Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/07/2017 - 07:32

Combustível ruim pode aumentar nível dos gases tóxicos

Gasolina e etanol adulterados podem prejudicar a ação do catalisador.

Abastecer o veículo com combustível de má qualidade pode causar prejuízo ao bolso do motorista e saúde da população. Isso porque, dentre as peças que podem ser danificadas pelo uso de gasolina ou etanol adulterados, está o catalisador, item responsável por converter até 98% dos gases tóxicos provenientes da combustão em vapores inofensivos. O alerta é da Umicore, principal fabricante do componente do País.

De acordo com Miguel Zoca, gerente de Aplicação do Produto da Umicore, o combustível ruim pode afetar o catalisador de duas maneiras. “A primeira delas ocorre quando o veículo é abastecido com um produto de qualidade inferior. Isso faz com que o fluído não seja totalmente queimado na câmara de combustão e chegue até o catalisador, alterando a superfície do componente e inviabilizando a sua performance”.

Outro problema comum, especialmente quando o combustível possui compostos inadequados em sua fórmula, é a contaminação do catalisador. “Essas substâncias afetam a conversão dos gases e, consequentemente, a eficácia do componente”, alerta o especialista da Umicore.

Além do catalisador, combustíveis de má qualidade podem danificar outras peças importantes do veículo, como o sistema de alimentação e de ignição, por exemplo, produzindo depósitos de carbono nas válvulas, corpo de borboleta e na câmera de combustão, o que reduz a vida útil do motor. “Muitas vezes, por conta de poucos centavos, o motorista deixa de abastecer no seu posto de confiança. O resultado é um prejuízo muito maior em longo prazo com a deterioração de componentes importantes”, comenta Miguel Zoca.

Segundo o gerente da Umicore, alguns sinais dão a dica ao condutor de que a gasolina e o etanol utilizados não são adequados. “Perda de rendimento, aumento no consumo e falhas no veículo são alguns sintomas”, afirma. Caso perceba o problema, a dica ao dono do carro é não esperar para completar o tanque. “Ir abastecendo com produtos de alta qualidade ajuda a diluir o combustível anterior e minimiza os efeitos negativos”, recomenda Zoca, que acrescenta: “O ideal é sempre verificar a procedência do combustível e priorizar os postos de sua confiança”.

Perfil da Umicore - A Umicore é um grupo de tecnologia de materiais e reciclagem, tendo suas atividades centralizadas em três áreas de negócios: Catálise, Energia e Tecnologia de Superfície e Reciclagem. Cada área está dividida em várias unidades de negócios direcionadas ao mercado, seja em materiais e soluções que estão no topo de novos desenvolvimentos tecnológicos e são essenciais no dia-a-dia. A Umicore foca suas atividades em áreas de aplicação, nas quais seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença. A Umicore investe a maior parte de suas receitas e dedica seus esforços de P&D para as tecnologias limpas, desenvolvendo produtos tais como catalisadores para controle de emissões, materiais para baterias recarregáveis e reciclagem . O objetivo de criar valor sustentado da Umicore baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: Materiais para uma Vida Melhor (Materials for a Better Life). O Grupo Umicore tem operações industriais em todos os continentes, servindo uma base global de clientes. Em 2016, apresentou faturamento de EUR 2,7 bilhões e, atualmente, emprega 9.900 pessoas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira