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26/03/2008 - 11:28

Realocação dos investimentos em RH

Durante algumas reuniões com diretores e gerentes de RH de empresas nacionais e multinacionais, tenho percebido uma mudança de estratégia na aplicação de seus recursos financeiros. As empresas estão cada vez mais exigentes em relação ao retorno do investimento aplicado, e por conseqüência, fica cada vez mais difícil obter recursos a serem aplicados nos processos não produtivos da empresa.

O processo de terceirização de rotinas operacionais de folha de pagamento tem ajudado estas empresas a não mais necessitarem de recursos para serem investidos em processos que não são o “negócio” da empresa. Quando estas rotinas são terceirizadas, todos os custos inerentes a este processo são de responsabilidade do provedor. Refiro-me aqui aos custos oriundos da aquisição de software, manutenção de sistemas, compra de servidores, atualização de estações de trabalhos, serviços de implantação/customização de sistemas, dentre outros, os quais passam a ser responsabilidade do provedor de serviços de outsourcing.

Por outro lado, os profissionais que executavam estes processos, passam a gerir um contrato de SLA (nível de serviço) com o provedor, além de realmente se preocupar com a gestão de pessoas propriamente dita, ou seja, passam a ter tempo hábil para realizar a gestão do capital humano de suas organizações, buscando e implantando soluções que visam a satisfação de seus colaboradores e de suas organizações.

Desta forma, os recursos direcionados à área de RH passam a ser aplicados na gestão do capital humano, sendo muito mais fácil quantificar o retorno sobre o capital investido. Para exemplificar esta situação, responda a seguinte questão: é mais fácil justificar os custos para uma eventual substituição das estações de trabalho ou o investimento em capacitação da força de vendas de sua empresa?

Se você respondeu que é mais fácil justificar o investimento na capacitação da força de vendas, parabéns! Você faz parte do grupo de profissionais alinhados com o “negócio” de sua organização. Serão estes profissionais que estarão sempre à frente no mercado de trabalho.

. Por: Renato Morcelli, diretor de marketing da ABPO-RH (Associação Brasileira de Provedores de Outsourcing de RH). Perfil da ABPO-RH - A ABPO-RH (Associação Brasileira de Provedores de Outsourcing) é uma entidade sem fins lucrativos que reúne as principais empresas fornecedoras de serviços de terceirização de processos de Recursos Humanos no Brasil. Criada em 2007, a ABPO-RH tem como objetivo estabelecer condições que mantenham os processos de outsourcing dentro dos estritos padrões técnicos, morais e éticos reconhecidos pela sociedade local, nacional e internacional. A ABPO-RH vai desenvolver e divulgar as vantagens competitivas do outsourcing, patrocinando pesquisas, divulgando números e iniciativas para trazer novas metodologias e tecnologias, que contribuam para o crescimento do outsourcing. A ABPO-RH também apresenta como meta promover o relacionamento com os órgãos governamentais e regulatórios, visando ao melhor entendimento dos vários impactos que os provedores de serviços e seus clientes sofrem com as conseqüentes modificações e alterações legais que regulam as relações trabalhistas no Brasil.O conselho diretor da ABPO-RH é formado por executivos com larga experiência na área de outsourcing de RH. Eduardo Quadrado, da RM Outsourcing (TOTVS BPO RH) é o presidente e José Cabral, da ASM, o vice-presidente. A diretoria também é formada por Renato Morcelli, (Datasul Outsourcing), que assume a diretoria de relações institucionais, Ricardo Paulauskas (RH Top) diretor de Relações Internacionais, Daniel Arnaldi (Build Up) diretor Administrativo-Financeiro, Alexandre de Botton (ProPay), diretor de Desenvolvimento Organizacional e Arlindo Felipe Junior (ASM), que será secretário executivo.

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