Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/07/2017 - 07:15

Produção do setor eletroeletrônico aponta crescimento de 6,2%

Feira em São Paulo traz novidades e soluções para o segmento entre os dias 25 e 28 de julho. FIEE - 29ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação é referência para o segmento.

A produção do setor eletroeletrônico apontou crescimento de 6,2% no mês de maio de 2017 em relação ao mesmo mês de 2016. É o que mostram os dados divulgados pelo IBGE e agregados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee). O incremento do setor eletroeletrônico foi superior ao da indústria geral, que atingiu 3,9%.

Em meio a esses fatores positivos, entre os dias 25 e 28 de julho, será promovida a FIEE – 29ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação, no São Paulo Expo, em São Paulo. O evento vem para fomentar novos negócios e alavancar ainda mais o segmento.

O aumento da produção da indústria eletroeletrônica ocorreu em função da alta de 25,9% na atividade industrial eletrônica, uma vez que a indústria elétrica retraiu-se 7,0%. Apesar do resultado, ele observa com cautela o momento, principalmente em função das turbulências políticas que podem comprometer o processo de retomada.

No acumulado de janeiro a maio de 2017, a produção industrial do setor eletroeletrônico aumentou 3,7% em relação ao igual período de 2016. Este incremento foi consequência da expansão de 19,5% na produção da indústria eletrônica, visto que a indústria elétrica recuou 6,8%.

Mercado brasileiro atrai interesse de empresas internacionais — Mesmo com a crise econômica pela qual passa o Brasil, o mercado do País continua atraindo a atenção de empresas de outros países. Um exemplo é que mais de 60 empresas de 10 países que participam como expositoras da FIEE. As empresas são provenientes de países como Alemanha, China, Coreia do Sul, EUA, Hong Kong, Índia, Itália, Suíça, Taiwan e Turquia e trazem soluções para os segmentos de Automação, Eletrônica, Equipamentos Industriais e GTDC – Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização de Energia, novo setor desta edição da FIEE.

Sustentabilidade: FIEE terá ponto de coleta e descarte correto de eletroeletrônicos — Segundo dados do Programa para o Meio Ambiente da ONU (Pnuma), este ano, no mundo, a quantidade de lixo eletrônico descartado deve chegar a 50 milhões de toneladas. Os dados também revelam que o Brasil é o país que mais gera lixo eletrônico. Ao todo, foram registrados 1,4 milhões de toneladas/ano.

Como forma de incentivar e informar quanto à prática do descarte ambientalmente correto dos eletroeletrônicos, a FIEE será ponto de coleta de equipamentos, que serão encaminhados para reciclagem.

A iniciativa faz parte do Projeto “Descarte GREEN” da GREEN Eletron, entidade gestora para logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos criada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) para auxiliar as empresas no atendimento à legislação. Durante os quatro dias da feira serão disponibilizados dois coletores, onde poderão ser descartados produtos eletroeletrônicos de pequeno e médio porte, como computadores, impressoras, celulares, notebooks, tablets e outros, além de permitir aos visitantes conhecer melhor o projeto.

Além de informar quanto à forma e os pontos de descarte de eletroeletrônicos, o espaço ainda apresentará aos visitantes o conceito da Economia Circular, conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, no ciclo produtivo ou outra destinação final ambientalmente adequada.

A destinação do lixo eletrônico se tornou uma das questões mais importantes na gestão de resíduos sólidos urbanos. De acordo com a Universidade das Nações Unidas (UNU), estima-se que cada brasileiro descartou, em 2014, em média 7 kg de equipamentos eletroeletrônicos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010, regulamentou a destinação dos resíduos, possibilitando a aplicação de multas para as empresas, o que pode prejudicar a imagem da organização.

Palestra com professor da Havard Business School — O ABINEE TEC 2017, evento para qualificação profissional realizado de forma simultânea durante a 29ª edição da FIEE – Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação, vai contar a palestra do professor da Harvard Business School, Thales Teixeira. Com o tema Conectividade, o Fórum será realizado no dia 25, a partir das 9h, no São Paulo Expo e contará com a presença também de especialistas, membros dos poderes Executivo e Legislativo, representantes de indústrias, de universidades e de institutos de pesquisa.

Pesquisador da Harvard Business School (HBS) nos Estados Unidos, o Professor Dr. Thales Teixeira é referência na faculdade de Marketing. Ele é Ph.D. em marketing pela Universidade de Michigan, onde obteve graduação como bacharel em administração de empresas e mestrado em estatística na Universidade de São Paulo.

O Fórum Conectividade vai debater soluções para Redes e Cidades Inteligentes; Internet das Coisas; Manufatura Avançada - Indústria 4.0 e Segurança dos Dados. O evento será mediado pelo pesquisador e professor emérito do Centro de Informática da UFPE, Silvio Meira, que também reunirá empresas líderes em tecnologia.

Representante do governo federal, Álvaro Prata, falará sobre política pública para inovação durante evento que ocorre paralelo à FIEE — O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Álvaro Prata, e o diretor de Tecnologias Inovadoras do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), José Henrique Videira Menezes, confirmaram presença no ABINEE TEC 2017, evento de atualização profissional e aprimoramento técnico que ocorre durante a 29ª edição da FIEE – Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação, no São Paulo Expo.

Os representantes do governo federal participarão do painel que trará como tema central “Política Pública para Inovação”, no dia 25 de julho, a partir das 15h e falarão sobre os temas: “O Desempenho do Brasil em Inovação e o Apoio à Gestão Empresarial” e “O Resultado dos Investimentos em Inovação no Brasil”.

Também participarão do debate o diretor de Inovação da Natura, Alessandro Mendes, Jorge Salomão, Diretor de Tecnologia da Abinee, João Alberto De Negri, Diretor de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e Paulo Ivo, vice-presidente do IPD Eletron.

A FIEE – 29ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação reunirá mais de 1.000 marcas nacionais e internacionais em mais de 18 mil m² de área. A expectativa é de que 40.000 profissionais do setor participem do evento.

Organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, principal organizadora de eventos do mundo, a FIEE integra o calendário global da Reed Exhibitions, junto com outras feiras do setor de energia, como Brasil Offshore, Fenasucro & Agrocana, Santos Offshore e no mundo: Nepcon, C-Touch & Display, All-Energy Exhibition & Conference, SPE Offshore Europe, World Future Energy Summit e International Biomass Expo.

A FIEE conta com apoio da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), IPD Eletron e GREEN Eletron – Gestora para Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos.

FIEE - 29ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação, de 25 a 28 de julho de 2017, na São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 | Água Funda - São Paulo (SP). www.fiee.com.br.

O credenciamento está aberto para visitantes e o cadastro é gratuito para profissionais do setor. A inscrição deve ser feita pelo site http://www.fiee.com.br/pt-br/Credenciamento. Mais informações e a programação completa do evento podem ser encontradas em: http://www.fiee.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira