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Jóias e bijuterias expõem belezas naturais do Rio

Brasília - "Minha alma canta, vejo o Rio de Janeiro. Estou morrendo de saudades. Rio, seu mar, praia sem fim. Rio, você foi feito pra mim. Cristo Redentor, braços abertos sobre a Guanabara. Este samba é só porque, Rio, eu gosto de você". Nesse trecho do 'Samba do Avião', Antônio Carlos Jobim imortalizou algumas das belezas do Rio de Janeiro. Pois é. E não é que essas belezas estão à venda!

Não vai ser possível comprar o Pão de Açúcar, mas o bondinho, talvez. Não aquele grandão, mas uma réplica dele, feita em prata, que guarda em seu interior pedras genuinamente brasileiras, está à disposição para enfeitar os colos das mulheres. O colar 'A Jóia do Rio', de Cid Bigio, faz parte do projeto PANorama Carioca.

Fruto de parceria entre o Sebrae no Rio de Janeiro e a Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio (Ajorio), esse projeto aproveita a realização dos Jogos Pan-Americanos, em julho de 2007, para aumentar a oferta de suvenires para turistas. O PANorama Carioca servirá de modelo a ser implantado em todo o Brasil e conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), por meio de convênio com o Ministério do Turismo.

O trabalho desenvolvido no PANorama Carioca é resultado do encontro dos criadores de jóias e bijuterias que atuam na cidade do Rio de Janeiro. O PANorama Carioca investe na vocação turística e na dinâmica do estilo de vida da capital.

Em pesquisa feita com turistas, eles apontaram como dificuldade encontrar suvenires de pedras que tivessem a cara da cidade. O projeto responde a essa carência e, para oferecer os produtos, realizou treinamentos, oficinas e palestras sobre a vida na cidade voltados para os criadores de jóias e bijuterias.

Ao ser lançado, o projeto atraiu cerca de 600 designers de jóias. Feitas as seleções, cem deles passaram por capacitação que durou três meses. Nesse período, além de palestras com experts em Rio de Janeiro, eles gastaram sola de sapato para visitar as belezas da cidade, de forma a buscar a inspiração necessária para criação de peças que traduzissem o que é a Cidade Maravilhosa.

A gestora do projeto no Arranjo Produtivo Local (APL) de Jóias do Sebrae no Rio, Andréia Lopes, conta que o sucesso do lançamento da coleção foi enorme, "prova de que conseguimos reunir o design contemporâneo com a história do Rio de Janeiro, com produtos criativos e de muito bom gosto".

A diretora executiva da Ajorio, Ângela Andrade, acrescenta que o PANorama Carioca colocou sangue novo na produção de suvenires para turistas, uma área bastante carente. A executiva afirma ainda que a proposta é aumentar a oferta até os Jogos Pan-Americanos, quando turistas do Brasil e do mundo, jornalistas e atletas vão tomar conta da cidade do Rio de Janeiro. Eles vão poder levar para casa peças que, como diria Tom Jobim, vão fazer cantar a alma. | Por: Marcos Vianna/Sebrae

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