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26/03/2008 - 11:22

Toyota apresenta a 10ª geração do Corolla


Modelo estabelece um novo patamar em seu segmento, todas as versões chegam mais completas, design é arrojado, elegante e com forte apelo esportivo, e novas dimensões internas ampliam o conforto, tecnologias inéditas incrementam o nível de sofisticação .

50 Anos de Toyota do Brasil - A Toyota celebra em 2008 seu cinqüentenário no Brasil, com o tema Ampliando Horizontes. Os 50 anos de Toyota do Brasil também serão marcados, durante todo o ano, por atividades ligadas ao meio ambiente e à responsabilidade social.

A Toyota iniciou suas operações no Brasil em 23 de janeiro de 1958, com a instalação de um escritório no Centro da cidade de São Paulo. Em dezembro desse mesmo ano, também em São Paulo, inaugurou sua primeira linha de montagem, começando desta maneira suas atividades como fabricante de veículos no País.

Cinco meses mais tarde, a Toyota lançou o primeiro veículo Land Cruiser, na modalidade CKD (Complete Knock-Down), que recebeu o nome de Bandeirante.

Em 1961, a Toyota adquiriu um terreno em São Bernardo do Campo (SP), onde instalou a primeira unidade industrial da Toyota fora do Japão. E, a partir de 1962, passou a fabricar o modelo Bandeirante nacional, que durante 40 anos se posicionou como referência no mercado de utilitários.

Em outubro de 1999, a Toyota do Brasil celebrou a produção de 100 mil unidades daqueles utilitários. Em novembro de 2001, com o encerramento da produção da linha Bandeirante, a unidade de São Bernardo do Campo passou a fabricar autopeças.

Com a compra de um novo terreno de 1,5 milhão de metros quadrados na cidade de Indaiatuba, no interior do Estado de São Paulo, e com o posterior investimento de US$ 150 milhões, a Toyota do Brasil iniciou, em 1996, a construção das instalações de sua principal fábrica no País, destinada à produção do Corolla.

Desta forma, em setembro de 1998, com a produção do primeiro Corolla brasileiro, inaugurou-se oficialmente a unidade de Indaiatuba (SP). Dois anos mais tarde foram investidos outros US$ 300 milhões para a modernização e ampliação estrutural da fábrica. Este novo aporte marcou o início da produção da 9ª geração do Corolla, a partir de junho de 2002. No mês de janeiro de 2003, como resultado do êxito absoluto do Corolla, a Toyota do Brasil iniciou o segundo turno de produção nas instalações de Indaiatuba (SP), que elevou o volume de produção em 120%. Em janeiro de 2004, a planta de Indaiatuba alcançou a produção acumulada de 100 mil unidades do Corolla.

A consolidação do Corolla fez com que a Toyota do Brasil decidisse lançar um novo modelo derivado do sedã: o Fielder, veículo que redefiniu o segmento de station wagons. Com a injeção de US$ 15 milhões, a fábrica de Indaiatuba começou em maio de 2004 a produzir o Fielder, que imediatamente assumiu a posição de liderança, conseguindo reavivar esse segmento no mercado automotivo nacional.

Em 2007, a Toyota passou a fabricar em Indaiatuba, com um investimento adicional de US$ 15 milhões, a linha Corolla Flex, composta pelo sedã Corolla e pela Fielder. A tecnologia de motores que aceitam a utilização de álcool e gasolina puros ou misturados em qualquer proporção foi um trabalho conjunto das engenharias da Toyota do Brasil e do Japão, sendo esta a primeira vez que a Toyota Motor Corporation (TMC) desenvolveu a tecnologia bicombustível e, no caso, exclusivamente voltada ao mercado brasileiro.

Para atender à crescente demanda pelos seus veículos, a Toyota do Brasil também ampliou sua rede de distribuição, passando de 90 concessionárias, em dezembro de 2004, para 122 em 2008.

Outro passo importante para o crescimento da Toyota no Brasil foi a inauguração do Centro de Distribuição de Guaíba, na Grande Porto Alegre, em março de 2005. A instalação tornou-se o portal das operações logísticas da Toyota entre o Brasil e a Argentina, para recebimento da Nova Hilux e Nova SW4 por via rodoviária.

Ocupando 2,5 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de 58 mil metros quadrados, o Centro de Guaíba possui um pátio, um escritório e um galpão industrial.

Além de receber e distribuir os veículos produzidos em Zárate para todo território nacional, o Centro executa as operações de checagem e ajuste de montagem, para que estes se adaptem à legislação brasileira.

Com toda essa evolução, a Toyota do Brasil conta atualmente com mais de 2.900 colaboradores distribuídos entre as unidades de São Paulo (SP), Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP) e Guaíba (RS).

A linha de produtos da Toyota no Brasil é composta, atualmente, pelo Corolla e Fielder, produzidos em Indaiatuba (SP), pela Hilux e SW4, fabricados na unidade industrial da Toyota Argentina, em Zárate, e pelos modelos importados do Japão: os utilitários esportivos Land Cruiser Prado e RAV4, o sedã Camry, além dos luxuosos sedãs da marca Lexus, ES350 e LS460L.

Toyota Mercosul - Para consolidar e fortalecer suas operações na América Latina, elevar a qualidade de seus produtos e serviços e, principalmente, aumentar a satisfação dos clientes da marca, as direções da Toyota Argentina e da Toyota do Brasil foram unificadas em janeiro de 2003, configurando a estrutura da Toyota Mercosul.

Com um investimento superior a US$ 1 bilhão entre Argentina e Brasil, a Toyota possui uma planta industrial em Zárate, Argentina - onde produz a picape Hilux e a SW4 -, e uma planta industrial em Indaiatuba, Brasil - que fabrica o veículo de passageiros Corolla e a station wagon Fielder.

Os frutos da criação da Toyota Mercosul são contundentes. Juntas, as unidades da Argentina e do Brasil já contam com mais de 5 mil colaboradores.

Além disso, a Toyota Mercosul tem como objetivo posicionar-se como criadora de empregos e bem-estar, em harmonia com o meio ambiente, contribuindo com o crescimento e o desenvolvimento das economias locais.

Toyota no Mundo - Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 26 países e regiões e vendas em mais de 170 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 285.000 colaboradores em todo o mundo.

Resultado de Vendas de 2007 - A Toyota bateu seu recorde histórico de vendas no Brasil, em 2007, com a comercialização de 72.024 unidades, o que representa crescimento de 3% no comparativo com o ano passado, quando foram vendidas 69.709 unidades. Esta foi a primeira vez que a montadora atinge volume de vendas superior a 70 mil unidades no país.

A Hilux impulsionou o resultado da Toyota em 2007. No acumulado do ano, a marca comercializou 19.344 unidades da picape média (recorde), um crescimento de 11% no comparativo com 2006 (17.389 unidades). A Hilux é líder absoluta entre as picapes médias equipadas com motor diesel, detendo 39% do mercado.

O utilitário esportivo SW4 também contribuiu fortemente com o recorde da Toyota. A marca vendeu, entre janeiro e dezembro de 2007, 7.069 unidades do modelo, resultado 14% maior do que o registrado no mesmo período de 2006. O SW4 lidera o segmento de utilitários esportivos médios, com 35% de participação. Se considerados apenas os utilitários esportivos equipados com motor diesel, a supremacia do veículo: 50% do mercado.

A 9ª geração do Corolla fechou seu último ano completo de vida na segunda colocação entre os sedãs médios, com 22% de participação.

Já a Fielder atingiu vendas de 8.511 unidades, mantendo a liderança absoluta entre as station wagon médias (51,7% de participação no mercado).

Vendas de Importados - A Toyota também conta, dentro de sua linha de produtos, com os seguintes veículos importados do Japão: RAV4 (utilitário esportivo compacto), Camry (sedã de grande porte), Land Cruiser Prado (utilitário esportivo de grande porte), além dos luxuosíssimos sedãs da marca Lexus ES350 e LS460L. A soma da comercialização desses modelos atingiu, em 2007, 2.644 unidades, o que representa crescimento de 38,2% em comparação com 2006.

Introdução - A Toyota apresenta no Brasil a 10ª geração do Corolla, o veículo mais vendido na história da indústria automobilística, com mais de 33 milhões de unidades comercializadas, desde o seu lançamento, em 1966. Desenvolvido com foco global, mas com atenção a especificidades dos mercados regionais, o Novo Corolla chega para estabelecer uma nova referência no segmento de sedãs médios, ressaltando características de modernidade, tecnologia, conforto, segurança e o DNA Toyota (qualidade, confiabilidade e durabilidade).

O Novo Corolla estará disponível nas 122 concessionárias da Toyota no Brasil, a partir do dia 28 de março, nas cores prata Supernova, preta Eclipse, bege Aurora, cinza Galáctico, branco Polar (versões XLi e XEi), verde Boreal e azul Orion (sendo as duas últimas a partir de maio).

“A 9ª geração do Corolla foi um grande sucesso, com mais de 195 mil unidades comercializadas no Brasil desde 2002. Agora, com a chegada da décima geração, temos a certeza de que demos um passo à frente. O Novo Corolla é um veículo de classe superior, que supera as exigências atuais do segmento dos sedãs médios”, diz Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente sênior da Toyota Mercosul.

As versões do Novo Corolla disponíveis são as consagradas XLi, XEi e SE-G, todas equipadas com motor 1.8 16V VVTi. Há ainda uma versão XEi com bancos em couro. Para o público com necessidades especiais, a Toyota disponibiliza uma versão XLi, com câmbio automático e motor 1.6 16V VVTi a gasolina, com110 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 15 kgf.m a 4.400 giros.

A linha do Novo Corolla está disponível com câmbio automático de quatro velocidades, em todas as versões, e manual de cinco velocidades, nas versões XLi 1.8 16V VVTi Flex e XEi 1.8 16V VVTi Flex .

Entre as muitas novidades do Novo Corolla, as que mais se destacam são: Design elegante e com apelo esportivo, nova plataforma com assoalho plano, aumento na largura do habitáculo, porta-malas mais espaçoso, equipamentos mais completos em todas as versões, acabamento e revestimento interior sofisticados, quatro airbags nas versões XEi e SE-G e dois airbags na versão Xli, transmissão automática inteligente com tecnologia Super ECT, sistema CAN de Multiplexagem, acelerador eletrônico, direção eletro assistida, acendimento automático dos faróis (versões XEi e SE-G), faróis de Xenon (versão SE-G), sensor de estacionamento (versão SE-G), sr-condicionado automático e digital (versões XEi e SE-G), suspensão recalibrada para aplicação no Brasil, processo construtivo mais moderno e eficiente, nova carroceria com reforço estrutural, e respeito ao meio ambiente.

Com relação às dimensões externas, o Novo Corolla está mais largo e tem altura em relação ao solo menor em comparação à geração anterior. Tais características reforçam a sua vocação esportiva. O comprimento do modelo aumentou 10 milímetros e a distância entreeixos foi mantida em 2.600mm, apesar de o veículo ter ganhado espaço interno, em virtude do reposicionamento de alguns componentes que integram o habitáculo - como bancos e painel frontal.

O volume do porta-malas também cresceu, passando de 437 litros para 470 litros de capacidade. O compartimento de bagagens é ainda de fácil acesso e possui ganchos de fixação, que auxiliam na acomodação de malas e outros objetos.

Corolla em dez Capítulos.: 1ª Geração 1966 a 1970 – Um carro para todos. Apresentado ao mundo para popularizar a tecnologia da Toyota. || 2ª Geração 1970 a 1974 – Um Corolla com qualidades ainda mais marcantes e performance superior. || 3ª Geração 1974 a 1979 – Nasce como um carro de padrão mundial. || 4ª Geração 1979 a 1983 – Sob o conceito “não é um automóvel se não for bonito”, ganha linhas aerodinâmicas sofisticadas para enfrentar aconcorrência internacional. || 5ª Geração 1983 a 1987 – Ganha tração dianteira e interior mais espaçoso, mesmo em uma carroceria de sedã compacto. || 6ª Geração 1987 a 1991 – Um Corolla à frente do Corolla. Alto nível de sofisticação em uma Era economicamente muito próspera no mundo. || 7ª Geração 1994 a 1997 – A geração do Corolla que descobriu o Brasil. Chegou ao país, importado, a partir de 1994. || 8ª Geração 1997 a 2002 – Primeiro Corolla produzido no Brasil. Preocupação com economia de combustível, preservação do meio ambiente e segurança. || 9ª Geração 2002 a 2008 – Modelo que estabeleceu novos parâmetros em seu segmento e redefiniu o conceito de sedã médio. || 10ª Geração. A partir de 2008 – Um veículo feito sob premissas globais, com identidade visual única, processo construtivo moderno e muito conforto e espaço interno.

Design - Para conceber o Novo Corolla, os designers da Toyota passaram quatro meses na cidade de Turim (Itália) avaliando os aspectos do estilo local. O resultado foi um veículo de classe superior e extremo bom gosto, com desenho equilibrado e elaborado nos mínimos detalhes. As linhas procuram ressaltar a beleza natural do modelo e possuem toques de esportividade, sem colocar a elegância em segundo plano.

O desenvolvimento do desenho do Novo Corolla teve início na parte dianteira, onde a preocupação foi criar um visual robusto, com linhas de superfície curvilíneas, que privilegiassem aspectos aerodinâmicos. Tal missão foi cumprida com maestria, uma vez que o Novo Corolla tem coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,29.

O capô com vincos acentuados forma um conjunto harmônico ao se integrar ao quadro do pára-brisa, ao pára-choque de linhas marcantes e aos pára-lamas dianteiros. Também se encaixam com perfeição ao conjunto dianteiro a grade do radiador com barras horizontais, os grandes faróis de formato alongado com três parábolas internas e os faróis de neblina (disponível nas versões XEi e SE-G).

Visto de frente, o Novo Corolla se assemelha bastante ao Camry, veículo que dita a tendência da nova identidade visual dos sedãs da Toyota. Ainda na dianteira, um detalhe que denota cuidado na construção do Novo Corolla é a textura suave do plástico da grade frontal e o excelente acabamento da peça.

Na lateral, destaque para a linha de cintura alta e para a fluidez das formas, que criam um visual dinâmico, ressaltado pelo aumento da largura da carroceria, pelas colunas centrais finas e pelo teto de perfil baixo. Existe uma continuidade harmônica das linhas da lateral entre os eixos e a parte inferior dos pára-choques. O Novo Corolla ainda vem com luzes indicadoras de direção (versões XEi e SE-G) nos retrovisores externos, que o embelezam ainda mais.

A traseira também enfatiza as formas do Novo Corolla. Nesta parte, se sobressai a tampa do porta-malas que, além de ‘musculosa’ ainda acompanha em perfeita sintonia o caimento da Coluna C. As lanternas traseiras seguem o desenho da parte superior do pára-choque, invadem a tampa do porta-malas e - assim como os faróis dianteiros – têm luzes em três parábolas que criam um visual muito bonito, quando acesas.

Arquitetura interior e ergonomia - O design interior foi concebido sob o mesmo conceito do desenho da carroceria, pois também apresenta fortes linhas arredondadas, transmitindo imagem de modernidade. A arquitetura interna cria uma sensação de espaço amplo, tornando o habitáculo do Novo Corolla muito agradável.

“O maior desafio foi conciliar conforto e espaço interno, com um design mais moderno e atraente, criando assim um veículo de ótima aceitação”, aponta o engenheiro-chefe da Toyota Motor Corporation, Soichiro Okudaira.

O acesso ao Novo Corolla se faz com mais conforto, devido à pequena distância entre o assoalho e o solo e às grandes dimensões dos quadros das portas. Entrar e sair do modelo tornou-se uma operação mais prática e segura, principalmente quando realizado por pessoas com dificuldade de locomoção ou em lugares de difícil acesso.

A posição de dirigir também é extremamente confortável. É fácil para o motorista achar a melhor regulagem do banco, que pode ser ajustado, em todas as versões, em altura, profundidade e reclinação do encosto, sendo que a versão SE-G possui controles elétricos.

Os comandos do sistema de som e do ar-condicionado também ficam à mão e são simples de serem manuseados. E o painel de instrumentos, formado por duas grandes parábolas, tem estilo elegante e futurista, é de fácil visualização e possui dois displays em cada um dos semicírculos, onde exibe informações sobre o funcionamento do veículo, como a marcha selecionada (nos modelos com câmbio automático), e também informações provenientes do computador de bordo.

O novo desenho da alavanca de câmbio nos modelos com transmissão automática, bem como o reposicionamento do console central, também ampliam o conforto para quem viaja na parte da frente do Novo Corolla.

Desde a versão de entrada XLi, a textura dos materiais de revestimentos das portas, do teto e, principalmente dos bancos, é suave ao toque e proporcionam uma sensação de bem-estar e amplitude aos ocupantes do modelo. Os painéis das portas e o painel frontal - compostos em dois tons de cinza - também reforçam o aspecto de sofisticação do Novo Corolla. O desenho das maçanetas internas é moderno e se ajusta com perfeição no interior do veículo.

Além de requintado, o interior do Novo Corolla oferece conforto de primeira classe, principalmente pela adoção do assoalho traseiro plano. A largura do habitáculo cresceu (20 milímetros), assim como o espaço para a cabeça dos ocupantes dos bancos traseiros e dianteiros e o espaço para as pernas dos passageiros dos bancos traseiros. Outro fator que contribui para o bem-estar a bordo é a redução da distância da altura do banco traseiro para o assoalho, fato que acentua a característica da linha de cintura alta, ampliando a sensação de segurança.

Para completar o conforto a bordo, o Novo Corolla vem com porta-luvas duplo e mais 17 porta-objetos e oito porta-copos, distribuídos pelo console central, lateral das portas, parte posterior do banco dianteiro e painel frontal.

Listas de Equipamentos - A lista de equipamentos do Novo Corolla oferece tudo que motorista e passageiros precisam para uma vida confortável a bordo.

Desde a versão de entrada XLi, o Novo Corolla traz, de série, entre outros equipamentos, ar-condicionado com controle manual e filtro de poeira, travas, espelhos retrovisores externos e vidros elétricos (com acionamento por um toque para o motorista), apoio de braço central deslizante, volante de três raios regulável em altura (até 20mm) e profundidade (até 40mm), tomada de 12 volts localizada no console central -dentro do descanso de braços -, luzes de leitura dianteira e traseira, computador de bordo com cinco funções (relógio, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e velocidade média), pára-sol do motorista com espelho e porta-documento, além de comando interno para a abertura do tanque de combustível e porta-malas.

Destaque na lista de conveniência, também disponível na versão de entrada, para o novo sistema de som integrado ao painel, com rádio e CD Player, que reproduz arquivos de MP3 e WMA. Nesta versão, quatro alto-falantes de última geração garantem uma acústica perfeita.

A versão intermediária XEi traz tudo que a XLi oferece e é ainda mais recheada, apresentando diferenças perceptíveis. Esta versão, por exemplo, também vem com vidros, travas e retrovisores elétricos. Só que, enquanto no XLi o acionamento do vidro por um toque é privilégio apenas do motorista, no XEi o sistema está disponível nas quatro portas. O computador de bordo aqui oferece, ao invés de cinco, seis funções: relógio, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo médio, velocidade média e autonomia. O ar-condicionado, além do filtro de poeira, é também automático e digital. Já o volante possui o comando de todos os controles do computador de bordo e do sistema de som, o que garante conveniência e segurança ao motorista. O modelo também trava automaticamente as portas com o veículo em movimento (após 20 km/h).

Outros itens importantes foram agregados na lista do Novo Corolla XEi, como o painel de instrumentos com iluminação Optitron (que regula a intensidade das luzes do painel de acordo com a iluminação externa), alarme, fechamento de vidros e abertura do porta-malas com controle na chave, faróis de neblina, espelho retrovisor externo com recolhimento elétrico, acendimento automático dos faróis (assim que o modelo detecta insuficiência na luminosidade externa) e banco traseiro bipartido (60/40) com porta-copo e descansa braço central.

Há ainda uma versão mais equipada do XEi, denominada XEi Pacote Couro, que traz bancos em couro e controle de velocidade de cruzeiro (na opção com transmissão automática) como opcionais.

O Novo Corolla mais requintado é o top SE-G, que agrega todos os equipamentos das demais versões e ainda traz acabamento interno bege Premium, regulagem elétrica para o banco do motorista, sensor auxiliar de estacionamento, acabamento do painel central das portas em padrão madeira, sensor de chuva, sistema de som que reproduz MP3 e WMA com quatro alto-falantes, dois twiters e capacidade para seis CDs e faróis de xenon com lavador e regulagem automática de altura e lavador. O Corolla SE-G, sem dúvida, está entre os veículos nacionais mais sofisticados, elegantes e completos.

Motor - O motor do Novo Corolla é o consagrado 1.8 VVTi Flex de 16 válvulas que, nesta geração, rende 136 cv de potência máxima a 6.000 rpm, quando abastecido só com álcool, e 132 cv também a 6.000 giros, se for alimentado exclusivamente com gasolina, com torque máximo de 17,5 kgf.m com álcool e 17,3 kgf.m com gasolina, ambos a 4.200 rpm. A taxa de compressão é de 10:1.

Para atender á norma ambiental que passa a vigorar no Brasil a partir de 2009, o motor do Novo Corolla recebeu um conversor catalítico mais eficiente, reduzindo ainda mais os níveis de emissões de poluentes na atmosfera.

Mas, apesar da readequação de potência e torque, o Novo Corolla é mais eficiente e tem melhor desempenho em comparação com a geração anterior, como poderá ser observado no Capítulo 3.9.

O sistema VVT-i atua continuamente na abertura e fechamento das válvulas de admissão, proporcionando aceleração linear e torque elevado em qualquer faixa de rotação. Isso assegura máxima performance, baixo nível de ruído e emissões de poluente e economia de combustível.

A Toyota também não mexeu no eficiente sistema de partida a frio do motor 1.8 16V VVTi Flex, que conta com um reservatório auxiliar de 0,6 litro posicionado atrás do cofre do motor, que garante máxima segurança contra risco de incêndio, em caso de colisão. Com esse sistema de partida a frio, o combustível do reservatório auxiliar é injetado por bicos montados entre o cabeçote do motor e os dutos da injeção principal. Quem controla o fluxo e a demanda de injeção do sistema de partida a frio é a válvula solenóide e uma bomba auxiliar. O sistema, que também recebe informação do sensor de oxigênio, envia apenas a dose certa de gasolina na hora da partida, de acordo com o tipo de combustível e a temperatura ambiente, evitando que algum tipo de odor indesejado invada a cabine. Também para evitar mau cheiro, o vapor de gasolina é absorvido pelo cânister. Há ainda uma luz de advertência no painel de instrumentos que informa quando o nível de combustível do reservatório auxiliar está no fim.

Transmissão - As caixas de transmissão do Novo Corolla passaram por melhorias significativas e contribuem significativamente para a extração da máxima performance do veículo.

O câmbio manual de cinco velocidades está disponível nas versões XLi (apenas com motor 1.8 16V VVTi) e XEi e teve como principais melhorias a otimização da relação de marchas, a redução de peso de vários componentes e uma montagem de alta precisão - que tornou os engates mais leves e precisos –, além do aumento do número de fixação da transmissão no motor (passou de dois para três, o que reduziu o ruído no funcionamento do conjunto).

A maior novidade, entretanto, está na transmissão automática de quatro velocidades que, no Novo Corolla, recebeu o sistema Super ECT (Controle Eletrônico de Transmissão, em português). Esta tecnologia analisa as condições de uso do veículo (ladeira, subida, trânsito, etc) e, em função disso, seleciona e mantém a marcha mais adequada para a condição encontrada. A atuação do Super ECT ainda evita mudanças desnecessárias de marcha, otimizando a performance e reduzindo o nível de emissão de poluentes.

A transmissão automática com Super ECT está disponível em toda a linha do Novo Corolla, inclusive na versão XLi com motor 1.6 16V VVTi a gasolina.

Suspensão e Rodas - A suspensão dianteira do Novo Corolla é independente, do tipo McPherson, com barra estabilizadora. Construída com componentes de alta rigidez, essa suspensão passou por um ajuste fino e sofreu redimensionamento de molas, amortecedores e bandeja inferior, o que resultou em um baixo nível de vibração e ruído e também em excelentes níveis de estabilidade e conforto.

Sistema de suspensão dianteira do Novo Corolla - A suspensão traseira de geometria semi-independente é dotada de buchas de correção angular e barra estabilizadora e conta com molas e eixo traseiro redimensionados, além de componentes de alta rigidez (perfil ETA – perfil curvo ideal para resistência torcional). O conjunto traseiro ainda apresenta buchas de suspensão compostas por um material mais elástico em comparação com a geração anterior do Corolla, proporcionando o melhor nível de estabilidade da categoria e excelente capacidade de carga.

Sistema de suspensão traseira do Novo Corolla - A versão XLi do Novo Corolla vem equipada com rodas em aço estampado de 15 polegadas, com cinco parafusos, cobertas por pneus de medida 195/65 R15. Nas versões mais sofisticadas, XEi e SE-G, o veículo traz rodas de liga leve aro 16, presas também por cinco parafusos, e pneus 205/55 R16.

Tecnologia - O gerenciamento eletrônico do conjunto mecânico, chassi, sistema elétrico e itens de segurança e entretenimento do Novo Corolla é feito por um moderno sistema de multiplexagem chamado de CAN (Controller Área Network). Com isso, o funcionamento desses itens se torna mais eficiente, devido a maior taxa de transferência de dados, além de proporcionar uma redução significativa do número de cabos e sistemas em paralelo, o que simplifica a manutenção do veículo e possibilita a instalação de mais equipamentos de conforto e conveniência à escolha do cliente.

Esse sistema já equipa veículos de segmento superior da Toyota, como o Camry, além dos luxuosos Lexus ES350 e LS460L.

O CAN permite ainda a customização de várias funções do Novo Corolla, como o funcionamento do controle remoto do alarme, o tempo do travamento das portas com o veículo em movimento, o funcionamento da luz de advertência da falta de combustível no reservatório de partida a frio e o temporizador de acendimento das luzes internas.

Desempenho e dirigibilidade - A dirigibilidade e o desempenho do Novo Corolla foi um dos principais itens de estudo e melhoria em comparação com a geração anterior. É política da Toyota no mundo inteiro não revelar dados de performance e consumo, mas testes realizados em um importante instituto de medição brasileiro mostram que o Novo Corolla é mais eficiente do que o seu antecessor.

Quando abastecido com gasolina, o Novo Corolla é nove décimos de segundo mais rápido que o modelo antigo, no teste de zero a 100 km/h. O modelo também é seis décimos de segundo mais veloz com gasolina e 8 décimos mais eficiente com álcool no teste de zero a 120 km/h.

Nas avaliações de retomada, o Novo Corolla supera seu antecessor na grande maioria das medições, sendo o resultado mais expressivo o da reaceleração entre 60 km/h a 120 km/h, onde o Novo Corolla precisou de quatro décimos de segundos a menos para cumprir a tarefa.

No que se refere à frenagem, sempre em comparação com o modelo anterior, o Novo Corolla precisa de dois metros e meio a menos para parar a partir de 80 km/h e também despreza 3,3 metros para frear de 120 km/h à imobilidade.

Já o consumo de gasolina permaneceu equivalente ao da geração anterior. A autonomia, entretanto, aumentou, tanto com álcool quanto com gasolina, uma vez que a capacidade do tanque de combustível cresceu de 56 para 60 litros.

A melhora significativa no desempenho e o prazer ao dirigir são resultados de duas importantes evoluções técnicas pelas quais passou o Novo Corolla: a adoção do sistema de direção eletro assistida e o novo acelerador eletrônico.

O Novo Corolla, em todas as versões, traz sistema de direção progressiva, do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica EPS (Electronic Power Steering) instalada na coluna de direção. O motor elétrico sem escovas reduz significativamente o atrito e a força inercial, dispensando a utilização do sistema hidráulico, o que resulta em uma excelente manobrabilidade e em respostas da direção mais precisas.

O acelerador eletrônico substitui o sistema de cabo e trabalha em conjunto com o sistema ETCS-i do motor (corpo de borboleta eletrônico e inteligente). Desta forma, o conjunto “interpreta” o desempenho desejado pelo condutor, assim que o pedal do acelerador do veículo é acionado. A borboleta que regula a aceleração, então, move-se para a posição ideal, de acordo com a condição do veículo, otimizando o desempenho e o consumo de combustível, além de tornar a condução mais suave.

Processo construtivo - Outro ponto-forte do Novo Corolla é a carroceria, que recebeu horas de estudo em melhoria de processo construtivo, com a finalidade de proporcionar maior nível de conforto aos ocupantes e também elevar ainda mais o nível de confiabilidade do modelo. O monobloco é dotado de uma estrutura de alta rigidez, que, além de proporcionar sensação de bem-estar, contribui para a melhoria da estabilidade e dirigibilidade do Novo Corolla em trechos sinuosos. A região da fixação do banco traseiro também recebeu reforço estrutural.

Pára-choques, capô, tampa do porta-malas e pára-lamas são compostos, nesta nova geração do Corolla, por chapas de aço de alta resistência, mais leves em comparação com a versão anterior, o que contribui para a segurança dos passageiros e pedestres em caso de acidentes.

A estrutura da carroceria recebeu ainda tratamento galvânico, de forma a evitar a ação de corrosão. Isso significa que, após anos de uso, o consumidor terá um veículo mais valorizado na hora da revenda, devido às boas condições de conservação.

Para minimizar o nível de ruído no interior do modelo foram instaladas mantas acústicas em dois formatos (curvo e plano) em toda a região do assoalho. Além disso, acrescentou-se vedação acústica na parte frontal, entre o capô e os pára-lamas, e nas laterais - em todas as junções das portas com os pára-lamas e nos quadros das portas.

Todas as junções do Novo Corolla possuem espaçamento mínimo entre as partes e superfícies de junção plana, o que não só contribui para a minimização dos ruídos, mas também denota refino no acabamento do carro.

A ausência de ruído na carroceria também se deve aos apêndices aerodinâmicos instalados na parte inferior da carroceria. Esses dispositivos contribuem para a redução no consumo de combustível.

Segurança - O Novo Corolla está mais sofisticado e completo neste quesito. Com relação à segurança ativa, o modelo oferta freios a disco nas quatro rodas, sendo que as versões XEi e SE-G e também a versão XLi (com motor 1.6) vêm equipadas com o sistema antitravamento ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD – Eletronic Break Distribution). Este conjunto permite ao motorista manter o controle direcional do veículo em caso de frenagens abruptas.

Também integra o pacote de segurança ativa o duplo airbag dianteiro, disponível em todas as versões, e o duplo airbag lateral, novidade nas versões XEi e SE-G.

Há ainda cinto de segurança com limitador de forças e pré-tensionador em todas as versões, sendo que os modelos XEi e SE-G trazem cintos de segurança de três pontos para todos passageiros, além de incorporarem também terceiro apoio de cabeça no banco traseiro.

No que se refere à segurança passiva, o Novo Corolla possui carroceria dotada da tecnologia GOA, com deformação totalmente programável. Na nova geração, as regiões traseira e dianteira e também a coluna de direção foram preparadas para absorverem impactos. Nas quatro portas há barras de proteção lateral.

Em hipótese de atropelamento, a estrutura do capô e o formato dos limpadores de pára-brisa são próprios para protegerem a cabeça dos pedestres, garantindo mínimos danos.

E, caso o motorista fique preso no interior do veículo em um acidente, o pedal de freio pode ser desarmado em poucos segundos, facilitando sua remoção.

Assistência Técnica - Não é apenas na hora de comprar o Novo Corolla que o consumidor percebe as melhorias. A tecnologia embarcada do modelo tornou sua manutenção mais simples e rápida. O tempo da primeira revisão, por exemplo, foi reduzido de 90 minutos para 70 minutos.

Sem contar que o proprietário do Corolla continua a contar com a pioneira garantia de três anos da Toyota e com todos os serviços da rede, que vem passando por processos de aprimoramento e melhorias contínuas nos serviços de atendimento ao consumidor.

Acessórios - A lista de acessórios do Novo Corolla também está disponível nos 122 concessionários da marca. São 21 itens disponíveis, com aplicações específicas.

Meio Ambiente - A Toyota é mundialmente reconhecida por sua irrestrita preocupação e respeito com o meio ambiente. E, na construção do Novo Corolla, a montadora extrapolou seus próprios parâmetros e criou o sedã médio mais “verde” produzido no Brasil. São fabricadas em resina recicláveis todas as peças de revestimento do veículo, que estão identificadas com o símbolo de Produto Reciclável.

O painel frontal é inteiramente construído em um polímero denominado TSOP (Polímero Toyota Super Olefina), que foi desenvolvido especialmente pela montadora para também ter um alto índice de eficiência em reciclagem.

Até mesmo o material dos airbags pode ser reciclado, bem como todos os isolantes acústicos do modelo.

Além disso, na linha de montagem, foi eliminada a utilização de metais pesados, como o Chumbo, Cádmio e Mercúrio, além de outros materiais nocivos ao meio ambiente, como o cloreto de vinil. | www.toyota.com.br

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