.

O alumínio possui diversas aplicações no mercado de autopeças, que vão desde suporte ao volante, barra de proteção da porta e de pedestre e em componentes de eixo e suspensão. Hoje, a CBA oferece soluções de co-engenharia para a cadeia, através da produção nacional de alumínio estrutural de alta resistência.

10º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, dias 6 e 7 de junho de 2017, de terça-feira das 8h às 16h45 e quarta-feira das 8h às 12h40, no IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - Av. Prof. Almeida Prado, nº 532 – Prédio 50, Cidade Universitária, São Paulo (SP) Informações, preços e horários dos painéis: http://portal.saebrasil.org.br/portal/evento/10o-simposio-sae-brasil-de-novos-materiais-e-aplicacoes-na-mobilidade

A CBA — Fundada em 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) é a mais tradicional e a primeira indústria nacional fabricante de alumínio do País. A Companhia, pertencente ao portfólio de negócios da Votorantim S.A, é também a única da América Latina a atuar com operação totalmente integrada, realizando desde o processamento de bauxita até a produção de alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e de transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Com sede localizada na cidade de Alumínio (SP), onde ocupa 700 mil m² de área construída, a CBA também possui três plantas de mineração de bauxita, instaladas nos municípios de Miraí, Itamarati de Minas e Poços de Caldas, em Minas Gerais, além de uma empresa de reciclagem de alumínio, na cidade de Araçariguama (SP). A atuação da CBA está voltada, principalmente, para prover soluções e serviços para a indústria brasileira com foco nos setores de embalagens e transportes; bem como para os mercados de bens de consumo, energia e construção civil através de parceiros estratégicos. Com a reestruturação organizacional realizada em julho de 2016, a gestão das operações do Níquel passou a ser responsabilidade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).

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