Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2017 - 07:48

O licenciamento no Brasil

Licenciamento: o direito contratual de utilização de determinada marca, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada, que pertença, ou seja, controlada por terceiros, em um produto, um serviço ou uma peça de comunicação promocional ou publicitária, segundo definição da Associação Brasileira de Licenciamento (ABRAL).

No Brasil, estima-se que existam cerca de 500 empresas licenciadas e 600 licenças disponíveis no mercado, das quais 75% são estrangeiras. O segmento que mais utiliza o licenciamento é a confecção, seguido de brinquedos, papelaria, e itens de perfumaria e beleza.

A Sanrio— A Sanrio, empresa multinacional japonesa criadora e licenciadora de personagens, é um dos grandes exemplos de sucesso nessa área de negócios. Segundo dados da Revista License Global 2016, somos a 7ª maior empresa licenciadora do mundo. Estamos presentes em mais de 150 países e temos como estrela principal de nossas operações a Hello Kitty, personagem de carisma sem igual, que se mantem querida e atual através de gerações. Também fazem parte do nosso portfólio outros personagens como Chococat™, Keroppi™, Badtz-Maru™, MyMelody™ e, mais recentemente, o Gudetama, um ovinho preguiçoso que é febre no Japão e promete repetir o sucesso por aqui.

Presente no Brasil há mais de quinze anos, temos mais de 90 contratos ativos nas mais diversas categorias. São produtores licenciados estratégicos para a marca como Cristina Fashion Brands, Grendene, Johnson & Johnson, Artex, Tilibra, Plasutil, entre outros. Buscamos sempre trabalhar lado a lado com nossos licenciados para conquistar uma parceria de sucesso. Creio que esse seja o grande segredo para obter bons resultados nesse nicho. Além disso, nosso escritório de São Paulo cuida também da América Latina e com isso podemos ampliar as possibilidades de negócio caso haja oportunidade também em outros países.

Totalmente focados nas necessidades de nossos parceiros licenciados, entendemos que os melhores negócios acontecem com a avaliação clara das expectativas de cada uma das partes. O sucesso de uma parceria de licenciamento começa com um projeto bem feito. O licenciado conhece bem o que produz e nós, os licenciadores, as características dos personagens, por isso a “curadoria” do negócio é hoje um dos grandes diferenciais da Sanrio. A soma de forças entre as partes traz as melhores experiências para o consumidor. Pensando nisso, buscamos ter conversas regulares com nossos parceiros, entender como estão performando os seus negócios e nossos produtos. Está claro que juntos temos que encontrar maneiras de gerar mais venda e nossas conversas têm este foco criativo, sempre buscando novas oportunidades de negócio.

Apostas para 2017 —Em um ano de desafios econômicos como 2017, a Hello Kitty matem-se como a nossa estrela principal e continuamos ampliando a sua presença no mercado. Hoje contamos com um nível de reconhecimento mundial da marca de 92% e mais que uma personagem, se trata de uma paixão para crianças, jovens e adultos. Ela é mais que uma marca, é um estilo de vida, com mais de 1 milhão de fãs em nossas mídias sociais no Brasil.

Destacamos também a surpresa positiva que tem sido Gudetama, o ovo preguiçoso, que já é um sucesso na Ásia, Estados Unidos e Europa. Estamos neste momento lançando a propriedade no Brasil e nos surpreendendo com a grande receptividade. Em pouco tempo já temos contratos fechados e propostas para vários segmentos e categorias de negócios.

Gudetama é dirigido para o público jovem adulto e geek, e apresenta episódios divertidos no canal do Youtube Gudetama Brasil. O sucesso deste personagem se dá devido à identificação de muitas pessoas com o seu “estilo preguiçoso”. Quem nunca teve vontade de ficar mais cinco minutinhos na cama numa segunda feira? Outro ponto muito importante é que é uma marca Unissex e isso amplia o potencial e abrangência dos negócios. Além do canal do Youtube, o Gudetama já apresenta páginas no Facebook, Instagram e uma loja online lojagudetama.com.br.

Desafios do licenciamento — Um dos grandes desafios do licenciamento de marcas e personagens é que ele ainda é visto no Brasil como uma ferramenta direcionada apenas ao publico infantil. A Hello Kitty, por exemplo, faz muito sucesso lá fora e principalmente com os adultos e buscamos difundir essa ideia também por aqui. Dessa forma ampliamos nosso potencial de produtos e segmentos.

Atualmente, grande parte dos fãs em nossas redes sociais é adulto e adora Hello Kitty.

Outro desafio importante é que não basta o produto ser bacana, toda a estratégia deve ser pensada para que o projeto seja um sucesso. Preço correto, distribuição e uma eficiente comunicação no ponto de venda devem existir para facilitar a decisão de compra dos clientes.

Um ponto importante para quem quer trabalhar com licenciamento e nunca trabalhou é entender quais são os benefícios deste lucrativo modelo de negócio para suas empresas. Até por esse desconhecimento temos uma parcela ainda pequena do empresariado brasileiro associando seus produtos ao licenciamento de personagens.

As pessoas acreditam que somente grandes empresas podem se utilizar do licenciamento para alavancar suas vendas, mas na verdade se o projeto for bem estruturado e dimensionado todos têm essa possibilidade.

As áreas que mais nos procuram para licenciamento são empresas nos segmentos de confecção, acessórios, decoração e beleza porem, hoje percebemos também uma possibilidade para experiências com nossas marcas sem ser exclusivamente licenciamento de produtos e por isso cafés, restaurantes e mesmo food trucks podem ser boas alternativas de negócio e estão em nossos planos. Afinal, quem não gostaria de tomar um café delicioso na cafeteria da Hello Kitty?

. Por: Gian Catinella, diretor comercial da Sanrio. | Perfil —A Sanrio é criadora e licenciadora de personagens nos mais diversos segmentos, como presentes, papelaria, confecção, calçados, brinquedos, acessórios, alimentos, entre outros. A empresa, criadora da personagem Hello Kitty, ícone da cultura japonesa no mundo todo e adorada por pessoas de todas as idades, foi fundada em 1960 com base no conceito “Small Gift, Big Smile”, traduzindo a ideia de que um pequeno presente pode trazer um grande sorriso. Recentemente, a empresa criou também o personagem Gudetama, um adorável e preguiçoso ovo que adora ficar balançando em sua casca, deitado e coberto por seu cobertor de bacon, ou simplesmente espreguiçado em sua clara. A Sanrio possui cerca de 50 mil produtos que são comercializados em mais de 100 países. Presente na América do Sul desde 1999, a empresa conta com mais de 90 empresas licenciadas no Brasil. |www.sanrio.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira