Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/03/2008 - 09:34

Pirataria diminui na TV a cabo

SETA credita redução às ações antipirataria deflagradas em 2007

O Sindicato das Empresas de TV por Assinatura (SETA) apresenta números relacionados à pirataria no setor em 2007. No último ano, a porcentagem estimada de pirataria sobre a base de assinantes de TV a cabo foi de 12,7%, o que corresponde a 400 mil conexões ilegais em um universo de 3,3 milhões de domicílios conectados. O levantamento, que é realizado anualmente pela Comissão Antipirataria do SETA, revela uma redução expressiva do problema no Brasil.

"O índice de pirataria na TV a cabo vem caindo, em média, 0,5% a cada ano, desde 2005", afirma Antonio Salles, coordenador da Comissão Antipirataria e diretor do SETA. Segundo o executivo, a mesma análise realizada em 2005 apontou para 13,6% de fraudes nas redes de TV a cabo, enquanto em 2006 esse número caiu para 13,2%.

Para o presidente do SETA, Alexandre Annenberg, os números são resultado das ações deflagradas contra condomínios e das campanhas de conscientização realizadas no ano passado. "Nosso objetivo é difundir e reduzir os malefícios da pirataria, não só para o setor e para a economia do País, mas também para os consumidores". Annenberg ressalta que as fraudes nas redes de TV a cabo comprometem a qualidade de transmissão, gerando sinais de interferência para todos, inclusive para os que pagam corretamente pelo serviço.

O balanço traz ainda a porcentagem estimada de pirataria sobre os Homes Passed (HPs), que foi de 3,7% em 2007 sobre a rede disponível. Os HPs representam o número total de domicílios atendidos pelas redes das operadoras. O dado também se refere aos usuários de TV a cabo, já que as fraudes técnicas nos sistemas de DTH e MMDS ainda são irrelevantes. Porém, nos dois casos, é comum a pirataria comercial que se estabelece por meio de contratos individuais aplicados em distribuição coletiva. Tal prática é igualmente ilegal e, portanto, passível de autuação criminal.

"Em 2008, o SETA planeja novas ações para estimular denúncias e punir os responsáveis por conexões ilegais. Os resultados alcançados até o momento são um estímulo para se intensificar o combate à pirataria na TV a cabo e até em outras indústrias impactadas pelo problema", conclui Annenberg.

Perfil da SETA - O SETA é a entidade patronal que representa os operadores de TV por Assinatura em todo o país e tem como tarefa permanente apoiar ações na capacitação dos profissionais do setor, além de lutar contra a pirataria que tanto prejudica as empresas, seus colaboradores, seus clientes e toda sociedade. | www.seta.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira