Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2017 - 07:05

Aposentadoria é fim de carreira?

Uma das palavras mais comentadas nos últimos meses é aposentadoria. A proposta de reforma previdenciária assusta aos que estão quase lá e temem seu direito adiado; e preocupa, de certa maneira, aos que estão começando uma carreira e sabem que terão um longo caminho profissional a percorrer até que possam se beneficiar de algum subsídio do governo.

O objetivo deste artigo não é discorrer sobre a reforma previdenciária em si, mas como se preparar para o inevitável: um dia seu tempo em um universo corporativo como empregado acabará. Mas isso não precisa significar o fim de sua produtividade pessoal ou profissional.

Quando iniciamos nossa carreira corporativa, não imaginamos quão rápido o tempo passa e vamos deixando para depois os preparativos do Plano B, aquele que você precisaria considerar com carinho desde o início, pois ele pode se tornar o Plano A, por exemplo, quando você se aposentar.

Então, considerando um passo-a-passo para chegar lá de forma a manter um padrão de vida adequado, um plano de previdência privada feito desde jovem é muito importante. Além disso, pensar sobre o que fazer quando se aposentar é a elaboração do que chamei Plano B.

No entanto, talvez você não tenha se preparado com antecedência, e o momento da aposentadoria está chegando, ou já chegou, e você percebe que continuar trabalhando ainda é uma necessidade ou é sua vontade, mas se depara com questões como – o que fazer ou onde atuar?. Pois bem, você poderá procurar um Consultor de Carreira para te ajudar a definir o melhor caminho. Mas, aqui estão algumas possibilidades para você considerar: . Empreender. Abrir seu próprio negócio pode ser uma alternativa bem interessante. Pesquise possbilidades que te agradem, busque informações em instituições especializadas, como o Sebrae, por exemplo.

. Preparar-se para ser um especialista no que você trabalhou e desenvolveu por tantos anos, e agora terá a oportunidade de prestar serviços de consultoria.

. Fazer um curso relacionado a uma atividade que você sempre quis exercer, mas não teve oportunidade enquanto estava na ativa em uma empresa.

. Preparar-se para ser professor. Sua experiência corporativa será de grande importância para os alunos. Pense, também, em um curso de mestrado que te dê uma base maior de conhecimento.

. Caso você não tenha curso superior, você ainda tem a oportunidade de fazer outros cursos profissionalizantes ou de especialização em algo que te dará satisfação em realizar.

Talvez, você não queira mais se ocupar de forma a receber uma remuneração por isso. Mas, ocupar-se é importantíssimo. É preciso manter mente e corpo ocupados, pelo bem de sua saúde física e mental. Procure um grupo bacana para compor sua rede de relacionamento, ou dance, cante, participe de algum trabalho voluntário, aproveite o tempo com os filhos e netos, viaje, vá ao cinema ou ao teatro, passeie no parque, enfim, alternativas não faltam para ocupar seu tempo livre.

As pessoas estão economicamente ativas por muito mais tempo nos dias de hoje. Então, pensar e considerar-se velho para o mercado de trabalho é um grande equívoco. E, aos poucos, as organizações também estão revendo seus conceitos de recrutamento e seleção para a faixa etária acima de 50 anos. Muitos planos ainda podem ser feitos, mesmo depois da aposentadoria, para você continuar contribuindo com sua experiência conquistada ao longo de tantos anos.

. Por: Sandra Oliveira, consultora de carreira e gestora executiva na VMD People Management.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira