Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/06/2017 - 08:58

FGV analisa impacto do aumento da taxa de juros dos EUA no Brasil

Para o professor de economia dos MBAs da Fundação Getulio Vargas (FGV), Mauro Rochlin, a decisão do Federal Reserve (FED) de aumentar a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, para a faixa de 1% a 1,25% ao ano, vai pressionar a manutenção do valor do dólar no Brasil. Segundo ele, o mercado já esperava essa definição do banco central dos Estados Unidos.

"O impacto mais imediato é no dólar. A tendência é que a moeda americana ganhe força nos próximos meses em relação ao real e a outras moedas emergentes. Isso acontece porque a tendência é que os investidores estrangeiros deixem os mercados de países emergentes (com juros mais atrativos, mas com risco maior) e rumem para os EUA, atraídos pelo aumento da taxa. Essa saída de dólar torna a moeda mais rara, elevando seu preço", aponta Mauro Rochlin.

O economista lembra ainda que as empresas que importam matéria-prima são prejudicadas e têm que repassar o aumento de preços para o consumidor. "Esse impacto é ruim para a economia brasileira, ainda mais em um momento de desemprego alto no país", ressalta o professor da FGV.

Mauro Rochlin observa ainda que a taxa de juros dos Estados Unidos é referência para todo o mundo e que muitos países podem seguir a tendência. "Aqui no Brasil, o BC deve continuar baixando a sua taxa já que a inflação está muito baixa", sugere o economista.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira