Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Pesquisa revela que o stress é um dos causadores de ataques cardíacos

Cientistas da University College London, estudaram 34 homens que sofreram ataques do coração ou dores agudas no peito causadas por stress e afirmam terem encontrado pistas importantes sobre como esse fenômeno pode provocar ataques cardíacos em indivíduos fragilizados. A pesquisa realizada concluiu que o stress pode elevar a pressão sangüínea por um período de longa duração, causando a liberação de altos níveis de plaquetas formadoras de coágulo, resultando em ataques do coração.

“O stress é uma síndrome resultante de um alto nível de estimulação e exigência e pode ser causado por fontes externas ou internas. Se em algumas situações o stress apresenta seu lado positivo e gera motivação, em outras, o que prevalece é o lado negativo, que desgasta o indivíduo e causa a desarmonia e desequilíbrio do organismo”, explica Ana Carolina Kley, psicóloga da Clínica Flor de Lótus, em São Paulo.

O stress diminui a qualidade de vida, debilita a produção e o desempenho pessoal e, principalmente, profissional. “A carga tolerável de stress no ambiente profissional e pessoal é até mesmo desejável. Até certo limite, ele funciona como um gatilho natural que provoca uma descarga de adrenalina no organismo, deixando-o pronto para reagir diante de um perigo ou desafio iminente, estimulando sua criatividade. Quando esse processo funciona em excesso, começa-se a ter um efeito negativo e é gerado o stress crônico, caracterizado pela presença do hormônio cortisol em níveis elevados, o que é bastante prejudicial ao organismo, baixando sua resistência e deixando-o mais suscetível a doenças”, completa a psicóloga.

O primeiro passo para administrar melhor o stress é admitir sua existência e perceber os seus sinais. O fato de considerar seus sintomas como frescura ou algo que logo passa é prejudicial, pois atrasa a busca pelo tratamento.

Na Clínica Flor de Lótus, o fenômeno é tratado com um gerenciamento individual, no qual cada paciente busca entender quais são e como atuam as fontes geradoras do stress em sua vida e, a partir dessa identificação, procura administrar sua ansiedade, diminuindo o stress. O tratamento Gerenciamento do Stress é diferenciado por unir a Naturopatia à Psicologia. Enquanto a primeira atua por meio da massoterapia, auriculopuntura e Reiki e trata do indivíduo aliviando a curto prazo os desconfortos como cansaço crônico, dor no corpo, enxaqueca, falta de disposição, entre outros muito comuns em pessoas estressadas; a segunda age de forma preventiva a médio e longo prazo, e auxilia a pessoa a se relacionar com as pressões do dia-a-dia e com seus próprios limites.

“Para mais qualidade de vida, saúde e conforto físico e psicológico, a melhor solução é aprender a lidar com os estímulos, sejam eles bons ou ruins. Os obstáculos para o tratamento, muitas vezes, partem daqueles que mais precisam dele”, finaliza a psicóloga Ana Carolina.

Perfil da Flor de Lótus -A Flor de Lótus surgiu há cinco anos, quando três jovens empreendedoras, Angelica Mazuti - naturopata; Ana Carolina Kley - psicóloga; e Cristiane Gonzalez – advogada; abriram a clínica em sociedade para proporcionar qualidade de vida a seus clientes. Especializado no tratamento terapêutico do stress e da compulsão alimentar, o espaço oferece atendimento em Naturopatia (fitoterapia, massoterapia e auriculopuntura) e Psicologia. | Comunique-se

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira