Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/06/2017 - 06:06

Marsh prevê aumento de 60% na área agrícola segurada na nova safra do Brasil

Ao realizar um financiamento ao produtor rural, bancos exigem algum tipo de garantia, e o seguro rural é uma delas.

A Marsh, empresa de corretagem de seguros e gerenciamento de riscos, estima que a área agrícola coberta com seguro rural no Brasil na nova temporada (2017/18) poderá aumentar cerca de 60% ante a temporada anterior, para um patamar de 9 milhões de hectares, depois de uma colheita recorde de soja e milho e após o governo ter anunciado mais recursos para subvenção ao setor.

O seguro rural, um dos pontos fracos do robusto agronegócio brasileiro, deverá receber 550 milhões de reais em subvenção governamental em 2017/18, o que representa um crescimento de mais de 37% ante a temporada passada, de acordo com o Plano Safra anunciado na semana anterior.

'Acredito que a área segurada possa ser ainda maior, porque o momento para a safra brasileira é excelente. Isso está criando uma motivação grande em todo o mercado. Os produtores estão motivados para investir', afirmou à Reuters José Zanni, líder da Prática de Agronegócio, Papel e Celulose da Marsh Brasil.

Segundo Zanni, considerando valores de emissão de prêmio, o seguro rural respondia até pouco tempo por apenas cerca de 2 por cento de participação no total no mercado de seguros do Brasil, o que confirma seu potencial de crescimento. Embora o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, tenha anunciado um forte aumento na subvenção do prêmio do seguro rural, o montante ainda está relativamente distante de 2014, quando se aproximou de 700 milhões de reais e a área segurada foi de 10 milhões de hectares.

'O governo está fazendo um grande esforço, considerando a crise que estamos lidando', comentou Zanni, lembrando que o anúncio do crescimento na subvenção é um primeiro passo para o setor reduzir seus riscos e consolidar uma área maior segurada.

Ao realizar um financiamento ao produtor rural, bancos exigem algum tipo de garantia, e o seguro rural é uma delas. Segundo dados citados pela Marsh, estima-se que menos de 20 por cento da área agrícola do Brasil tem algum tipo de cobertura securitária.

Na safra passada, por exemplo, apenas 10% da área plantada com soja teve cobertura de seguro, patamar pequeno se comparado com outros grandes países produtores agrícolas, comentou o especialista.

Perfil —A Marsh é líder mundial em corretagem de seguros e gerenciamento de riscos. A Marsh trabalha em conjunto com seus clientes para definir, desenhar e distribuir soluções inovadoras e específicas para cada uma das indústrias, auxiliando-as a gerenciar os seus riscos de maneira efetiva. Contamos com cerca de 27 mil colaboradores que trabalham em conjunto para servir nossos clientes em mais de 130 países. A Marsh pertence ao grupo Marsh & McLennan Companies (NYSE: MMC), uma companhia global de serviços profissionais, que oferece aos seus clientes consultoria e soluções nas áreas de riscos, estratégia e capital humano. Com 57 mil colaboradores em todo o mundo e vendas anuais superiores a US$ 13 bilhões, também são parte da Marsh & McLennan Companies a Guy Carpenter, líder mundial na intermediação de fornecimento de serviços em riscos e resseguros; a Mercer, líder mundial em gestão de talentos, saúde, aposentadoria e consultoria de investimento; e a Oliver Wyman, líder mundial em consultoria e gestão.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira