Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/06/2017 - 07:43

Parque São João Marcos faz seis anos, com fôlego em programa educativo


Projeto idealizado pela Light em Rio Claro implanta atividades em novo formato sobre eficiência e furto de energia.

Ao compor o conjunto educativo e cultural do Instituto Light, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos reflete a missão da empresa de prover energia e serviços de forma sustentável. Para celebrar seus seis anos de existência, em 8 de junho, a grande novidade fica por conta do programa educativo, agora com conteúdo sobre distribuição de energia, eficiência energética, como evitar desperdícios, precauções com a rede elétrica e prejuízos causados pelo furto de energia.

Na quinta-feira (8/5), quem visitar o Parque será recebido com café da manhã de “boas vindas”, no embalo de Dominguinhos da Sanfona, Torneio de Futebol Infantil, Colheita Solidária, oficina de arqueologia para crianças, apresentação de quarteto de cordas na Casa do Capitão-Mor, contação de histórias e participação do Jongo da Marambaia no Anfiteatro. Inaugurado em 2011, o espaço, patrocinado pela Light e pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, já conquistou prêmios importantes, como o Rodrigo Melo Franco de Andrade, maior premiação no âmbito da promoção e da preservação do patrimônio cultural brasileiro.

Além do novo formato do programa educativo, o Parque chega ao sexto aniversário também com avanços em responsabilidade social, gerando frutos nos âmbitos da educação, fomento à cultura, resgate da memória, e desenvolvimento econômico na região em que está inserido. Durante esse tempo, contribuiu na geração de renda para o trabalhador local, ajudando a redirecionar o perfil econômico do Vale do Café fluminense —no passado, baseado na cafeicultura e pecuária, atividades consideradas hostis à natureza — e hoje explora o caminho dos serviços, entre eles o do segmento de turismo sustentável.

“São seis anos de existência do Parque, mas se considerarmos toda a história de idealização e conceituação são quase dez anos. E tem sido muito bom acompanhar de perto todo esse processo de evolução do projeto, que, a cada dia, se consolida mais e hoje é referência em história, cultura, meio ambiente e educação no Sul Fluminense”, comenta Thais Zambzickis Pinho, analista de Recursos do Instituto Light.

Com seus quase 60 mil visitantes ao longo de sua existência, o Parque se constitui como o maior equipamento cultural do Vale do Paraíba Fluminense, promovendo, para seus visitantes, uma verdadeira experiência que envolve história, arqueologia e educação ambiental.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira