Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/08/2017 - 07:30

“Desarmamento Nuclear”

Livro analisa cenário para desarmamento nuclear global, com lançamento no dia 1º de agosto, em São Paulo.

O livro “Desarmamento Nuclear” do advogado Wolf Ejzenberg. A obra, com selo da editora Arraes, é resultado de sua dissertação de Mestrado, desenvolvida entre 2012 e 2014 e defendida em 2015 perante o Departamento de Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

A pesquisa parte de uma análise sobre o ensaio de Kant “À Paz Perpétua”, de 1795, e como ele pode ser usado para pautar o ideal do desarmamento nuclear global. “Não é uma análise exaustiva do ensaio kantiano, mas identifica nele a proposição de observar os sinais negativos de uma realidade histórica como demonstrações de algo a ser superado pelo desenvolvimento racional da humanidade”, destaca Ejzenberg. Partindo dessa premissa, contando com descrição da evolução histórica da questão nuclear desde o desenvolvimento das armas nucleares, há uma análise crítica de todo o aparato internacional desenvolvido sobre a problemática relacionado a esse tipo de armamento (tratados, organizações, acordos etc.), e de como a política das relações internacionais acaba criando obstáculos ao seu aprimoramento e efetivo cumprimento.

A obra avalia como o comportamento das potências nucleares pode ser considerado como o principal fator de dificuldade para o pleno funcionamento de tratados que têm por finalidade a não proliferação ou mesmo o banimento das armas nucleares.

O livro não se resume apenas à tese defendida em 2015, já que traz algumas considerações sobre acontecimentos políticos recentes como o acordo com Irã em 2015, o agravamento da tensão norte-coreana nos últimos anos, a exacerbação dos discursos sobre a questão nuclear de Putin e Trump no fim de 2016 e a conferência realizada este ano na ONU para a aprovação de tratado contra as armas nucleares. “Apenas uma abordagem coerente e trans­parente sobre o impasse das armas nucleares, especialmente pelas principais po­tências, permitirá a retomada de passos no tortuoso caminho em busca de seu controle efetivo e, num segundo momento, do desarmamento completo”, ressalta o autor.

Wolf Ejzenberg é sócio do escritório Ernesto Tzirulnik Advocacia – ETAD, mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da USP e colaborador do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro – IBDS.

.O coquetel de lançamento do livro acontece no dia 1º de agosto (terça-feira), a partir das 18h30 na sede do ETAD, Rua Ceará, 202 – Pacaembu, em São Paulo(SP). O evento terá a participação do músico Walmir Gil. http://www.etad.com.br ou e-mail: [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira