Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2008 - 10:39

CPqD projeta crescimento no mercado de energia

Empresa prevê crescimento de seus negócios com o setor de cerca de 15%, por conta de forte tendência de modernização tecnológica nas concessionárias instaladas no Brasil.

Campinas - Segundo a consultoria Frost & Sullivan, com o aumento do consumo de energia, devido ao desenvolvimento econômico do Brasil nos últimos anos, a demanda por energia elétrica em 2008 deve apresentar crescimento de 4,5% a 5%. Diante deste quadro, as empresas inevitavelmente investirão na modernização da infra-estrutura e dos sistemas de Tecnologia da Informação para serem capazes de atender aos requisitos de eficiência e maior rentabilidade, assim como ao crescimento da demanda. Pensando neste cenário, o CPqD, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, projeta crescimento dos seus negócios com concessionárias de energia de cerca de 15% neste ano. Entre as apostas da empresa para o setor estão as soluções de Gestão de Perdas Não Técnicas, Workforce e Gestão Comercial, todas já implantadas com sucesso em grandes companhias do setor no Brasil.

Uma das grandes promessas da área de energia do CPqD para 2008, o sistema de Gestão de Perdas Não Técnicas sistematiza a análise de possíveis fraudes. Ele identifica onde ocorrem desvios e propõe soluções para que a empresa possa atuar de forma mais assertiva contra a inadimplência por meio de campanhas específicas, com conseqüente aumento da rentabilidade. "Antes o sistema utilizado para esta finalidade dependia do conhecimento humano. Nosso sistema permite o levantamento de informações rápidas e precisas, de forma sistêmica, pois as mesmas estão contidas em um único banco de dados e são trabalhadas com técnicas e ferramentas de BI, que apóiam os gestores nos processos de decisão por obter uma relação custo-benefício dos investimentos e das despesas, além de prevenir e combater as perdas não técnicas", afirma Mariângela Rino Pedrosa, gerente de Mercado do Setor Elétrico do CPqD.

Outro destaque é o CPqD Workforce, sistema de gestão de força do trabalho, que permite o despacho das atividades de corte, religação e emergências para o pessoal de campo via Smartphone. Seus principais benefícios são o aumento da produtividade da equipe em campo, redução dos custos e deslocamentos, acompanhamento on-line da execução dos serviços e automação do despacho dos serviços técnicos e comerciais. O sistema foi desenvolvido para atender às especificidades das concessionárias de energia elétrica, com aprovação da ANEEL. "Um dos diferenciais é o fato da solução integrar turmas multifuncionais, direcionando as atividades para a equipe que estiver mais próxima da ocorrência, o que representa agilidade também no atendimento ao cliente e redução de custos operacionais. Com isso, a empresa ganha produtividade, eficiência no monitoramento, além de aumentar a receita", explica Mariângela.

Solução integrada, flexível e parametrizável, que visa agilizar e garantir a excelência dos processos, o CPqD Gestão Comercial é outra aposta da empresa. O software contribui para a modernização dos processos de gestão técnica e comercial das concessionárias, por controlar, de maneira integrada, as funcionalidades que abrangem as áreas consideradas como 'coração da empresa', como o cálculo de faturamento, emissão de contas, cobrança, arrecadação e atendimento ao cliente. Diferente dos sistemas disponíveis no mercado, a tela unificada do módulo de atendimento ao cliente proporciona ganhos expressivos na produtividade dos atendentes e melhoria nos indicadores da Aneel. "A ferramenta oferece acesso 100% Web e proporciona maior agilidade e qualidade nos processos de gestão, gerando diminuição das perdas não técnicas comerciais, redução dos custos operacionais, aumento da produtividade, atendimento aos órgãos reguladores com menor prazo e qualidade e aumento da satisfação dos clientes", finaliza a gerente.

Perfil do CpqD - Há 31 anos atuando em Telecom e Tecnologia da Informação, o CPqD é um dos principais fornecedores de sistemas para suporte a operações e negócios, tecnologias de produtos, serviços laboratoriais e consultorias. Emprega cerca de 1.500 profissionais altamente capacitados e está presente com suas soluções em países da América do Norte, América do Sul, Europa, África e Oceania. Somente no Brasil o CPqD beneficia mais de 40 milhões de usuários de telefonia convencional e wireless (sem fio) e diversos clientes corporativos dos setores financeiro, de energia e governamental.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira