Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2008 - 09:46

Brasil e China estabelecem cooperação para o ensino da culinária chinesa


Entendimentos para capacitar profissionais brasileiros foram feitos hoje, em Xangai, durante reunião entre a ministra Marta Suplicy e o secretário de Turismo da cidade .

Xangai – A ministra do Turismo, Marta Suplicy, e o secretário de Turismo de Xangai, Dau Chu Ming, estabeleceram, em reunião realizada hoje, a cooperação do órgão de turismo da cidade com o Ministério do Turismo brasileiro no desenvolvimento de um programa para capacitar cozinheiros brasileiros a produzirem os pratos da tradicional culinária chinesa. O encontro foi mais uma atividade da agenda da ministra, em sua visita oficial à China.

“A capacidade brasileira de aumentar sua oferta de restaurantes de culinária chinesa, com qualidade e produção compatíveis com o que se faz hoje nos melhores restaurantes das cidades da China, deve ser mais um importante elemento de diferenciação e aumento de nosso potencial de atração do turista chinês”, avaliou a ministra Marta Suplicy. Segundo ela, o número de visitantes que o Brasil recebe da China vem aumentando a cada ano, assim como é crescente o contingente de turistas chineses que viajam pelo mundo. Em 2007 foram 44 milhões.

“O Brasil disputará uma maior parcela desse mercado oferecendo não somente sua grande variedade de destinos, como também serviços diferenciados e de qualidade. A comida sempre ocupa lugar relevante entre os elementos de decisão para viagens e os chineses demandam uma melhor oferta da sua culinária nos paises que visitam”, acrescentou a ministra.

Durante a reunião, ficou acertado que as áreas técnicas do MTur e da Secretaria de Turismo de Xangai manterão contatos nas próximas semanas para definir a forma como será desenvolvido esse importante programa de qualificação profissional, seja por meio da ida de mestres da culinária chinesa para ministrar cursos no Brasil ou por outras formas que se julgar eficientes. Uma outra ação será o incremento da troca de informações sobre os mercados turísticos dos dois países, que será conduzido pela Embratur e por autoridades de turismo de Xangai.

Ainda nesta quarta-feira a ministra visitou e manteve reunião de trabalho com o Comitê Organizador da Expo Xangai 2010. Marta Suplicy foi recebida pelo vice-presidente do Comitê Organizador da Exposição Mundial de Xangai, Huang Jianzhi, e pelo diretor do Departamento de Participantes Internacionais, Xu Bo, responsáveis pela organização da exposição naquela cidade.

A Expo 2010 faz parte do calendário de Feiras Mundiais (World’s Fair), eventos que ocorrem periodicamente desde o século XIX, e que reúnem expositores de diversos países para exibir novidades em diferentes áreas. Trata-se do terceiro maior evento internacional, em termos econômicos e culturais, sendo precedido apenas pela Copa do Mundo da FIFA e pelos Jogos Olímpicos.

A expectativa do Comitê Organizador é que a exposição conte com a participação de mais de 29 organizações internacionais e 167 países (dentre eles o Brasil, que ainda não definiu o tema de seu estande), atraia cerca de US$ 3 bilhões em recursos e receba em torno de 70 milhões de visitantes.

Para construir o local da exposição o governo de Xangai escolheu uma área de 5.28 Km2 no centro da cidade, onde cerca de oito mil residentes e 272 empresas estavam instalados em condições precárias. O governo local comprou a área e relocou os antigos moradores e empresas para duas áreas residenciais, com melhor estrutura e maior metragem quadrada, oferecendo condições especiais de compra.

Os representantes do Comitê Organizador apresentaram à ministra Marta Suplicy o projeto adotado para o desenvolvimento da rede de transporte terrestre da cidade. Estão em construção mais três novas linhas de metrô, que totalizarão, até 2010, mais 166 km e 110 estações à rede hoje existente, que já conta com 234 estações de metrô. A ministra pôde conhecer também os projetos de capacitação dos diversos setores que estarão envolvidos nos receptivos dos turistas que visitarão a EXPO 2010.

Com o desafio de realizar a Copa do Mundo de Futebol, os programas desenvolvidos em cidades como Beijing e Xangai, que sediarão dois grandes eventos internacionais, são uma referência importante no planejamento brasileiro para 2014. | Foto: A ministra Marta Suplicy e Huang Jianzhi, vice-Presidente do Comitê Organizador da Exposição Mundial de Xangai

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira