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26/03/2008 - 10:18

The Campus experience

Marketing para instituições de ensino.

Rafael Vilas Bôas apresenta um modelo pioneiro de gestão para universidades e faculdades privadas. Usando exemplos reais e muita criatividade constatada na prática, ele mostra como usar os recursos de marketing para diferenciar e posicionar as instituições de ensino.

Inspirar, motivar e capacitar gestores educacionais interessados em resultados concretos. Esse é o principal objetivo de The Campus Experience – Marketing para instituições de ensino (408 pp., R$ 99,00), primeiro livro publicado em co-edição pela Summus Editorial/Hoper. Especialista em marketing educacional, Rafael Villas Bôas propõe um novo modelo de gestão em fase de amadurecimento. No atual nível de competitividade, serviço de qualidade, boa localização e preço razoável é o mínimo necessário para sobreviver. Na obra, ele apresenta a instituição de ensino de forma sistêmica sob a perspectiva do marketing, usando as ferramentas tradicionais de comunicação e os mais modernos conceitos para o administrador. O intuito é diferenciá-la e posicioná-la para captar novos alunos, manter os atuais e resgatar os antigos.

“The campus experience” é uma expressão sem tradução literal para o português. “Vida acadêmica”, a mais próxima em nosso idioma, está associada às atividades desenvolvidas em sala de aula, e não à experiência holística de um estudante. “Não encontrei uma expressão similar em português que fosse plural como ‘campus experience’. Talvez pelo fato de, no Brasil, o aluno ainda se visto como ‘aluno’, no sentido literal do termo originário do latim – ‘aquele sem luz’ -, objeto a quem professores devotam uma atitude paternalista, e não como consumidor”, explica o autor.

Para Villas Bôas, os alunos de hoje fazem parte de uma nova geração, onde os tempos são de mudanças aceleradas, por isso, a vida acadêmica deve ser entendida como uma experiência única, memorável, agradável e valiosa. E essa experiência, segundo ele, leva o nome de “the campus experience”. “Por isso, apresento técnicas, estratégias e soluções para transformar o cotidiano de uma instituição de ensino em uma ‘experiência mágica’”, diz.

A explosão no setor, motivada pelo processo de democratização e universalização do ensino fundamental e, conseqüentemente, do ensino médio, fez crescer em 152% o número de faculdades e universidades privadas entre 1997 e 2003. O crescimento, no entanto, não se manteve, provocando a procura desenfreada pelo marketing, que, na época, era feito por agências de publicidades despreparadas para lidar com o novo cliente.

“O que se vê no momento é uma concorrência baseada na propaganda, sem o refino, a sofisticação, o apuro e o critério que o mercado educacional demanda”, esclarece o autor. Agravam o fato, diz ele, a linguagem e os conceitos apresentados, que são adaptados da comunicação de outros setores, indevidamente apropriada pelas agências.

A metodologia TCE, no entanto, propõe outro caminho. Avalia e conduz as instituições de ensino superior privadas rumo a um planejamento de marketing mais eficaz e orientado às especificidades de sua natureza. “É uma metodologia baseada na experiência de quase uma década de atuação em dezenas de faculdades e universidades. Eleva as instituições à condição de prestadoras de serviços tais como a oferta do the campus experience a seus clientes”, afirma, ressaltando que o modelo utilizado é sistematizado e adequado à realidade de cada instituição a medida que suas particularidades são mensuradas.

Como diz o Ryon Braga, pioneiro no Brasil no marketing aplicado ao setor educacional, que assina o prefácio do livro, a obra revoluciona a concepção de marketing vigente e descortina um horizonte em que captação, fidelização e retenção de clientes passam param outra dimensão. “Deixam de ser complementares ao ensino [...] e se integram ao contexto educacional. [...]. The campus experience é uma obra que trará a semente de um novo paradigma na gestão universitária brasileira”, afirma. Segundo ele, um paradigma em que a busca do lucro (refletida na profissionalização da gestão e no uso de sofisticadas ferramentas gerenciais) e a educação (refletida na formação integral do ser humano) deixam de ser atividades antagônicas e passam a coexistir em uma relação harmônica”.

O autor - Com apenas 28 anos, Rafael Villas Bôas já atuou em algumas das mais influentes empresas de consultoria do setor educacional. Foi gerente de marketing da CM Consultoria e da Revista @prender Virtual, nas quais desenvolveu projetos para instituições de todo o país. Atua como consultor associado da Hoper Educacional e está à frente da área de atendimento da Educa Comunicação (primeira agência de publicidade voltada ao setor educacional).

Atuou ainda na área de marketing, como coordenador e gerente de instituições de ensino superior de perfis diferenciados como UniRadial, Unifev, Faculdades Integradas Curitiba, Faculdades Guarapuava e do Grupo Educacional III Milênio. Desde o início de sua carreira, intercala a atividade prática a uma profunda análise do “marketing educacional”, escrevendo artigos para revistas, jornais e newsletters do meio. Dessa produção nasceu a idéia da Campus Experience, uma nova e revolucionária perspectiva sobre a gestão de instituições de ensino. || Editora: Summus Editorial/Hoper, 408 páginas, R$ 99,00 | ISBN: 978-85-323-0470-4 | Atendimento ao consumidor: (11) 3865-9890 | Site: www.summus.com.br

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