Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2017 - 08:29

Desafios para reduzir mortes por câncer de mama

Encontro reunirá representantes do governo, sociedade civil, pesquisadores, médicos e convidados internacionais no Rio.

Caminhos para reduzir a alta taxa de mortalidade (no Brasil são mais de 12 mil por ano) e discutir novas estratégias para a detecção precoce do câncer de mama, além do acesso rápido ao tratamento. Estes são os principais pontos que serão abordados pelos principais médicos do país durante o 7º Simpósio Internacional de Mastologia Rio - SIM RIO, organizado pela Sociedade Brasileira de Mastologia Regional Rio de Janeiro e que acontece entre os dias 15 e 17 de maio, na Barra (RJ). Médicos renomados no cenário mundial, como Giuseppe Vialle (Itália), Aline Bukowski (EUA) e Tari King (EUA) estão confirmados e apresentarão as principais tendências e novidades do setor.

Para a Mastologia nacional, este debate é fundamental para a diminuição da mortalidade e aumento da sobrevida por conta da doença. Um estudo realizado com 3.220 pacientes do Hospital de Câncer - III/INCA, matriculadas entre janeiro de 2011 e dezembro de 2013, revela que 55% das mulheres atendidas levaram mais que 90 dias para iniciar o tratamento após o primeiro diagnóstico de malignidade. Segundo o levantamento, apenas 22% delas iniciaram o tratamento em até 60 dias após o diagnóstico, prazo estabelecido pela lei federal 12.732/12 para iniciar o tratamento.

De acordo com Eduardo Millen, presidente da SBM Regional Rio, a partir de uma participação democrática, o evento é uma oportunidade para buscar acordos e forças. “A ideia é criar um documento final com as decisões consideradas urgentes e de contribuição direta para auxiliar as políticas públicas de saúde em câncer de mama. Posteriormente, pretendemos entregar aos gestores de saúde do Rio de Janeiro”, afirma Millen, ressaltando que, além dos mastologistas e médicos, estarão presentes gestores do governo, apoiadores das áreas técnicas relacionados com o câncer de mama, pesquisadores interessados nos processos de tradução do conhecimento científico e sociedade civil do Brasil e do exterior.

O primeiro dia encerra com a participação da apresentadora Sabrina Parlatore, que após ter descoberto um câncer de mama no ano passado, passou a ajudar outras pessoas com postagens nas redes sociais. "Eu precisava me fortalecer para poder falar e ajudar as outras pessoas. Essa é a minha intenção agora. Pela internet é uma enxurrada de gente, meninas que dizem que estou ajudando muito, que estavam desesperadas. Minha intenção é dar atenção a qualquer veículo e expor isso ao maior número de pessoas", disse Sabrina durante o processo de recuperação.

Já no segundo e terceiro dia, a programação abordará temas voltados para a radiologia, cirurgia primária da mama e axila, genética molecular na prática clínica, perfis moleculares, além de uma abordagem integral do câncer de mama, como preservação da fertilidade, oncoplastia, gravidez após o câncer e cuidados paliativos.

. Simpósio Internacional de Mastologia, de 15 a 17 de junho de 2017(quinta a sábado), das 8h às 18h, no Centro Médico Barra Shopping – Barra Shopping - 3º andar - Av. das Américas, 4666< Barra da Tijuca, Rio de Janeiro(RJ). Público-alvo: Mastologistas, oncologistas, patologistas, radiologistas, profissionais de saúde e sociedade em geral (no primeiro dia), no Palestrantes internacionais: Aline Bukowski (EUA), Giuseppe Vialle (Itália), Tari King (EUA) Informações/Inscrições: www.simrio2017.com.br ou [email protected] (21) 3326-3320.Programação: www.simrio2017.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira