Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2017 - 07:19

A confiança dos empresários do comércio paulista cresceu 7,6% no mês de junho

O Índice IFECAP do mês passado aumentou em 7,6% na comparação com a maio de 2017.

São Paulo — O IFECAP – Índice de Expectativas nos Negócios – da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), realizado entre os dias 13 a 23 de junho de 2017, registrou, para o mês, 109,01 pontos na série com ajuste sazonal, um crescimento de 7,6% em relação ao mês de maio de 2017 e de 38% na comparação com junho de 2016.

“Desde o início de janeiro de 2017, o índice está acima de 100 pontos, o que indica expectativas positivas, no entanto, as perspectivas dos comerciantes paulistas sob o momento atual dos negócios continuam indicando pessimismo”, explica o professor de Economia Erivaldo Costa Vieira, Coordenador do NECON – Núcleo de Conjuntura Econômica da FECAP.

O Índice-Momento Atual, que capta a situação atual dos negócios, chegou a 96,8 pontos (baixa expectativa), mas os resultados para este mês indicam melhora.

O Índice-Momento Atual cresceu 9,5% na comparação com o mês anterior e 47% em relação a junho de 2016. Já as expectativas para o próximo trimestre, captadas pelo Índice-Futuro, chegou a 127,31 pontos, aumento de 5,6% na passagem dos meses de maio para junho e crescimento de 29% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A percepção do empresariado do comércio apurada no Índice-Momento Atual do mês é resultado das vendas que chegaram a 89,87 pontos, crescimento de 15,1% em relação ao mês anterior e da recuperação do Índice-Momento Atual Encomendas que avançou em 20,7% (90,22 pontos) na série com ajuste sazonal. O Índice-momento Atual dos Negócios chegou a 110,32 pontos, queda de 1,9% em relação a maio e aumento de 30% em comparação ao mês de junho de 2016.

Já as perspectivas para o próximo trimestre, captadas pelo Índice-Futuro, resultam da melhora do Índice Futuro Vendas, com 127,87 pontos e do avanço do Índice Futuro Encomendas, que atingiu a marca 126,75 pontos. Um aumento de 6,6% e 4,7%, respectivamente, na comparação com maio.

Por porte de empresas, as expectativas pioraram para as de grande porte, com recuo de 1,4% em relação ao mês anterior, no entanto, melhoraram entre as pequenas, micros e médias empresas. Do ponto de vista regional, houve aumento das perspectivas na capital paulista, com crescimento de 10,1%, mas piorou na região do interior, caindo 4,6%.

Sobre o Índice FECAP de Expectativa nos Negócios – IFECAP:

Composto pela compilação de informações sobre as empresas do comércio varejista do Estado de São Paulo, o IFECAP considera o desempenho atual das vendas a clientes e das encomendas a fornecedores, bem como a avaliação geral da situação atual do negócio. O índice avalia ainda informações sobre as expectativas dos empresários quanto às vendas e encomendas para os próximos três meses.

Índice FECAP de Expectativa nos Negócios consiste em um indicador baseado em metodologia largamente utilizada por diversos países. Há mais de 12 anos, a FECAP coleta dados e calcula mensalmente o índice, que avalia a situação atual das empresas do comércio varejista, com informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas.

A escolha do comércio varejista como universo da pesquisa se deve ao fato de ser esse setor o elo entre a indústria em geral e o consumidor final, uma vez que grande parte da produção de todos os setores da economia acaba circulando de alguma forma pelas empresas do comércio. Seu principal uso refere-se à previsão do nível de atividade da economia, isto porque o índice procura avaliar a expectativa real dos empresários em relação às variáveis chaves, como encomenda a fornecedores e venda ao consumidor final, ou seja, a antecipação do comportamento da produção e renda.

O IFECAP é composto pela compilação de informações sobre o desempenho atual das vendas e das encomendas, bem como a avaliação sobre a situação atual das empresas do comércio varejista. Consideram-se ainda informações sobre a expectativa dos empresários quanto ao desempenho das vendas e das encomendas para os próximos três meses.

Indicadores.: O IFECAP divide-se em três indicadores:. Índice-Momento Atual: diz respeito às respostas dos empresários sobre as suas encomendas atuais, realizadas junto a seus fornecedores; a evolução das vendas no período atual; e a avaliação da situação geral dos negócios;

. Índice-Futuro: calculado com base nas expectativas dos empresários em relação às suas vendas e encomendas em um horizonte temporal de 3 meses;

. Índice-Geral: é o indicador composto da agregação dos dois índices descritos acima.

Metodologia — A metodologia do IFECAP considera um conjunto de perguntas qualitativas referidas às expectativas do empresário. São pesquisadas diversas empresas do comércio varejista nas cidades de São Paulo.

A pesquisa é sempre realizada na semana do dia 15 do mês corrente, composta por questões qualitativas, que captam a percepção do empresário em relação ao desempenho de sua empresa, classificadas em micro empresas, pequenas, médias e grandes empresas.

A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é reconhecida pela tradição na formação educacional e no ensino na área de negócios. Atualmente, dispõe de ensino médio (tradicional, técnico e bilíngue), graduação, pós-graduação, MBA, mestrado e extensão, distribuídos nos campi de Pinheiros, Largo São Francisco e Liberdade.

Em 2017, ano em que completa 115 anos, com o resultado do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo e, âmbito nacional, considerando todos os tipos de instituição de ensino superior de todo o País, ficou entre as 5,5% instituições privadas mais bem classificadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira