Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2008 - 10:38

Comitê avalia nível de reservatórios de usinas e cogita desligamento de termelétricas

Brasília - O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) reúne-se no dia 27 (quinta-feira), para avaliar o nível dos reservatórios de água das usinas e decidir pelo possível desligamento de algumas termelétricas a óleo do Sudeste.

Houve uma melhora significativa no volume das chuvas no Sudeste, Centro-oeste e, especialmente na região Norte, ao ponto da Eletronorte – empresa do setor elétrico - decidir pela abertura do vertedouro da usina de Tucuruí, na terça-feira passada (18). As regiões Sul e Nordeste, no entanto, ainda estão dependendo de energia do Sistema Interligado Nacional (SIN), uma vez que suas usinas hidrelétricas operaram abaixo da capacidade de produção, por falta de chuvas.

Atualmente, 90% da energia produzida no país vem das usinas hidrelétricas, 8% das termoelétricas e 2% das usinas nucleares. A energia mais cara para o sistema é das termelétricas movidas à óleo. Da parcela de energia proveniente de usinas hidrelétricas do Sudeste, estão sendo redistribuídos, diariamente, cerca de 3,5 mil megawatts para atender os consumidores do Sul, onde os reservatórios estão baixos.

Parte do excedente de energia da usina de Tucuruí foi deslocado para o Nordeste, suprindo o déficit da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, controlada pela Companhia Hidro Elétrica do Sobradinho (Chesf). A usina fica na Bahia.

As regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte foram as que mais tiveram chuvas, o que deverá levar as autoridades a propor o desligamento de algumas termelétricas. Diversas áreas do Nordeste - especialmente aquelas cujas nascentes abastecem o reservatório de Sobradinho- tiveram pouca chuva em 2008.

O nível atual do reservatório de Sobradinho é de apenas 51,7%, quando em igual período do ano passado atingiu cerca de 80%. Ainda há um período de chuvas pela frente, mas as autoridades responsáveis pelo setor energético acreditam que, dificilmente, este reservatório atingirá o mesmo patamar de 2007.

Em janeiro, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o aumento das chuvas havia possibilitado a recuperação do volume de água nas bacias hidrográficas, a ponto de permitir a suspensão de algumas medidas preventivas, como a desativação de algumas termelétricas.

O CMSE é formado por representantes do Ministério de Minas e Energia, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).| Por: Ivanir José Bortot e Sabrina Craide/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira