Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2008 - 10:57

EJA do SESI/SC terá currículo contextualizado para indústrias

Florianópolis – A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI/SC) vai elaborar um novo currículo para atender às demandas específicas das indústrias. A iniciativa faz parte do Programa Elevação da Escolaridade da Força de Trabalho, lançado pelo SESI Nacional, e será realizado em oito estados. Por meio de pesquisas em empresas no país, será feito um levantamento dos conhecimentos e competências que são consideradas importantes aos trabalhadores no atual contexto do setor industrial brasileiro. A partir desses dados, será construído o currículo contextualizado para a EJA do SESI. As pesquisas iniciaram em março.

Entre os setores industriais que serão estudados nacionalmente, o SESI/SC foi escolhido para construir o currículo contextualizado nas áreas têxtil, vestuário e têxtil técnico, dada a representatividade das indústrias nessa área. Cerca de 50 empresas catarinenses foram selecionadas para participar da pesquisa. Os ramos industriais pesquisados por Departamentos Regionais do SESI de outros estados são: indústrias alimentícias (SESI/MG), construção civil (SESI/BA), metalúrgico e calçadista (SESI/RS), madeira e mobiliário (SESI/PR), indústria química (SESI/GO) e minerais não-metálicos (SESI/RN). Ao final dos trabalhos, os resultados e os materiais produzidos serão compartilhados entre todos os departamentos do SESI no país.

O novo currículo será baseado no desenvolvimento das competências básicas – necessárias a todos os trabalhadores, como saber trabalhar em equipe – e das específicas, que são referentes à apropriação de conteúdo específico das três grandes áreas curriculares da Educação Básica. Na prática, a abordagem será sempre voltada para os conteúdos, habilidades e competências significativas para a atuação profissional dos trabalhadores. “Além de apresentar uma resposta às indústrias, os trabalhadores se sentem mais motivados para o estudo, vendo a aplicabilidade imediata do que estão aprendendo", afirma Maria Tereza Cobra, coordenadora do programa no estado.

O Elevação da Escolaridade da Força de Trabalho é um dos dez programas que integram a “Educação para a Nova Indústria”, lançado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), centrada na expansão e diversificação da oferta de Educação Básica, continuada e profissional. Ainda inclui a modernização e a adequação da infra-estrutura física das escolas e laboratórios, a flexibilização no formato e metodologias de atendimento às demandas educacionais da indústria e a capacitação de pessoal em tecnologias e gestão dos processos educacionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira