Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/03/2008 - 09:35

Módulo traz ao Brasil guru da integração entre Governança, Riscos e Conformidade

Eleito uma das 100 personalidades mais influentes no universo financeiro em 2007, Michael Rasmussen - maior autoridade em GRC do mundo – desembarca no país em abril para participar do Executive Meeting 2008.

São Paulo - União das iniciais de Governança, Riscos e Compliance, o GRC é uma filosofia de negócios que permeia todos os processos envolvidos na gestão de uma organização, independentemente do setor de atuação. Empresas de todo o mundo investiram US$ 30 bilhões em GRC durante 2007, um aumento de 8,5% em relação ao ano anterior. Essa sigla, novidade para alguns, já faz parte do vocabulário de Chief Security Officers (CSOs) e outros profissionais da área de segurança da informação. Trata-se de um modelo de novas práticas que vai alterar significativamente a estrutura de funcionamento das corporações.

Atento às tendências do mercado, o Módulo Education – unidade de educação da Módulo, empresa brasileira especializada em soluções para gestão de riscos e compliance – trará ao Brasil em abril, para participar da 6ª edição do Executive Meeting, o maior especialista em GRC do mundo: Michael Rasmussen. Conhecido pela sua facilidade em entender o impacto dos riscos e padrões de conformidade, frameworks, regulamentações e legislações, Rasmussen foi Head de GRC e Vice-Presidente da Forrester Research. Com mais de 15 anos de experiência na área, já trabalhou assessorando grandes organizações e agências de governo pelo mundo no desenvolvimento de processos sustentáveis, consistentes e eficientes dentro do modelo GRC.

“O GRC é de fato uma filosofia de negócios. Trata-se de funções individuais trabalhando em harmonia ao longo de toda a organização de modo a gerar uma visão completa de governança, riscos e compliance. Tem a ver com a colaboração e o compartilhamento de informações, com avaliações, medidas, riscos, investigações e perdas em todos estes papéis profissionais”, comenta Rasmussen, que foi reconhecido em 2007 como uma das 100 personalidades mais influentes no universo financeiro pelo seu trabalho Governança e Conformidade: Salvando o Planeta e a Corporação.

“O modelo GRC consiste em uma associação de funções profissionais – secretaria corporativa, jurídico, risco, auditoria, compliance, TI, ética, financeiro, linha de negócios e outros – unindo esforços dentro de uma arquitetura comum para alcançar sustentabilidade, consistência, eficiência e transparência em toda a organização”, ressalta o especialista, adiantando que este será o ponto-chave de sua palestra.

Executive Meeting 2008 - Pelo 6º ano consecutivo, o Módulo Education realiza o Executive Meeting. O tema da edição 2008, que acontece no dia 11 de abril, em São Paulo, será a integração das culturas de Governança, Riscos e Conformidade (GRC) aplicada a todos os níveis das organizações, fornecendo consistência e eficiência aos múltiplos processos das corporações.

“O evento deste ano destacará o que existe de melhor nessa nova abordagem, contando com a participação de Michael Rasmussen, considerado a maior autoridade em GRC do mundo”, destaca Zilta Marinho, diretora do Módulo Education e responsável pela organização do evento.

A executiva ressalta que a programação foi elaborada a partir de um mapeamento das principais necessidades de conteúdos apontadas por empresas e profissionais de diversos setores. “As constantes exigências de regulamentações e leis têm gerado uma série de demandas para as instituições de todo o mundo, que passaram a adotar tecnologia em GRC como solução para eliminar nichos, otimizar a execução de tarefas e reduzir custos. A importância de entender esta nova abordagem é primordial dentro do mercado global no qual as organizações operam”, explica Marinho.

Além de Rasmussen, o Executive Meeting terá ainda a participação de dois renomados advogados. Gilberto Martins será o moderador de uma discussão sobre como as agências reguladoras estão tratando os assuntos relativos a GRC, cujo painelista será Henrique Takaki, gerente de controle de risco da VisaNet. Renato Opice Blum, por sua vez, irá intermediar uma discussão sobre como as grandes empresas estão organizando o atendimento às exigências de Governança, Risco e Compliance. Os painelistas serão Alexandre Techima, Gerente de Integração e Instalações das Olimpíadas de 2016 e Executivo do Comitê Olímpico Brasileiro, Bernadette Soares da Cunha de Castilho, gerente de segurança da informação da Petrobras, José Waldyr Pacheco de Carvalho, CSO do Banco Nossa Caixa, e Luiz Fernando Rolla, diretor financeiro da CEMIG.

Fechando o evento, Alberto Bastos, sócio fundador da Módulo, irá moderar uma discussão sobre a Visão do mercado em relação ao GRC. Os painelistas serão Carlos Sá, diretor de Risk Advisory Services da KPMG, e Alexandre Campos, gerente de Consultoria da IDC Brasil.

O Executive Meeting 2008 trará subsídios para que profissionais e empresas avaliem estes e outros aspectos relativos ao negócios, seu código de ética, suas políticas e seus procedimentos. O evento acontece no Hotel Hilton Morumbi - Av. das Nações Unidas, 12901, em São Paulo.

Executive Meeting 2008 – 6ª edição: GRC – Governança, Riscos e Compliance, dia 11 de abril de 2008, das 8 às 19 horas, no Hotel Hilton Morumbi - Av. das Nações Unidas, 12901 - São Paulo. Inscrições e programação: www.executivemeeting.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira