Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/08/2017 - 08:03

Cresce 57% a expectativa do varejo de vizinhança para 2017, diz GFK

Análise da GFK apresentada com exclusividade na ABAD 2017 São Paulo revela que o mercado de vizinhança continua bastante competitivo frente aos Hiper e Supermercados.

A GfK, uma das mais respeitadas empresas de pesquisa de comportamento de consumo, acaba de constatar em um de seus recentes estudos, uma continua evolução no setor do mercado de vizinhança. De acordo com os quase 400 varejistas entrevistados, o ano de 2017, iniciou carregado de incertezas e preocupações, como: queda do poder de consumidor, aumento de tributos, inflação, redução de lucro e aumento no custo dos produtos. Esses e outros fatores decorrentes da instabilidade econômica eram capazes de retroceder parte de todo trabalho desenvolvido para o crescimento dos pequenos varejistas em seus bairros. Porém o estudo revelou, que ao contrario do que se imagina a expectativa de confiança do varejista reverteu, chegando a crescer 57% em relação aos dois últimos anos.

A profissionalização dos pequenos varejistas e o forte investimento em novos serviços nos últimos cinco anos têm feito à competitividade crescer cada vez mais entre o comércio de bairro e os Hiper e Supermercados. As variações de preços ocorreram em quase todas as categorias e os alimentos ficaram bem acima do IPCA com 15,7 contra 6,29%, seguida pelos perecíveis com 14,2% e bebidas não alcoólicas com 9,3%.

O estudo comprova também que quanto maior for o número de profissionais especializados com formação superior e gestão de tecnologia, maior será a receita.

Hoje, 26% dos gestores do varejo de vizinhança são mulheres, 20% homens com ensino superior, 23% homens jovens e com algum tipo de curso ou profissionalização e 31% seguem o antigo padrão “lápis na orelha”.

Uso de Tecnologia X Perfil do Varejista

Perfil — A GfK é uma corporação global nascida na Alemanha, em 1934. Listada na bolsa de valores de Frankfurt, há mais de 80 anos é fonte confiável de informações relevantes sobre mercados e consumidores, permitindo que seus clientes – varejo e indústria - tomem decisões mais assertivas em seu cotidiano. A GfK conta com mais de 13 mil especialistas em pesquisa de mercado que combinam a paixão pelo que fazem com uma longa e vasta experiência em ciência de dados. Isso permite que a GfK forneça insights globais, combinados à inteligência de mercado local, em mais de 100 países. Através de tecnologias inovadoras e da interpretação de dados, a GfK transforma o big data em dados inteligentes, possibilitando que seus clientes alavanquem sua vantagem competitiva, enriquecendo suas experiências, bem como as escolhas dos consumidores.

Esta mensagem contém informação confidencial ou privilegiada, sendo seu sigilo protegido por lei. A utilização dos dados contidos nesta mensagem só está autorizada para seu destinatário, dentro do contexto desta solicitação. A validade destes dados seguem o mesmo princípio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira