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26/03/2008 - 09:31

Grupo Pão de Açúcar cria área de melhoria de performance contínua com ajuda da 3CON Consultoria

Com seus sistemas críticos alocados em mainframe e base de dados Adabas, o Grupo Pão de Açúcar criou de forma pioneira uma área de melhoria de performance, economizou em hardware e acabou com gargalos sazonais de processamento típicos do setor.

São Paulo - Com cerca de 63 mil funcionários e 546 lojas distribuídas em 14 estados brasileiros e também Distrito Federal, o Grupo Pão de Açúcar é um grande consumidor de TI, especialmente pelo nível de serviço que se propôs a prestar a seus usuários internos e externos. Sua missão é garantir a melhor experiência de compra para todos os clientes, em cada uma de suas lojas. Manter essa promessa requer muita tecnologia, muito processamento e a melhor performance.

Apresentando um faturamento de R$ 16,5 bilhões em 2006, o Grupo Pão de Açúcar não promove novos investimentos em TI sem antes aproveitar ao máximo os recursos de software e hardware existentes. Essa premissa fez com que a companhia encontrasse soluções novas para velhos problemas. “O caminho percorrido pelo Grupo Pão de Açúcar foi semelhante ao de outras empresas que também se depararam com as agruras dos constantes investimentos em mais hardware para melhorar o desempenho. A diferença foi a solução encontrada: contar com uma equipe que trabalha dia e noite para tirar o melhor da TI”, analisa o CIO Ney Santos.

Serviços: a saída para os altos custos do mainframe - A necessidade de alta disponibilidade impulsionada pelas contingências do negócio, como as lojas que funcionam 24 horas, levaram o grupo a manter seus sistemas críticos como logística, comercial, apuração, informações-mestre, cadastro, etc, na plataforma mainframe, em base de dados Natural Adabas. “Trata-se de um sistema confiável e estável”, afirma Júlio Baião, gerente de tecnologia e segurança da informação do Grupo Pão de Açúcar. A grande disponibilidade da plataforma alta, entretanto, não foi suficiente para suportar o crescimento vegetativo do negócio – aliado às aquisições – e levou o sistema a um limite que passou a demandar upgrades de máquina cada vez mais freqüentes.

Essa realidade bastante conhecida das empresas quando o assunto é infra-estrutura de TI tornou-se um desafio para os profissionais de TI do Pão de Açúcar. “Investir em mais hardware a cada sinal de problema de performance era a saída mais óbvia, mas pouco inteligente. Decidimos, então, resolver o problema da falta de performance através das melhores práticas e de ajustes finos em nossos sistemas”, destaca Baião. Ele conta que duas premissas decisivas levaram a empresa a investir em serviços de melhoria de performance: o nível de serviço para os usuários internos e os custos elevados do software de mainframe.

O Grupo Pão de Açúcar não só optou pela contratação de serviços de melhoria de performance, mas decidiu pela criação de uma área que prestasse esses serviços de forma contínua. “Essa não é a regra comum do mercado, que ainda acredita em soluções pontuais para resolver suas demandas por performance. A maior parte das empresas só se preocupa com a performance no momento da crise”, diz Baião. “Se não tivéssemos tomado providências, teríamos que fazer upgrade anual do mainframe e acabaríamos pagando caro por isso”.

O gerente lembra que a operação de varejo funciona e dá lucro à medida que cada elo da engrenagem funcione com perfeição. “O nosso negócio é muito sensível. Qualquer variação, por pequena que seja, acaba impactando toda a operação. Se por qualquer razão, não conseguir processar as vendas do dia, todas as lojas sofrerão com isso. Essa é uma razão mais que suficiente para mantermos um trabalho perene e preventivo de melhoria de performance”, afirma. Além dessa sensibilidade da operação, a integração de outras redes varejistas adquiridas gera uma sobrecarga nos sistemas que, fatalmente acaba interferindo na performance, mas com a área a postos, os sobressaltos ficaram no passado.

Terceirização e integração com as áreas de negócio - A companhia também resolveu que o melhor caminho seria terceirizar o serviço da nova área com especialistas em Natural Adabas e escolheu a 3CON Consultoria. “Já trabalhávamos com a 3CON na manutenção do Natural Adabas pela grande especialização da empresa e decidimos estender a parceria”, conta o gerente. “Hoje a 3CON é um parceiro estratégico do Pão de Açúcar, comprometido com resultado. A parceria começou na plataforma alta e acabou se estendendo também para a plataforma baixa em função da confiança e expertise da empresa”, ressalta.

O trabalho da 3CON está intimamente ligado à administração do banco de dados e ao papel de disseminador de melhores práticas. A empresa atua desde o desenvolvimento até a produção, garantindo que cada sistema que roda na TI do grupo seja compliance com as regras de programação. “A 3CON monitora constantemente as rotinas, queries e performance e faz os ajustes necessários, como parametrização de produtos, reorganização física de tabelas/arquivos, distribuição de discos, reinstalação de produtos e customização de ambiente operacional”, detalha.

Mas não é só. “O maior trabalho realizado pela 3CON foi a nova forma de processar nossas rotinas”, afirma o gerente. Ele explica que a 3CON sugeriu lógicas inteligentes de processar o dia-a-dia do grupo contribuindo para um melhor aproveitamento dos recursos de software e hardware. Por exemplo, a ordem de processamento batch das lojas. Para isso, além de conhecimento técnico, a 3CON precisou adquirir conhecimento do negócio.

Foi nesse momento, que os especialistas da 3CON passaram a interagir com os analistas de negócios da empresa e a área de performance passou a ser notada. “No começo tivemos alguma resistência. Muitos da área de negócio não queriam investir tempo na interação com nossos técnicos por não enxergar um benefício imediato, mas à medida que as vantagens foram aparecendo, a integração das áreas de negócio com a área de performance passou a ser mais natural. “Na verdade, a integração era essencial já que cada mudança de rotina de processamento exigia a homologação das áreas de negócios”, explica Baião.

Todo esse investimento em serviço e mudança de paradigmas resultou em reduções significativas no consumo de CPU geral de máquina, no tempo de resposta de transações online e no tempo de execução de rotinas batch. “Estamos no caminho certo e melhor preparados para as novas mudanças e melhorias em nossa TI, como a implantação de pacotes especialistas e a conclusão da implementação do SAP no grupo”, encerra Baião.

Nasce a primeira Apple Premium Reseller do Brasil - No final do mês de março, será inaugurada a primeira Apple Premium Reseller do Brasil. A nova loja terá o nome de A2YOU (Apple para você) e oferecerá aos consumidores paulistanos uma nova experiência de compra de produtos Apple no Brasil. Nela, mais do que comprar, os clientes vão poder aprender e experimentar os produtos num ambiente moderno e receptivo. A loja terá um mix completo de Mac´s que inclui desktops, notebooks, displays e softwares além de um uma linha completa de iPods e acessórios.

Na A2YOU, experts estarão à disposição para ajudar os clientes a conhecer tudo sobre os últimos lançamentos da Apple. A experiência de compra oferece a oportunidade dos clientes fazerem um test-drive em toda a linha de produtos da Apple que vai desde a linha completa de desktops que inclui o Mac Pro, iMac e Mac mini e vai até os últimos lançamentos da família iPod.

Uma Apple Premium Reseller é uma loja local, independente e certificada pela Apple, por ser altamente qualificada em iPod e Mac. As lojas A2YOU serão administradas pela Fast Shop. No dia da abertura da loja, haverá uma série de promoções exclusivas e os primeiros 200 consumidores que comprarem um hardware da Apple vão ganhar uma exclusiva camisa pólo preta com o logo A2YOU.

“Estamos muito entusiasmados com a nova Apple Premium Reseller”, afirma Edson Shimada, diretor geral da Fast Shop. “Agora os clientes vão poder testar e adquirir toda a linha de produtos e acessórios Apple em apenas um local. Vamos oferecer um serviço personalizado para clientes pessoais e corporativos que incluem instalação, orientação de uso e suporte pós-venda.”

A2YOU – Piso Térreo – Shopping Iguatemi São Paulo, Av. Brigadeiro Faria Lima, nº. 2232 – Jardim Paulistano – São Paulo (SP).Telefone: (11) 3816-6116 | www.iguatemisaopaulo.com.br

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