Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2008 - 10:44

Multiplan atinge 48% do Ebitda em 2007, total de R$ 212,2 milhões

Rio de Janeiro – A Multiplan Empreendimentos Imobiliários S.A. (Bovespa: MULT3), a maior empresa de shopping centers em faturamento, mais rentável do setor e que conta com um portfolio de 13 Shoppings próprios (três em desenvolvimento, dez consolidados em operação, dos quais cinco estão em expansão), anuncia seus resultados do 4° trimestre de 2007. As informações financeiras e operacionais a seguir, exceto onde indicado o contrário, são apresentadas com base em números consolidados e em Reais, conforme práticas contábeis adotadas no Brasil.

A receita bruta da Multiplan no 4T07 totalizou R$ 112,4 milhões, um crescimento de 24,8% em relação aos R$ 90,1 milhões no 4T06. Em 2007, o valor foi de R$ 368,8 milhões, 33,4% superior aos R$ 276,5 milhões em 2006.

O Ebtida ajustado passou de R$ 53,0 milhões no 4T06 para R$ 67,2 milhões no 4T07, um crescimento de 26,8%. Ano a ano, o aumento foi de 47,5%, passando de R$ 143,8 milhões para R$ 212,2 milhões.

O Lucro Ajustado cresceu 34,4%, passando de R$ 45,7 milhões no 4T06 para R$ 61,4 milhões no 4T07. O mesmo passou de R$ 101,9 milhões em 2006 para R$ 176,5 milhões em 2007, um aumento de 73,2%.

O FFO ajustado alcançou R$ 68,6 milhões no 4T07, 35,5% superior a 4T06. Comparando 2006 a 2007, o crescimento foi de 67,7%, de R$ 119,4 milhões para R$ 200,2 milhões.

Duas expansões anunciadas no ParkShopping, em Brasília, que aumentarão sua ABL em 27%. Destaque para a Expansão Frontal, onde estimamos que aumentará em 20% o resultado operacional do ParkShopping.

Aquisições de participações minoritárias no MorumbiShopping. A Multiplan aumentou sua participação num dos shoppings mais rentáveis do país, de 56,3% para 65,8%.

Novo projeto “greenfield”: Shopping Maceió, em parceria com a Aliansce, projeto que abre caminho para a atuação da Multiplan na região Norte-Nordeste do país. Aquisição de um terreno de 36.748 m² para um desenvolvimento comercial na Barra da Tijuca (RJ), bairro de maior crescimento imobiliário da cidade.

Comentários da presidência: “ O ano foi marcado pelo incremento da estabilidade econômica no Brasil, iniciada com o Plano Real e que levou à queda da inflação, ao aumento da renda per capita, à expansão do crédito, ao superávit primário nas contas públicas e à redução do risco-país, entre outros indicadores de sucesso. Inúmeros gargalos que antes obstruíam o crescimento foram eliminados, permitindo ao Brasil dar um salto no volume de investimentos estrangeiros diretos e posicionar-se como uma das mais promissoras economias no cenário mundial.

Seguimos muito otimistas e confiantes na economia brasileira, porém cautelosos e atentos a possíveis desdobramentos do mercado internacional, que possam impactar o cenário de negócios no Brasil.

Ao encerrar 2007 com os resultados que serão apresentados a seguir, a Multiplan dá mais uma vez provas de sua capacidade de gestão. Nossa longa experiência e reconhecido sucesso no mercado imobiliário e acentuada participação no mercado de shopping centers brasileiro, onde está nosso principal foco, nos qualifica para enfrentar os novos desafios e nos eleva a um patamar acima dos concorrentes.

Foi um ano intenso na história da Multiplan, marcado por nossa abertura de capital em 26 de julho de 2007, que nos permitiu captar R$666 milhões e acelerar o programa de expansão do grupo. Iniciamos a construção de dois novos shoppings, um em Porto Alegre e outro em São Paulo; adquirimos o Shopping Pátio Savassi, consolidando nossa posição em Belo Horizonte ao possuirmos os 3 principais Shoppings da capital mineira; e anunciamos a expansão de cinco novos empreendimentos. Concebendo projetos futuros, nos dedicamos a selecionar e comprar terrenos em localizações estratégicas. Também nos dedicamos a adquirir participações minoritárias em alguns de nossos empreendimentos já bastante consolidados.

Por que nos destacamos? Porque reunimos características que evidenciam nossa administração responsável, ética e transparente, que prioriza o longo prazo e é capaz de trazer os melhores e mais rentáveis projetos, proporcionando um retorno muito positivo ao acionista.

A marca Multiplan aparece por trás de alguns dos melhores e mais sofisticados shoppings do País, com intenso movimento de consumidores e um bem pensado mix de marcas. Por causa dessa qualidade, temos um notável relacionamento com os lojistas, já que o poder de atração exercido por nossos shoppings situa-se entre os mais expressivos do país. Hoje, administramos e temos participação em 12 shopping centers, sendo dois em construção, com mais de 2.600 lojas, por onde circulam anualmente cerca de 141 milhões de consumidores.

Aos nossos investidores, podemos afirmar que estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados. Em 2007, nosso portfolio de shoppings obteve vendas expressivas, acima de 4,3 bilhões de reais, um crescimento superior a 20% quando comparado ao ano anterior. Nossa receita bruta alcançou os R$369 milhões, crescendo assim acima de 33%, e a taxa média de ocupação de nossos shoppings foi de 97,4%, o que vale dizer que estavam praticamente 100% locados. Nosso lucro liquido ajustado alcançou 176 milhões de reais, 73% superior à 2006. O Ebitda ajustado chegou a 212 milhões de reais, 50% maior do que 2006.

Além dos empreendimentos já existentes, também estamos desenvolvendo outros projetos. Entre os shoppings em andamento está o BarraShopping Sul, o maior shopping do Sul do país com 66 mil metros quadros de Área Bruta Locável, a ser inaugurado no segundo semestre de 2008 em Porto Alegre, e que já esta 100% locado. Também iniciamos a comercialização de um novo shopping em São Paulo, o Shopping Vila Olímpia, já em construção, que ficará pronto em 2009.

Em 2008, o ritmo de crescimento será ainda mais intenso. Estamos preparando o lançamento do Shopping Maceió em Alagoas, nosso primeiro investimento no Nordeste do País, além de outros novos empreendimentos que serão brevemente anunciados.

Atendendo ao desejo dos consumidores de tentar resolver seus problemas cotidianos em um único lugar, apostamos em uma nova tendência no Brasil, a de projetos multi-uso. Estamos também investindo, assim, em um empreendimento que reúne edifícios comerciais e residenciais, centros de entretenimento, shopping center e hotel ao lado do valorizado Morumbi Shopping, na capital paulista. A concepção deste projeto visa aproveitar a intensa circulação de consumidores em potencial, capturando para nossos acionistas todo o valor em torno do desenvolvimento de um shopping center.

Seguiremos avaliando toda e qualquer oportunidade de aquisição de shoppings de terceiros. Contudo, graças à larga experiência de nossa equipe e visando os maiores retornos para nossos acionistas, daremos prioridade à estratégia de desenvolvimento de projetos novos –greenfield, que é uma característica marcante da Multiplan que adquire áreas, cria projetos com novas concepções e os administra após a construção. Ao longo de 2008, vamos anunciar novos projetos no setor imobiliário residencial e comercial. Anunciaremos também vários novos shopping centers, em linha com nossa estratégia de termos os melhores shoppings e sermos os melhores empreendedores em cada cidade em que estivermos presentes” , conclui o presidente da Multiplan, José Isaac Peres.

Lucro Líquido e FFO Ajustados - Sólida operação da empresa gera lucro, mesmo com o efeito do ágio O lucro líquido ajustado em 2007 foi 73,2% superior ao de 2006, passando de R$ 101,9 milhões para R$ 176,5, enquanto foram apurados R$ 61,4 milhões no 4T07, um crescimento de 34,4% se comparado ao lucro líquido ajustado de R$ 45,7 milhões do 4T06. O lucro contábil em 2007 foi de R$ 21,2 milhões, comparado a um prejuízo de R$ 32.2 milhões em 2006. A Multiplan, de acordo com as Instruções CVM nº 349/01 e CVM 273/98, passou a destacar a realização do ágio decorrente da incorporação reversa da Bertolino na linha de imposto de renda e contribuição social diferidos, estando assim alinhada com as novas práticas contábeis vigentes no Brasil. Cálculo do Lucro Ajustado (R$ ‘000) 4T07 4T06 Var. % 2007 2006 Var. || www.multiplan.com.br/ri

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira