Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2008 - 09:55

Audiência pública em São José do Norte discute cabos de energia

A substituição provisória da linha aérea de transmissão de energia elétrica de Rio Grande para São José do Norte, por cabos aéreos tracionados, foi alvo de audiência pública no dia 25 (terça-feira), no auditório do Ministério Público de São José do Norte. A audiência contou com a presença de autoridades, da comunidade e da imprensa dos municípios de Rio Grande e São José.

Iniciando o evento o coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria de Infra- Estrutura do Estado, Edmundo Fernandes da Silva, apresentou o projeto para a transmissão de energia elétrica visando esclarecer a comunidade sobre a operação que será realizada em São José do Norte. Silva salientou que a substituição se faz necessária devido à expansão portuária, já que os cabos passam sobre o canal de acesso ao Porto do Rio Grande, limitando a altura das embarcações em 67 metros (parte mais baixa dos fios).

Os atuais cabos aéreos não permitem aumentar sua altura, visto que possuem limitações mecânicas para seu tracionamento. Dessa forma, encontrou-se como alternativa provisória substituir os atuais cabos, por cabos tracionados, ficando a altura entre a linha da água e os cabos de 100 metros quando tracionados e de 85 metros sem o procedimento, permitindo assim a passagem em abril do pórtico do dique seco, que possui 90 metros de altura. Conforme Silva, o material para instalação dos cabos tracionados já está sendo adquirido pela WTorre, empresa construtora do Dique Seco, posteriormente o Estado ressarcirá a empresa, tendo a obra um custo de R$ 2 milhões. "Até 15 de abril, com a supervisão da CEEE, estará tudo concluído", confirma Silva.

Posteriormente será realizada a obra definitiva, sendo a alternativa mais viável de substituir os cabos aéreos por subaquáticos, que ficarão na mesma localização, só que passarão por baixo do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, estando a mais de 18 metros de profundidade, correspondente ao futuro calado do porto local, previsto para 60 pés.

Assim, serão atendidas a comunidade de São José do Norte e a atual demanda do Porto do Rio Grande, que hoje abriga um pólo naval. Com essa obra, orçada em R$ 20 milhões, será possível a saída em setembro da Plataforma P-53, que após receber os módulos em Rio Grande ficará com 116,5 metros de altura, superior até mesmo a altura dos cabos tracionados ||www.portoriogrande.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira