Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/03/2008 - 09:15

Preços: alta de 1,87% na segunda quadrissemana de março

Na segunda quadrissemana de março de 2008, o Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR) registrou alta de 1,87%. Os produtos de origem vegetal (IqPR-V) e animal (IqPR-A) apresentaram variação positiva de 2,05% e 1,42%, respectivamente.

Quando a cana-de-açúcar é excluída do cálculo, a variação positiva do IqPR atinge 2,93% e o IqPR-V sobe para 4,38%, influenciados principalmente pelas altas dos ovos (26,04%), da banana nanica (25,60%), laranja para mesa (18,17%) e tomate para mesa (16,13%).

A alta do preço dos ovos, segundo os pesquisadores Eder Pinatti, Raquel Sachs, José Alberto Ângelo e José Sidnei Gonçalves é decorrente do abate das poedeiras, o que acarretou a diminuição da oferta, associado ao período de quaresma e início do ano escolar, quando há um aumento do consumo desse produto. O mesmo ocorreu com a banana.

“O aumento no preço da laranja para mesa é em virtude das altas temperaturas que influenciaram negativamente a produção. Para o tomate de mesa, a entrada no mercado de uma variedade de melhor qualidade contribuiu para a elevação do preço. No caso do café, as altas acompanharam a cotação do mercado internacional no período analisado”, afirmam.

Os produtos que apresentaram queda de preços foram feijão (16,62%), carne de frango (10,81%), milho (6,15%), leite tipo C (4,95%) e laranja para indústria (4,32%). A entrada da nova safra influenciou o preço do feijão. A expectativa é que a cotação recue mais nas próximas semanas. No caso da carne de frango, a oferta maior do que o consumo fez os preços recuarem. Para o milho, a baixa é em função do período de colheita, com boa disponibilidade. | Tabelas no site www.iea.sp.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira