Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/06/2017 - 04:09

Pastoral do Desenvolvimento Sustentável será lançada em evento nacional na Paróquia São José da Lagoa

Diversas instituições vão mostrar novidades sobre desenvolvimento sustentável no dia 10 de junho (sábado), a partir das 7h, na Lagoa Rodrigo de Freitas.

No dia 10 de junho (sábado), a partir das 7h, será lançada a Pastoral do Desenvolvimento Sustentável, no evento nacional Virada Sustentável, que será realizado na Paróquia São José da Lagoa, na Zona Sul do Rio. O lançamento será feito pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta.

Com base no case de sucesso de sustentabilidade, a igreja de vidro, também conhecida como Igreja Solar, foi convidada para ser um dos pontos em que haverá atividades no Brasil. O evento começa com o lançamento da pastoral na igreja, seguido pelo plantio de mudas de árvores nativas por Dom Orani junto com o pároco da Igreja São José, Padre Omar, e o subsecretário de Meio Ambiente, Justino Carvalho.

Às 8h, a professora de Negócios da UFRJ, Marcia Dabul, fará uma apresentação conceitual na praça ao lado da paróquia sobre o desenvolvimento sustentável, tendo como base reconhecida encíclica do Papa Francisco “Laudato Si”, em que o Sumo Pontífice faz um apelo à mudança e união global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas. Às 9h, o engenheiro Alexandre Pinhel, especialista em energia solar, conta as novidades sobre o tema, com dados sobre a Igreja Solar e como o cidadão pode fazer na prática para também utilizar esse tipo de energia renovável.

Durante todo o evento será realizada, a exposição de um barco solar da Escola Técnica do Arsenal de Marinha. Após a última palestra, a equipe fará uma demonstração do sistema com a embarcação na água. Além disso, também haverá na praça oficinas de educação ambiental, distribuição de mudas e roda de conversa, organizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pelo Instituto Onda Azul. A Igreja de São José fica na Avenida Borges de Medeiros, 2735, no bairro da Lagoa.

Igreja Solar — O plano de desenvolvimento sustentável da Paróquia São José da Lagoa tem contribuído para o Objetivo 7 do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas: “Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos”.

O esplêndido templo no Rio de Janeiro, localizado perto da colina do Corcovado, onde fica o Santuário Cristo Redentor, tem localização e arquitetura privilegiada, que proporciona amplo contato com o meio ambiente e a sociedade. Essa condição especial inspirou a instalação de um sistema fotovoltaico com 56 placas, em formato de cruz, que, ao mesmo tempo que reduz as despesas da igreja com eletricidade, atua como um exemplo relevante para a disseminação da energia limpa, mostrando a simplicidade do projeto e o efeito positivo.

Seguindo a mesma linha de atuação, em março deste ano, foi realizada a primeira Regata Solar de São José, dando visibilidade ao desenvolvimento sustentável através da participação de barcos movidos a energia solar.

Parque Madureira—O final de semana também contará com um show de Padre Omar pela sustentabilidade no Parque Madureira, na Zona Norte do Rio. A apresentação será nesse domingo, 11 de junho, às 11h. “Estamos adequados ao desejo do Papa Francisco, a partir da sua Encíclica Verde, Laudato Si, conceito de sustentabilidade e aproveitamento da energia solar e, ao mesmo tempo, um pensamento que deve se ampliar a tantas outras igrejas”, lembra Padre Omar.

Virada Sustentável — Entre 9 e 11 de junho, os cariocas podem dar uma pausa no estresse para focar em uma vida melhor em todos os aspectos. Na Semana Nacional do Meio Ambiente, a cidade está ocupada por mais de 200 atrações e atividades na primeira edição do Virada Sustentável no Rio de Janeiro, que tem como objetivo aumentar o engajamento da sociedade em relação à sustentabilidade, usando elementos lúdicos, festivos e inspiradores como ferramentas. O evento busca unir causas e organizações transformadoras, fazendo uma virada de consciência na população.

As atividades são baseadas nos temas apontados nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas). O evento conta com o apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) - Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira