Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/03/2008 - 09:51

Workshop debate soluções para o trânsito

Especialistas brasileiros e internacionais discutirão soluções para os congestionamentos com base nos recursos de ITS (Sistemas Inteligentes de Tráfego), um conceito já implantado com êxito em diversos países, mas ainda pouco explorado no Brasil.

Se por um lado o aumento da frota de veículos é um indicador de melhoria do poder aquisitivo da população, por outro, sabe-se que os congestionamentos trazem efeitos negativos para a qualidade de vida das pessoas, a economia do país e ainda o meio ambiente. Autoridades e especialistas em trânsito concordam que não há alternativa pronta ou única e que a resolução deste problema passa por um conjunto de medidas, inclusive de planejamento urbano, legislação de uso do solo, entre outras de longo prazo.

Entre elas, se destaca o investimento em equipamentos avançados, que estejam contemplados na implantação de uma política mais abrangente de Sistemas Inteligentes de Tráfego, o ITS (Intelligent Transporation Systems). É disso que trata o workshop Standards in Trade (SIT), que está sendo organizado pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Elétricos NEMA Brasil e o NIST (National Institute of Standards and Technology), órgão federal norte americano. O evento correrá de 2 e 4 de abril, no Centro de Convenções do Blue Tree Towers, localizado no Morumbi, em São Paulo.

Os participantes do workshop - que conta com o apoio de diversos agentes públicos dos Estados Unidos e do Brasil, incluindo a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP) - terão a oportunidade de conhecer as soluções já testadas ou em implantação nos Estados Unidos e outros países, assim como as questões relacionadas à normalização destes equipamentos - fator considerado primordial para a implantação de um sistema eficiente de combate ao trânsito.

Os temas do workshop serão apresentados por especialistas brasileiros e dos Estados Unidos no assunto e o objetivo é que a troca de informações possa contribuir para solucionar os efeitos negativos do intenso tráfego de São Paulo e de outras capitais brasileiras. As inscrições para o evento são gratuitas e todas as apresentações serão realizadas simultaneamente em dois telões, em inglês e português, além dos participantes receberem cópias das apresentações.

Apoio da CET-SP - “O ITS tem um fundamento claro, que é obter mais eficiência e segurança na circulação de veículos. Porém, tão importante quanto este conceito é a criação de normas técnicas claras e universais para sua aplicação, que permitam a integração, compatibilidade e interoperabilidade entre equipamentos, independentemente da época em que sejam instalados e da origem de seus fornecedores”, explica Roberto França Machado, engenheiro da CET-SP.

Segundo ele, a política municipal de ITS está sendo definida e alguns experimentos já foram implantados, porém de forma ainda tímida e não integrada. “O que falta é adotar um padrão de normas coerentes, compatíveis com a realidade brasileira. Esse é o ponto de partida para o avanço do ITS e, neste sentido, a troca de informações promovidas pelo workshop pode representar uma valiosa contribuição”, destaca Machado.

Equipamentos e soluções - Além de soluções e equipamentos mais difundidos no Brasil, como radares; centrais de controle de tráfego em áreas de grande fluxo de veículos; painéis de mensagens variáveis, que informam o usuário sobre as condições de trânsito nas estradas e o bilhete integrado no transporte público, existe uma infinidade de equipamentos que fazem parte do conceito de ITS e podem auxiliar no combate aos congestionamentos. Entre eles, leitores automáticos de placas, detectores de incidentes e de veículos, pesagens de veículos em alta velocidade, monitoramento em tempo real de faixas exclusivas, controle de semáforos e sistemas regionais de ônibus - rotas fixas e por resposta à demanda.

“O interesse em Sistemas Inteligentes de Tráfego e seus papéis no alívio de congestionamentos e na contribuição para aumentar a segurança pessoal e patrimonial, criou uma grande área de atenção neste setor tecnológico”, observa o presidente da NEMA Brasil, Hilton Moreno. Em sua avaliação o evento oferecerá uma troca de informações importante uma vez que o Brasil ainda está iniciando em ITS, mas por outro lado conta com experiências isoladas bem sucedidas, como a cobrança eletrônica de pedágio e de tarifas integradas.

Confira os principais temas do workshop Standards in Trade (SIT): • Visão Geral sobre Arquitetura de ITS e Normalização de ITS e ATMS | • Desenvolvimento de Normas Técnicas | • Normas Técnicas Existentes: Normas NTCIP – Central para Via (Center to Roadside Devices) | Normas para Equipamentos (Device Hardware Standards) | Normas de Comunicação de Central para Central (Center to Center Standards Including Data Dictionary and Message) | Utilização Prática das Normas NTCIP. • Ensaios de Conformidade: Necessidade e Importância dos Ensaios para Interoperabilidade.

• Sistemas de Trânsito: Sistemas Regionais de Ônibus (Rotas Fixa e por Resposta à Demanda) | Prioridade de Controle de Semáforo | Informação ao Motorista e Planejamento de Rotas. • Tendências Emergentes: Normas para Pagamentos de Trânsito Sem-contato para Tráfego Público | Pesagem em Movimento de Alta Velocidade .

Workshop Standards in Trade (SIT), nos dias 02, 03 e 04 de abril de 2008, das 09 às 17 horas, no Blue Tree Towers Morumbi Convention Center Hotel – sala Ametista, Avenida Roque Petroni Jr, 1000 - Brooklin - São Paulo. Inscrições gratuitas: Pelo e-mail [email protected] ou Fax (11) 3816-6383. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 28 de março. Haverá tradução simultânea de todas as apresentações.

Perfil NEMA Brasil - A Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Elétricos NEMA Brasil foi inaugurada em 2006 com o objetivo de contribuir para o crescimento e a evolução global dos setores elétrico e eletromédico (equipamentos para terapia e diagnóstico por imagem). Localizada na cidade de São Paulo, a associação já está presente no Brasil desde 1999, como o primeiro escritório internacional da NEMA (National Electrical Manufacturers Association), sediada nos Estados Unidos e que atua na área elétrica há mais de 80 anos e na área eletromédica há mais de 20 anos.

A partir dessa ampla tradição e know-how da entidade, sobretudo no desenvolvimento de normas técnicas, a missão da NEMA Brasil é oferecer total apoio aos seus associados e estimular a existência de um espírito cooperativo entre esses fabricantes e o mercado como um todo na busca de melhorias na produção, distribuição e eficiência dos produtos.

Caracterizada por forte vocação pró-ativa e pautada por rígidos princípios éticos, a associação se destaca por seu modelo de gestão, focada no avanço da indústria elétrica e de equipamentos eletromédicos para terapia e diagnóstico por imagem, independentemente da origem ou localização de seus fabricantes. Para tanto, promove fóruns educacionais e de apoio à atividade industrial, difunde novas tecnologias e participa ativamente no desenvolvimento de normas e na defesa de posições técnicas que visem o legítimo interesse dos consumidores e tratem todos os fabricantes de modo justo e igualitário. | Tel.: (11) 3817-5941 | www.nemabrasil.org.br | www.nema.org

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira