Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2017 - 06:40

Rio ganha centro de capacitação da indústria de joias com a mais alta tecnologia do País

Com apoio da Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Rio de Janeiro (Ajorio), a Firjan inaugurou no dia 6 de julho (quinta-feira), o Laboratório de Joias do SENAI, que além de oferecer cursos de qualificação e aprimoramento técnico, será um polo de referência e pesquisa para a indústria de joias e bijuterias. Instalado na unidade Maracanã do Sesi/Senai, o centro possui tecnologia de ponta, com equipamentos importados, até então, inacessíveis a alunos e pequenos fabricantes no Rio de Janeiro.

De acordo com a presidente da Ajorio, Carla Pinheiro, o conceito da escola é estar perto da indústria, estudando novas tecnologias e materiais que mudam o tempo todo. “Esta escola nos enche de orgulho. Fizemos, com a Firjan, uma missão a Birmingham, na Inglaterra, que é centro de referência em tecnologia e inovação, e desta comunhão entre a academia e a indústria. E é isso que estamos inaugurando hoje aqui, uma escola que também é um centro de inovação e pesquisa voltado para as necessidades reais da indústria no dia a dia”, disse.

Foram investidos cerca de R$ 4 milhões no centro, que ocupa uma área de 250m² e possui sete laboratórios equipados com as mais modernas tecnologias de prototipagem, impressão 3D, injeção a cera cravação e fundição. Também foi adquirido um equipamento que mede com precisão a titularidade da joia, isto é, o teor de ouro na liga, segundo Carla, uma necessidade do mercado que ainda não está disponível ao público em geral. “Precisamos de um órgão que ateste a titularidade da joia com precisão. O consumidor deve ter esta garantia”, comentou.

Os cursos, que começam em agosto, vão abranger todas as etapas de industrialização da joia, desde a modelagem até a finalização do produto. “Desenvolvemos um portfólio de cursos adequado à nova realidade da indústria, desde a modelagem em 3D até os processos finais de industrialização”, disse a supervisora do laboratório, Eliana Andrello.

A expectativa, disse Carla Pinheiro, é que o centro permita aumento da produtividade, da competitividade e, consequentemente, melhora da qualidade do produto final. Os profissionais que vão atuar na capacitação tem experiência de décadas à frente das grandes joalheiras do Rio, como Antonio Bernardo, Amsterdam Sauer e H.Stern.

Perfil — A Ajorio representa os interesses de toda a cadeia produtiva do setor de joias e bijuterias no Estado do Rio de Janeiro e atua por meio de parcerias com o poder público e instituições como o Sebrae-RJ, Fecomércio-RJ, Sistema Firjan, entre outras. Filiada ao Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), a Ajorio possui sede própria e seu orçamento é composto pelo pagamento de contribuições dos associados, hoje, 345 empresas, além de parte de recursos provenientes dos sindicados que compõem o Sistema Ajorio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira