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07/07/2017 - 06:56

As 10 maneiras assertivas e definitivas de corrigir seus liderados

A maioria das pessoas quer ser bem-sucedida. E se você, como líder, realizar os confrontos de forma correta, na maioria das vezes as pessoas terão uma resposta positiva buscando melhorar os pontos que foram apontados.

Todos nós sabemos que as pessoas são o que há de mais valioso em uma empresa. Uma verdade incontestável é que tudo na empresa perde seu valor ao longo do tempo. Prédios se deterioram, carros caem de preço, computadores ficam ultrapassados e por aí vai. O único bem que continua a se valorizar ao longo do tempo em uma organização, são as pessoas. Quando tratadas de forma adequada, motivadas e valorizadas, as pessoas são capazes de criar uma organização inovadora, capaz de superar as crises e produzir resultados fenomenais.

Entretanto, frequentemente o conceito de tratar bem e valorizar as pessoas é mal interpretado. Tratar bem é muito diferente de ser “bonzinho” o tempo todo. Como ninguém é perfeito, todos nós eventualmente precisamos de correções para o nosso próprio bem. É nesse momento que a comunicação começa a apresentar problemas e comprometer o desempenho e o esforço do líder em gerar uma equipe de alta performance. Aplicar a técnica correta no momento do confronto é fundamental para evitar desconfortos e manter a equipe nos trilhos do sucesso.

Antes de passarmos para os passos, é fundamental observar uma regra básica para uma liderança eficaz. Por muito tempo se falou em tratar as pessoas somente como gostaríamos de ser tratados, mas essa é uma verdade que pode ser melhorada. Com toda a diversidade presente na humanidade, fica claro que uma pessoa não gosta de ser tratada da mesma forma que outra. Então, antes de partir para o confronto, pergunte-se como aquela pessoa gostaria de ser tratada. Isso irá transferir o cerne da sua estratégia de você para a outra pessoa, o que aumentará significantemente suas chances de sucesso.

Ao mesmo tempo em que foca na pessoa, busque mudar sua abordagem de confronto para clarificação. Não estou dizendo que você, como líder, deve aliviar ou diminuir a relevância do problema a ser abordado. Porém, aplicar um enfoque positivo, trocando de confronto para uma clarificação das necessidades do time, não só tornará seu trabalho mais leve, como terá mais receptividade por parte de quem está recebendo a correção.

Mantendo o foco na clarificação e em tratar a pessoa como ela gostaria de ser tratada, aqui está o guia para realizar o confronto de forma assertiva:

1 – Sempre faça o confronto em particular. Essa é uma regra básica, mas que no calor do momento, por vezes é negligenciada. Jamais corrija um colaborador na frente de outras pessoas.

2 – Confronte o mais rápido possível, pare de buscar o “momento ideal”. Quanto mais rápido você fizer os ajustes necessários, menor será o prejuízo. Lembre-se: a moral da equipe é prejudicada quando um colaborador está deixando a desejar e nada é feito a respeito.

3 – Foque no problema em questão. Quando chamar para o confronto, não é hora de revirar o passado e jogar na cara todos os erros cometidos pela pessoa. Foque no ponto que você decidiu abordar e trate dele somente.

4 – Não seja repetitivo. Por mais polido que você seja, esse é um momento de muito desconforto para o membro de sua equipe. Vá direto ao ponto e não fique repetindo a mesma coisa 50 vezes como que se, por osmose, a informação fosse entrar na mente da pessoa. Isso só aumenta o desgaste e desmotiva o colaborador.

5 – Trate de ações que podem ser mudadas. Tratar de assuntos em que a mudança do resultado não depende da pessoa em questão não passa de uma tortura.

6 – Evite sarcasmo (principalmente por e-mail). O sarcasmo tira sua credibilidade e indica uma intenção de humilhação e não de desenvolvimento do membro da equipe.

7 – Evite as palavras “sempre” e “nunca”, pois elas raramente são precisas. Se um colaborador chega atrasado com frequência, por exemplo, pontue os dias e horários em que ele chegou atrasado. Dizer que ele sempre chega atrasado o coloca na defensiva.

8 – Faça perguntas e ofereça sugestões. A prática de fazer perguntas te dará a perspectiva do colaborador. A prática de oferecer sugestões colocará o foco na solução e não no problema.

9 – Não peça desculpas após o confronto. Por se sentirem mal por terem que realizar esse tipo de confronto, alguns líderes acabam por pedir desculpas por ter que realizar essa difícil conversa. Se a correção era necessária, não há porque pedir desculpas. Lembre-se: o objetivo é o crescimento da pessoa e da equipe.

10 – Exalte os pontos positivos. Sempre termine destacando os pontos positivos da pessoa. Isso a deixará motivada para melhorar os pontos falhos e eliminará a sensação de que nada que ela faz é valorizado e que a atenção está somente nos pontos negativos.

A maioria das pessoas quer ser bem-sucedida. E se você, como líder, realizar os confrontos de forma correta, na maioria das vezes as pessoas terão uma resposta positiva buscando melhorar os pontos que foram apontados. Mas não se esqueça: você só é responsável pela sua parte no confronto. As pessoas são responsáveis por suas ações e reações. Mas quando você tratar esse assunto de forma positiva, criará uma cultura onde as pessoas podem melhorar e crescer com os seus próprios erros e então atingirão o tão almejado sucesso.

. Por: Ricardo Resstel, Coach e palestrante com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de equipes, especialista em liderança e membro licenciado do John Maxwell Team – a mais relevante equipe de formação de líderes do mundo. | www.ricardoresstel.com.br

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