Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/07/2017 - 08:21

Literatura para Todos marca uma das primeiras atividades do IEL Estação das Letras

Aulas começam em agosto e têm como objetivo a democratização da leitura e escrita.

Para democratizar a acessibilidade das pessoas em projetos ligados à leitura e à escrita, o Instituto Estação das Letras (IEL) inaugura em agosto o Projeto Literatura para Todos, com aulas regulares em cursos sobre gêneros literários e valores bem abaixo dos praticados pelo mercado.

“Os cursos oferecidos pelo Projeto fazem parte do espírito coletivizador do IEL. Eles vêm juntar-se não somente à qualidade comprovada dos cursos da Estação, nos quais trabalhamos com mestres de excelência, assim como fazem parte também de um acordo de colaboração entre orientadores e espaço”, explica Suzana Vargas, fundadora da Estação das Letras, que sempre desejou colocar a literatura ao alcance de todos, “entre professores, estudantes e pessoas impossibilitadas de fazer frente a custos mais altos”.

Eça de Queiróz; A Voz do Autor; Verso e Prosa; Processos Criativos em Ficção e Literatura Infantil e Juvenil estão entre os temas das aulas e os escritores Sérgio Nazar David, Angela Carneiro, Susana Fuentes, Ronaldo Wrobel, Marcia Cristina Silva, entre os professores.

Segundo Suzana Vargas, este é apenas o começo de uma política de bolsas de criação literária e vem mais por aí, com as ações voluntárias já iniciadas. O Leitura Solidária (realizada por voluntários para proporcionar momentos alegres a outras pessoas) e o Samburá de Livros (recebe doações de livros de pessoas físicas e jurídicas para compor conjuntos com acervo de 50 livros que, após uma seleção com curadoria do IEL, serão doados a pessoas e instituições que realizem projetos de leitura) são exemplos da socialização proposta.

Ainda sob comando do IEL - Estação das Letras está a programação semestral (goo.gl/iaSYz8) da Casa, que contempla literatura infantojuvenil, poesia, conto, narrativa e dramaturgia, bem como assuntos relacionados ao mercado editorial, incluindo como publicar um livro de ficção, os caminhos da comercialização, redação e atualização em Língua Portuguesa, editoração e preparação de originais, além de assessoria de imprensa, revisão e copidesque e formatos de livrarias.

O IEL Estação das Letras conta com a experiência dos professores Ninfa Parreiras, Elias Fajardo, Carlito Azevedo, Carola Saavedra, Claudia Lage, João Paulo Vaz, José Castello Alvanísio Damasceno, Monica Coronel, Luciana Borges e Daniel Louzada.

As inscrições estão abertas pelo 21 3237-3947 e as aulas serão realizadas na R. Marquês de Abrantes, 177, no Flamengo.

O IEL e a Estação das Letras — O Instituto é um desdobramento da história d da Estação das Letras e seus mais de quatro mil eventos, cursos e oficinas realizados ao longo de mais de duas décadas de atuação, com programações culturais e oficinas de criação literária em gêneros diversos bem como formação de mão de obra para o mercado editorial .

O IEL funciona com um colegiado de alunos, professores e escritores e tem a finalidade de ampliar projetos que já existiram, como Rodas de Leitura; Caravana de Escritores; Estação Pensamento e Arte, além de implantar ações para promover o desenvolvimento artístico e educacional com o apoio de leis federais, estaduais e municipais de incentivo à cultura sempre disseminando a leitura e a escrita.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira