Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/07/2017 - 09:00

Sistema FIRJAN debate futuro dos sindicatos e associativismo

Workshop foi desenvolvido para apoiar executivos e secretários no aprimoramento constante da gestão sindical.

Rio de Janeiro (RJ) — O fim da contribuição sindical obrigatória, aprovado com a reforma trabalhista, impactará os sindicatos de todo o Brasil. Para traçar cenários e formular novos caminhos para o setor, o Sistema FIRJAN organizou no dia 26 de julho (quarta-feira ) o Workshop Sindical – Associativismo e Relacionamento.

“É necessário que os líderes sindicais tenham uma nova mentalidade. Cada vez mais os sindicatos devem oferecer serviços que gerem interesse e tragam valor aos associados. Isso permitirá com consigam operar independentemente da contribuição sindical compulsória”, explicou Carlos Di Giorgio, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro (Sigraf), na abertura do evento.

Di Giorgio participou da palestra sobre os desafios da representatividade empresarial no contexto atual e a importância da geração de valor para os associados. Também debateram o tema os presidentes dos sindicatos das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Nova Friburgo (Sindmetal), Cláudio Tangai; da Indústria do Mobiliário de Campos dos Goytacazes (Sindimob), Fernando Aguiar; e das Indústrias e Extratores de Pedras Gnaisses do Noroeste do estado do Rio (Sindgnaisses), Marco Antônio Souza.

Cláudio Tangari ponderou ser necessário aproveitar o momento de mudanças para buscar soluções que fortaleçam as entidades patronais: “Vivemos um momento de transição, com novos desafios a vencer. Entendo que os sindicatos precisam se tornar um provedor de serviços. Eles precisam justificar ao associado que estão de fato buscando atender aos direitos e que desempenham um papel estratégico de defesa de interesse.”

Uma solução proposta por Sergio Yamagata, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção, Engenharia Consultiva e do Mobiliário de Niterói a Cabo Frio (Sindicem), é a união dos sindicatos que defendem causas em comum. Para ele, essa medida iria facilitar a obtenção de associados, por exemplo. “Esse enxugamento poderia criar mais eficiência e menos custo para os associados e sindicatos”, afirmou.

Conforme destacado por Cesar Bedran, gerente de Associativismo do Sistema FIRJAN, “esta edição foi especialmente planejada para otimizar ao máximo a troca de experiências e exposição de práticas bem-sucedidas entre os sindicatos, num momento em que grandes desafios deverão alterar o modelo de atuação dessas organizações, com a aprovação da reforma trabalhista no Brasil”. O evento foi desenvolvido “para apoiar os executivos e secretários no aprimoramento constante da gestão sindical, por meio da abordagem de temas prioritários para o fortalecimento institucional dos sindicatos filiados ao Sistema”, acrescentou.

Benefícios para associados no centro do debate— Também foi promovida uma visita técnica às unidades operacionais do Sesi e do Senai Tijuca, disponíveis às empresas associadas aos sindicatos. Na ocasião os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o IST Ambiental, a Escola Senai de Construção Civil e de Panificação, além do portfólio de saúde e odontologia do Sesi.

A promoção de encontros de negócios, capacitação de líderes sindicais e qualificação do trabalhador por meio de cursos gratuitos foram algumas das atividades destacadas pelo gerente geral de Mercado e Vendas da Federação, Carlos Magno. “As empresas associadas aos sindicatos filiados à Federação também têm acesso a benefícios diversos, como descontos em cursos de gestão empresarial, ação de defesa de interesses e assessorias técnicas”, pontuou.

Ele citou, ainda, cases de serviços que a Federação desenvolveu sob medida para empresas como Grupo SEB Arno, Renner e Tupperware. “As soluções que nós construímos são feitas de acordo com as necessidades das empresas. Tudo começa com uma demanda estratégica, e nós, baseados nisso, realizamos customizações e adequações, levando em consideração peculiaridades inerentes a cada empresa”, explicou.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira