Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/06/2017 - 07:23

Schahin agora é Base: empresa reposiciona marca para investir no setor de óleo e gás

Empresa reposiciona marca para investir no setor de óleo e gás.

São Paulo — Com o objetivo de resgatar a credibilidade no mercado e preparar a empresa para assumir outros desafios operacionais, sobretudo na área de óleo e gás – setor de negócios no qual pretende atuar nos próximos anos — a Schahin assumiu nova identidade. Schahin agora é BASE.

A alteração não é apenas conceitual ou no nome. A empresa fez mudanças estratégicas em três etapas para adequar-se às práticas mais modernas e éticas de mercado. A primeira providência tomada pelo Conselho de Administração foi contratar, em janeiro deste ano, um novo presidente e uma nova diretoria, com profissionais de mercado. O engenheiro civil Marcos Sarge foi nomeado presidente da BASE. O profissional é formado pela Universidade Estadual de Londrina e com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP).

A segunda, não menos importante, foi afastar da companhia todos os funcionários, colaboradores e acionistas envolvidos em corrupção e na Operação Lava Jato. “Os acionistas continuam donos do negócio, mas não opinam mais nas decisões operacionais. A terceira etapa foi a criação de um programa de Governança, Risco e Compliance (GRC), visando combater novos casos de fraude”, afirma Sarge.

O principal compromisso da nova diretoria é fazer com que todo o grupo siga à risca o programa de governança. Dessa forma, será possível perenizar a empresa para atuar no competitivo mercado de óleo e gás, sempre respeitando princípios éticos – que devem pautar as relações comerciais. O objetivo desse tipo de programa é fazer com que os executivos e funcionários sigam as regras de conduta ética rigorosamente na realização de negócios, contratação de terceiros e participação em licitações, buscando sempre relacionamentos pautados pelo respeito e pela transparência. “Atualmente, com a vigência de leis anticorrupção, que regulam a prática de negócios, é importante ficar atento a cada decisão no mundo corporativo e nunca cometer deslizes que possam comprometer o nome da empresa ou mesmo a continuidade da operação”, explica Sarge. Segundo ele, se esses conceitos estiverem disseminados na empresa fica mais fácil realizar negócios com lisura. Após o cumprimento da Recuperação Judicial, a BASE retomará o investimento em setores estratégicos como energia, construção privada e real estate.

História de sucesso – A trajetória do Grupo Schahin começa em 1966, com a fundação da Schahin Cury, iniciando a atuação nas áreas de empreendimento imobiliário, engenharia e construção. Com pioneirismo e mão de obra 100% brasileira, a empresa começou a se destacar no mercado pela inovação, qualidade e fidelidade aos clientes. A história é escrita desde então com grandes obras, sempre com tecnologia inovadora. Nas décadas seguintes, ingressou em segmentos como o de telecomunicações, energia e óleo e gás.

Com a mudança de nome e o reposicionamento no mercado, a BASE quer salvaguardar os negócios da companhia e manter os empregos que gera. Atualmente, a empresa domina a prospecção e a exploração de petróleo em águas profundas. Por esse motivo e por entender que essa é uma área de negócios estratégica, com potencial crescente, o grupo intensificou seu foco de atuação.

A companhia pratica em seus negócios preços competitivos, respeitando os princípios da livre concorrência, e oferece tecnologia de ponta e expertise técnica, com mão de obra altamente qualificada. Isso é possível em decorrência de uma política de custos austera, consciente e voltada para o momento atual da economia. Graças a seu programa de atração e retenção de talentos, com excelentes benefícios sociais, a empresa sempre conseguiu oferecer as melhores condições de trabalho para seus colaboradores. Em razão disso, tem um dos menores turnover do mercado. Atualmente, sua sede é em São Paulo (SP), mas são mantidas operações, apenas no segmento de óleo e gás, nas cidades de Macaé, Rio de Janeiro, Natal e Salvador.

A história da BASE: uma trajetória de inovação, sucesso e grandes obras — A história do Grupo Schahin começa em 1966, com a fundação da Schahin Cury, que inicia atividades nas áreas de empreendimento imobiliário, engenharia e construção. Com pioneirismo e mão de obra majoritariamente brasileira, a empresa começa a se destacar no mercado pela inovação e fidelidade aos clientes. A trajetória é escrita desde então com grandes obras, sempre com tecnologia de ponta e a preocupação genuína de contribuir para o crescimento do Brasil.

Um bom exemplo foi a expansão do Hospital Sírio-Libanês, na década de 1980. A obra foi executada sem interferir no funcionamento normal do hospital e sem que médicos e pacientes percebessem seu avanço, pois não havia ruídos ou vibrações. Havia ainda uma preocupação maior: a esterilização. Foram 75 mil m² de obras, incluindo-se o Centro de Oncologia e o Instituto de Ensino e Pesquisa.

Em 1982, o grupo deu um importante passo ao ingressar no mercado de óleo e gás. E, quatro anos depois, cumprindo seu propósito de diversificar os negócios, ingressou no ramo de energia. A década seguinte teve início com a companhia começando as operações do navio-sonda SC Lancer – um dos poucos no mundo, à época, que realizava perfuração em águas profundas. Um ano depois, expandiu ainda mais seus negócios, entrando no segmento das Telecomunicações.

A empresa foi chamada também para construir shoppings centers. Em Guarulhos, enfrentou o desafio de transformar uma área conservada pelo patrimônio histórico, a antiga fábrica da Olivetti, no Shopping Internacional de Guarulhos. Em prazo recorde, construiu 133 mil m², obedecendo a todas as normas ambientais.

Em 1993, a companhia inaugurou a sede própria, em São Paulo. Um ano depois, recebeu o prêmio “Fachada”, concedido pelo Clube de Criação e a Revista Folha. E, em 1995, consolidou-se no setor de Telecomunicações ao assinar um contrato para a implantação da infovia brasileira submarina, com 3.100 km de cabos ópticos na costa brasileira. Em paralelo, viu sua área de construção fortalecer-se com a contratação de novas obras – tanto que conquistou o prêmio de “Construtora do ano”, dado pela edição Maiores e Melhores, da Revista Exame. A Schahin finalizou a década de 1990 com a construção da Central Termelétrica CTE II, da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em 1997, e com a mudança de nome e logomarca, um ano depois.

A década de 2000 começou com a empresa ganhando, pela segunda vez, o Prêmio de Construtora do ano, concedido pelaedição Maiores e Melhores, da Revista Exame. Nessa época, já com mais de 1.000 km de linhas de transmissão construídas, a Schahin consagrou-se também como uma das maiores concessionárias de energia do País. Em 2001, também entregou a reforma da BM&F, em São Paulo. A obra representou um importante desafio para as equipes da empresa, pois o prédio, tombado pelo patrimônio histórico, não podia sofrer alterações na fachada. Ainda em 2001, o grupo comemorou 35 anos, com 3,5 milhões de m² construídos. Dois anos depois, criou a TBE, marca que passou a representar a Schahin e seus parceiros no ramo de concessão de energia. Em 2005, a empresa recebeu, do jornal Valor Econômico, o título de um dos melhores grupos do País na área de gerenciamento de pessoas.

Marcos importantes para a companhia também foram as certificações nas normas ISO 14001, voltada às questões ambientais, e a OSHAS 18001, que define os requisitos mínimos para as melhores práticas em gestão de saúde e segurança ocupacional – ambas obtidas em 2006. Dois anos depois, a Schahin Petróleo e Gás encomendou dois navios-sonda para águas profundas. E, em 2010, foi contratado para as operações do navio-sonda Vitória 10000, por parte da Petrobras, que começou a operar em 2012. No mesmo ano, o grupo foi considerado uma das 100 Melhores Empresas para Trabalhar, pelo Great Place to Work. Os anos seguintes foram marcados por mais conquistas, sempre com foco na inovação e na preocupação em utilizar mão de obra 100% nacional.

A BASE hoje — Com o objetivo de resgatar a credibilidade no mercado e preparar a empresa para assumir outros desafios operacionais, sobretudo na área de óleo e gás, a Schahin assumiu nova identidade. Schahin agora é BASE.

A mudança de nome ocorre em um momento estratégico para a organização e para seus funcionários. O trabalho de reposicionamento da marca envolveu a nomeação de um diretor-presidene e de uma nova diretoria, com profissionais vindos do mercado, e a criação de um programa de Governança, Risco e Compliance (GRC).

O objetivo desse tipo de programa é fazer com que os executivos e funcionários sigam as regras de conduta ética rigorosamente na realização de negócios, contratação de terceiros e participação em licitações, buscando sempre relacionamentos pautados pelo respeito com clientes, fornecedores, prestadores de serviço, concorrentes, órgãos governamentais e a sociedade em geral.

A nova diretoria assumiu com o objetivo de cumprir rigorosamente o programa GRC, combatendo e coibindo fraudes e corrupção na companhia em todas as suas áreas.

Com a mudança de nome e o reposicionamento no mercado, a BASE tem o objetivo de, em médio prazo, voltar a ser um dos mais atuantes conglomerados empresariais do País. Atualmente, sua sede é em São Paulo (SP), mas são mantidas operações nas cidades de Macaé, Natal e Salvador, totalizando 550 funcionários.

A BASE, num primeiro momento, vai operar somente no Brasil, mas não descarta a internacionalização.

Entre os principais clientes, destacam-se a Petrobras, a Shell e a British Gas.

Nossos diferenciais: a história que construímos, os produtos e a tecnologia que desenvolvemos, nossos colaboradores e os investimentos que fazemos são nossos principais alicerces?.

Buscamos relações perenes. Por isso, estamos comprometidos em estabelecer parcerias duradouras e éticas com clientes, fornecedores, funcionários e com as comunidades com as quais interagimos.

Nossa ideologia é vivenciar os valores da empresa no dia-a-dia para preservar a integridade das pessoas e atender nossos clientes com qualidade, ética, respeito e colaboração.

Nossa Missão, Visão e Valores.: Missão: buscamos, incansavelmente, desempenho de excelência para obter os melhores resultados para nossos clientes, a sociedade e o meio ambiente, sendo uma das poucas empresas que hoje prestam serviços de exploração para a Petrobras, com notas máximas de desempenho operacional.

Visão: construir uma trajetória vitoriosa, sólida e perene nos negócios, usando a nossa experiência e a competência de uma equipe unida e versátil.

Valores: nosso trabalho e nossas ações serão sempre orientados pelos seguintes valores: .Confiança, integridade e respeito na condução dos negócios |.Inovação e tecnologia de ponta |.Atrair, treinar e reter talentos |.Fomentar o espírito colaborativo da equipe, com foco nas melhores escolhas.

Nossa gente.: Profissionais treinados e comprometidos são nosso diferencial —A BASE estimula a criação de líderes que atuem pelo exemplo junto às suas equipes, trabalhando com ética e respeito em um ambiente colaborativo. A empresa acredita que os funcionários são seu ativo mais importante. Portanto, estimula quem tem iniciativa e busca soluções para os problemas inerentes ao segmento no qual atua.

Internamente, valoriza os que trabalham com paixão e crescem junto com a empresa, comemorando seu sucesso e ajudando-a a superar as dificuldades nos momentos difíceis.

Por isso, os funcionários do grupo têm “orgulho de pertencer” a uma marca que tem a capacidade de aprender com seus erros para construir uma nova história de sucesso.

Hoje, a BASE é uma companhia que possui profissionais gabaritados – um de seus principais diferenciais – que a fizeram ser reconhecida e valorizada por seus clientes. A cada semana, as operações e todos os seus procedimentos são submetidos a avaliações técnicas rigorosas. Essas avaliações são realizadas pelos clientes e comprovam a qualificação das equipes que atuam no segmento óleo e gás.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira