Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/08/2017 - 07:45

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro deseja formar empreendedores da própria vida


O Estado, através da Seeduc está implantando programa de empreendedorismo em escolas da capital, a iniciativa atenderá cerca de mil alunos do Ensino Médio a partir de agosto, e quatro mil em 2018.

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Educação (Seeduc), firmou parceria com a Junior Achievement/RJ e o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) para implantar o programa educativo Trilha Empreendedora em 11 escolas da capital do Rio de Janeiro. A iniciativa ofertará atividades voltadas ao Empreendedorismo e atenderá cerca de mil alunos do Ensino Médio, a partir do mês de agosto, e chegando a quatro mil em 2018.

O convênio foi assinado o dia 31 de julho (segunda-feira), na sede do IBP, no Centro do Rio de Janeiro, com as presenças do secretário de Estado de Educação, Wagner Victer; do presidente do IBP, Jorge Camargo; e da diretora-presidente da Junior Achievement/RJ, Mariana Carvalho, o chefe da Casa Civil do Estado Marcelo Queiroz, entre vários empresários, — associados do IBP.

Por meio do programa, a Junior Achievement, organização social que estimula e desenvolve o potencial dos jovens para o mercado de trabalho, aplicará a metodologia de ensino e capacitará professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino. Já o IBP financiará os livros, que terão conteúdos específicos da área de Empreendedorismo.

A iniciativa será desenvolvida nas Escolas Técnicas Profissionalizantes da Seeduc —ofertam o Programa Ensino Médio Inovador, o Proemi—, proposta que tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas unidades escolares estaduais. A previsão é que o programa seja ampliado e desenvolvido, em 2018, nas outras unidades que ofertam essa modalidade de ensino.

O programa irá capacitar 60 voluntários de diferentes empresas associadas ao Instituto, que darão aulas de empreendedorismo e passarão sua experiência profissional para aproximadamente mil alunos do ensino médio em 11 escolas da rede pública, com idades entre 15 e 17 anos.

O primeiro passo é tornar a escola interessante ,de maneira que o aluno não abandone os estudos, em seguida guiar este jovem para que ele comece a empreender, e consiga com o tempo aprender a sobreviver em um mercado competitivo — fazendo a diferença no que mais gosta. Mostando acima de tudo, as vantagens de permanecer na escola.

Na lista, candidatos de comunidades carentes com poucas oportunidades. — Transformar pessoas, que vão interferir na sociedade da sua rua, bairro, cidade e quiçá o país.

— Temos neste momento a oportunidade de se engajar em um programa para jovens empreenderem, a indústria do petróleo chegando às comunidades e as impactando positivamente. Isso veio para marcar a nova fase do segmento — aplaudiu o presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo(IBP).

Esse é o Primeiro Projeto Setorial de Voluntariado de Petróleo e Gás, coordenado pelo IBP e que conta com o patrocínio conjunto de 11 empresas.

Extremamente animada com o programa, a diretora-presidente da Junior Achievement/RJ, Mariana Carvalho acredita no sucesso do programa e já tem experiências que comprovam que estes programas mudam radicalmente a vida de jovens e suas famílias na grande maioria sem perspectivas, — e prontos para serem cooptados pela vida marginal por conta da necessidade de sobrevivência.

O secretário estadual de Educação, Wagner Victer, sempre entusiasta com os bons trabalhos acredita que tem que haver uma trasnformação cultural, a mudança de um juízo preconcebido de que o jovem de uma comunidade carente não consegue mudar o seu rumo de vida.

— Eu, estou justamente na casa onde frequento a tanto tempo (o IBP), sou engenheiro da Petrobras, sou professor, e hoje como secretário de educação, quero acreditar que a escola aliada ao empreendedorismo consegue no mínimo que seus estudantes melhorem a autoestima, se tornem grandes pessoas, —e prontas para tomar as rédeas de suas vidas, crescendo como profissionais, e tornarem seres humanos bem melhores e colaborativos junto ás suas famílias —frisa Victer.

— No início deste ano, a rede estadual de ensino deu um grande passo e implantou, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o ensino técnico profissionalizante em Empreendedorismo em 37 escolas localizadas em diversos municípios do Rio de Janeiro. Com essas novas escolas, os alunos terão ao alcance um programa piloto de formação pedagógica e profissional, e também agora firmamos um convênio com a escola de inglês Yes—, emenda, o secretário.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira