Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2008 - 10:45

Consultoria da FIPECAFI traz redução nos gastos para a Visanet

O Centro de Pesquisa em Logística Integrada à Controladoria e Negócios (Logicon) da Fipecafi (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras) realizou consultoria para a VisaNet que permitiu uma redução de 15% nos gastos. Segundo Sergio Rodrigues Bio, consultor do Logicon e professor da FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo), uma empresa consegue melhorar "muito os seus resultados quando remodela sua área de logística". A consultoria feita pelo Logicon para a VisaNet proporcionou melhor controle da qualidade, reputação e o crescimento da lucratividade da empresa. "O resultado comprovou que o impacto de uma logística estrutura e bem aplicada gera saldo positivo para a companhia e para o mercado. A mudança nos critérios de seleção na escolha de operadores logísticos foi fundamental na alteração de todo o processo", diz João Roberto Bio, consultor do Logicon e professor do MBA Supply Chain Management e Logística Integrada da Fipecafi.

Para os consultores do Logicon, o modelo ideal de logística está baseado no tripé: disponibilidade, operacionalidade e economicidade. "A VisaNet já era muito competente desde a sua criação ou não teria chegado onde chegou. O que fizemos foi analisar o modelo de logística existente e propor alternativas que melhorariam os processos, tendo em vista que a empresa possui mais de um milhão de máquinas espalhadas pelos cinco mil município brasileiros", diz João Roberto Bio.

Segundo o diretor de Logística da VisaNet, Rinaldo Pacheco, 99,9% das máquinas da VisaNet concluem suas operações com sucesso, o que contribui para a redução do custo total, a melhoria da qualidade do serviço e o aumento da receitas dos acionistas. "Mudamos todo o processo e ao invés de realizarmos a manutenção fazemos a troca dos aparelhos para diminuir o tempo do serviço", explica Pacheco.

"Havia muitos interlocutores na cadeia de fornecedores diretos, em torno de 200, sem contar os indiretos, o que elevava o número para 850 e cada um com uma visão estratégica da operação. Agora temos apenas dois fornecedores e hoje dos 850 que tínhamos, a terceirização deve chegar a mais umas seis ou sete empresas no Brasil", diz Pacheco.

O diretor de Logística da VisaNet observa que a remodelação da logística acarretou uma redução de 15% nos gastos. "Esperamos ainda chegar a um resultado maior. O próximo passo será implementar uma ferramenta que deverá inovar a gestão da VisaNet como um todo", conclui Rinaldo Pacheco.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira