Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2017 - 06:44

Sustentabilidade na produção da Cachaça 51

Boas práticas estão presentes da lavoura ao pós-consumo.

Tão importante quanto uma boa ideia é respeitar seus ideais. A sustentabilidade e o respeito ao Meio Ambiente fazem parte da natureza da Cia Müller de Bebidas, maior produtora de cachaça do mundo. Por isso que na Semana Mundial do Meio Ambiente, a empresa comemora os resultados que comprovam alto grau de autossuficiência e baixo desperdício. Entre eles estão a adoção de avançadas técnicas de reaproveitamento de resíduos agrícolas e industriais, redução em até 35% do consumo de água e a reutilização de 95% das embalagens da Cachaça 51 vendidas em todo o país. Tudo isso atendendo a normas internacionais que garantiram a certificação ISO 14001 (Gestão Ambiental).

A cada hora são servidas 374 mil doses de Cachaça 51 em algum ponto do Brasil. Ao final do dia são 450 mil litros vazios, o equivalente a aproximadamente 225 toneladas de resíduos sólidos por dia. A destinação correta do ponto de vista de sustentabilidade é o retorno destas embalagens para serem novamente envasadas e recolocadas no ciclo de consumo. Para fazer isto, a Cia Müller de Bebidas opera uma complexa logística que inclui um sistema de coleta em todos os extremos do país.

Dos 400 mil litros de produto que saem diariamente das duas fábricas em Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, e em Pirassununga, no interior de São Paulo, cerca de 95% retornam sucessivas vezes para a linha de envase, correspondendo a 200 toneladas de vasilhames vazios que voltam para serem reutilizados.

Mas logística reversa é apenas uma pequena dose do compromisso da Cia Müller de Bebidas com o meio ambiente. Em todo o processo de produção, desde o plantio da cana, a empresa incorpora avançada tecnologia de reaproveitamento dos resíduos tanto agrícolas como industriais, resultando em alto grau de autossuficiência e de baixo desperdício. Tradicionalmente integrada em questões socioambientais, a Cia Müller também desenvolve projetos para uma preservação contínua do meio ambiente e uma gestão racional dos recursos naturais como, por exemplo, utilização de biomassa na matriz energética, com aproximadamente 97% de geração de energia. Também foi eliminada a queima da palha da cana-de-açúcar, com investimento na colheita mecanizada.

A instalação de um Comitê da Água vem gerando redução progressiva no consumo nas três unidades da Cia Müller de Bebidas. Além disso, o investimento nas áreas agrícolas, no reaproveitamento de águas residuárias e na aplicação de vinhaça permite que parte do material gerado no processo industrial seja reaproveitado como um complemento aos fertilizantes, colaborando com o preparo do solo.

Recentemente, foi feita a substituição do sistema de iluminação interna e externa que resultou numa redução de 65% do consumo de energia com melhora de 130% no nível de luminosidade e plantio de 122 mil árvores nativas em projeto de reflorestamento para recuperação de áreas degradadas.

Para o presidente da Cia Müller de Bebidas, Ricardo Gonçalves, racionalizar, reduzir, reutilizar e reciclar, representam mais do que uma boa ideia. São verbos que traduzem o compromisso da empresa com a utilização racional dos recursos, como água ou energia, por exemplo, a redução de resíduos em geral que impactam o meio ambiente e, principalmente, a busca constante das melhores práticas ambientais. “Neste sentido, a existência de uma legislação específica é positiva porque reforça ainda mais nosso compromisso com a sustentabilidade”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira