Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/03/2008 - 10:58

SuperVia comemora os 150 anos de Estrada de Ferro Central do Brasil

Em comemoração ao sesquicentenário da Estrada de Ferro Central do Brasil, a SuperVia inaugurará a exposição fotográfica “150 anos da E.F.C.B.”, na sexta-feira, dia 28 de março, às 11h, no Espaço Cultural da estação Central do Brasil. O evento terá a presença de autoridades do setor de transporte.

A mostra reunirá fotografias de Antônio Carlos Lemos e André AZ, que ficarão em exposição na gare da estação até o dia 04 de abril. As fotografias retratam dois períodos: de 1935 a 1940, com a construção do projeto atual da Estação Central do Brasil e a inauguração dos primeiros trens elétricos e da subestação da Mangueira, dentre outros marcos da época, e fotos atuais que abordam a modernização do sistema ferroviário, com a implantação dos novos trens coreanos. A exposição contará ainda com uma maquete de ferromodelismo, medindo 4,4m x 1,6m, que replicará o pátio da estação Central do Brasil, no início da construção da E.F.C.B., com miniaturas de trens em movimento.

Inaugurada em 29 de março de 1858, a Estrada de Ferro Central do Brasil, compreendia o trecho da estação Corte (atual Central do Brasil) até a estação Pouso dos Queimados (atual Queimados), com 47,21 km de extensão. Em 8 de novembro do mesmo ano, o trecho foi ampliado até a estação Belém (atual Japeri), adicionando mais 13 km de linha férrea.

A E.F.C.B. foi a terceira ferrovia do país e tem papel histórico, econômico, político e cultural na formação e desenvolvimento dos municípios e bairros do entorno. Além disso, ela já foi considerada a maior malha de trens urbanos do país. Há 10 anos administrado pela SuperVia, os 225km da malha ferroviária da Região Metropolitana do Rio de Janeiro transportam cerca de 11 milhões de passageiros por mês e abrangem 89 estações e 11 municípios. | www.supervia.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira