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19/07/2017 - 07:18

Metas de 2017: metade do ano já se foi!

A maioria das crianças e adolescentes no período escolar leva o primeiro e o segundo semestre na zona de conforto, e recupera as notas e faltas no terceiro ou até no último semestre. Por essa razão, muitos repetem de ano. No comércio também funciona basicamente assim. Há vendedores que deixam para cumprir suas metas no último semestre e, em alguns casos, até no último mês do ano. A zona de conforto no ambiente corporativo é ainda maior do que comparado com os alunos nas escolas, e diversos são os motivos: estresse, desmotivação, problemas pessoais e falta de reconhecimento são alguns deles. Por isso, sugiro dicas para comerciantes potencializarem os resultados em seus negócios ainda este ano.

1º – Relacionamento —As empresas estão preocupadas em gourmetizar produtos ou serviços e esquecem do atendimento. Os clientes querem ser surpreendidos! Já pesquisou no Google sobre “Atendimento Gourmet”? Ter um time preparado e motivado é o diferencial para as empresas de sucesso e que estão crescendo até na crise. Importante lembrar que o relacionamento começa na prospecção ou no primeiro atendimento, e nunca termina. Tenha contato com os seus clientes sem prazo para terminar. Como exemplo, envie uma mensagem de feliz aniversário todos os anos - quantas empresas lembram do seu aniversário anualmente? Os clientes querem uma experiência de compra, querem sair da sua empresa repetindo a interjeição ‘uau’!

2º – Inovação — Os produtos e serviços estão cada vez com mais diferenciais. Para crescer é fundamental inovar, não apenas os produtos e serviços, mas também as ações (inovAções). Inovar as ações de marketing, de vendas, de motivação da equipe, de surpreender os clientes e também do ambiente. Sim, é preciso ter um ambiente agradável e produtivo.

3º – Planejamento — Por causa das dificuldades e burocracia, muitos empresários gastam mais de 80% do tempo no operacional do negócio e esquecem do estratégico, do crescimento da empresa. O planejamento é ideal para campanhas de marketing, de vendas, fidelização de clientes, de funcionários, de cobrança, de crescimento e também da mente. Planejar a mente do empreendedor para ter foco no estratégico, que é tão importante ou mais do que o operacional, é primordial para o sucesso. Qual foi a última vez que você ficou um período inteiro (aproximadamente entre quatro e cinco horas) fora da empresa pensando na empresa? Quando você está na empresa, a sua preocupação é com o operacional. Fique uma manhã por semana na sua casa com o celular e o computador desligados pensando no seu negócio, escrevendo em um caderno novas estratégias e na inovação.

4º - Treinamento (ApRender)— Para render é preciso aprender. Poucos conseguem potencializar os resultados sem conhecer e descobrir novas técnicas e ferramentas. Qual foi a última vez que você participou de uma palestra de vendas, por exemplo? Leu um livro sobre empreendedorismo? Ou contratou um palestrante profissional para treinar e motivar a sua equipe? É difícil querer resultados melhores fazendo sempre do mesmo jeito, sem observar o que está acontecendo ao nosso redor. Como leitura sugiro o livro A Estratégia do Oceano Azul do autor W. Chan Kim, publicado pela editora Harvard Business Review. Tem um ditado popular que diz que treinamentos são caros, mas imagine ter funcionários despreparados e desmotivados!

5º – Mentoria— Todos, independentemente do cargo ou posição, precisam ter um mentor, uma pessoa que irá ajudar nas decisões, das mais simples até as mais complexas. Administrar uma empresa sozinho é um grande desafio, por isso o apoio de um profissional para ajudar na avaliação das decisões antes que elas sejam tomadas é um upgrade poderoso para tomar as decisões certas. O mentor não necessariamente precisa ser um profissional, pode ser um tio, um amigo e até um funcionário, mas é preciso ter. Acredito que o mentor seja como um GPS, ele dirá o melhor caminho e o mais rápido para chegar no seu objetivo, mas é você que irá colocar a gasolina, engatar a primeira e dirigir.

. Por: Jaques Grinberg, empreendedor, coach, palestrante e consultor. Conhece na prática as dificuldades de empreender no Brasil. Especialista em coaching de vendas do Brasil e um dos palestrantes mais requisitados quando o assunto é vendas. Conhecido nacionalmente por diversos artigos e matérias publicados nas principais mídias do país destacando-se capa da revista Exame PME, case de sucesso no site do banco Bradesco e participação como consultor convidado no programa PEGN da Rede Globo. Autor do best seller 84 Perguntas que Vendem publicado pela Literare Books.

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