Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/03/2008 - 10:58

Pesquisas comprovam que vale a pena investir na educação de jovens empreendedores

Programas com maiores médias de acertos e compreensão são aqueles que tratam de assuntos próximos à realidade dos alunos e a preparação para o mercado de trabalho.

Dados comprovam que vale a pena investir na Educação em Negócios. Essa é a conclusão da segunda edição das pesquisas de satisfação e de impacto aplicadas pela Junior Achievement. Dos 11 programas pesquisados em 22 Estados brasileiros (AC, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PE, PI, PR, RJ, RN, RR, RS, SC, SP e TO), alguns temas estão bem ligados ao cotidiano das pessoas e lideram o ranking de compreensão de conceitos e aprendizado de programas como o Economia Pessoal (87,6%), o Vamos Falar de Ética (87,2%), o Introdução ao Mundo dos Negócios (84,5%) e o Miniempresa (83,3%).

No total, mais de 12 mil indivíduos, entre alunos, voluntários, professores e diretores de escolas públicas e privadas responderam aos questionários. Conforme a Diretora Superintendente da Junior Achievement Brasil, Wilma Resende Araujo Santos, os programas com as maiores médias de acertos podem ser considerados os que tratam de assuntos mais próximos da realidade dos alunos, especialmente no que tange a preparação para o mercado de trabalho.

“O Programa Vamos Falar de Ética, segundo colocado no ranking de apreensão de conteúdo, aborda assuntos e discussões que estão presentes na vida dos jovens, como a compra de CDs piratas, por exemplo”, diz a Superintendente. De forma geral, o índice médio de acertos em todos os programas foi considerado bastante satisfatório, uma vez que na média, cerca de 80% dos alunos demonstraram conhecer alguns dos conceitos-chave, trabalhados nos programas.

Quando perguntado aos alunos se os programas aplicados em sala de aula contribuíram de alguma forma para uma postura mais responsável com relação ao próprio destino, o Miniempresa apresentou os maiores graus de concordância relacionados aos objetivos de pensar no futuro, pensar na carreira, fazer o jovem entender o mundo do trabalho e dos negócios e pensar em estabelecer objetivos para a vida. Conhecido em todo o País, o Programa Miniempresa faz enorme sucesso entre os jovens e é considerado o “carro-chefe” da Junior Achievement.

“Analisados em conjunto, os programas da Junior Achievement parecem contribuir para aumentar especialmente o desejo de abrir um negócio e a confiança de que é possível ter sucesso na empreitada”, completa Wilma.

Outro importante dado medido pela pesquisa foi o interesse empreendedor dos jovens. As respostas dos alunos participantes dos programas foram comparadas com as de outros alunos do grupo de controle, que não participaram, em nenhum momento, da Junior Achievement. Os resultados sugerem que os estudantes que participaram dos programas da Junior Achievement têm um maior interesse empreendedor do que os que não participaram. De forma geral, os alunos participantes apresentaram médias superiores em relação às médias dos respondentes do grupo de controle. Quando maiores as médias, maior o grau de interesse empreendedor.

Resultados – Pesquisa de Satisfação Junior Achievement no Brasil.: 2007 Geral: Grau Sat (%)

Aprendizado proporcionado pelos programas da já......................................83,6

Dinâmicas e trabalhos em grupo nos programas da já..................................81,8

Tempo dos programas da já......................................................................... 78,0

Voluntários da já.......................................................................................... 83,8

Escolas parceiras da já................................................................................. 78,7

Funcionários da já........................................................................................ 85,5

Canais de comunicação da já....................................................................... 81,0

Grau de satisfação em relação a JA em geral?............................................. 84,5

Pesquisa de Impacto.: Médias Gerais de Acertos dos Conceitos dos Programas

Programas.............................................................................. %

Economia Pessoal........................ ..........................................87,6

Vamos Falar de Ética............................................................. 87,2

Introdução ao Mundo dos Negócios...................................... 84,5

Miniempresa.......................................................................... 83,3

Bancos em Ação.................................................................... 81,1

Liderança Comunitária.......................................................... 81,0

Torneio de Decisões Empresariais........................................ 80,1

Empresa em Ação................................................................. 78,5

Nossos Recursos................................................................... 75,8

Mercado Global.................................................................... 72,7

Nosso Mundo.........................................................................68,0

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira