Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/08/2017 - 08:10

Empresa do Grupo Embraer participa do Simpósio Internacional de Confiabilidade

Realizado nos dias 7 e 8 de agosto(segunda e terça-feira), em Belo Horizonte(MG).

Engenharia de Confiabilidade garante segurança e economia nos processos industriais. Experiência no Labgene será tema de palestra da Atech.

A Atech, empresa do Grupo Embraer, participa do Simpósio Internacional de Confiabilidade, que acontece nos dias 7 e 8 de agosto em Belo Horizonte (MG). O evento, voltado a apresentar os cases de engenharia de confiabilidade no Brasil e no exterior, deve reunir representantes das maiores empresas nacionais que aplicam os conceitos para garantir segurança e otimização de processos produtivos de gestão e de manutenção de ativos.

Alexander Lucas Busse, mestre em Engenharia de Energia Nuclear e o responsável técnico dos sistemas nucleares do Labgene pela Atech, apresentará o painel “Análise crítica e concepção de uma arquitetura de sistema de proteção digital intrinsecamente diverso para reatores nucleares”. Nesse painel, Busse apresenta as análises realizadas para eliminar a necessidade do Sistema Diverso de Atuação (SDA) na identificação de falhas dos sistemas implantados no Laboratório de Geração de Energia Núcleo-Elétrica - Labgene, que está sendo construído para realização de testes dos sistemas navais e de propulsão para o Submarino de Propulsão Nuclear brasileiro – Prosub. O laboratório é composto por diversos prédios, entre eles o Prédio do Reator e o Prédio das Turbinas.

Nesse projeto, a Atech é responsável pelo fornecimento e a integração de todos os Sistemas de Controle e Instrumentação, incluindo instrumentos com qualificação nuclear e instrumentos especiais. Em projetos complexos de engenharia aeronáutica, por exemplo, há o sistema de controle (operador) e o de proteção, que atuam em paralelo visando garantir a segurança. Em um reator nuclear, há um terceiro sistema, o sistema diverso de atuação, que atua em paralelo ao Sistema de Proteção e executa as principais funções de segurança em uma eventual falha do Sistema de Proteção.

O estudo a ser apresentado pela Atech comprova que não há necessidade da implantação do sistema diverso no LABGENE. “Conseguimos provar, segundo as normas americanas, que o sistema era tão robusto a ponto de não precisar do diverso. Isso resultou em economia”, explica Alexander.

Segundo ele, ao se analisar os parâmetros de confiabilidade na área nuclear, a diversidade é uma das questões mais importantes para se mitigar falhas de causa comum. “A Atech possui um histórico de atuação em confiabilidade, o que permitiu essa análise inédita na área nuclear e que pode ser aplicada em todos os setores da economia”, conclui Alexander.

O SIC — O Simpósio Internacional de Confiabilidade é realizado, desde 2003, pela ReliaSoft Brasil, empresa reconhecida internacionalmente como referência em engenharia de confiabilidade. O evento tem como objetivo disseminar informações sobre a Engenharia de Confiabilidade, por meio de apresentações de cases e de painéis. Entre as empresas presentes destaque para Atech, Embraer, Vale, Petrobras, Azul Linhas Aéreas, UFMG, Arcelor Mittal, INPE, Grupo Unigel, Instituto LACTEC. O encerramento do evento será marcado pela solenidade de entrega dos CRPs (Certified Reliability Professional).

Atech [www.atech.com.br] —Reconhecida como uma “System House” brasileira, a Atech sempre se pautou pela inovação com o objetivo de ajudar a transformar o país. Com uma expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio a tomada de decisão, a Atech trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações nas áreas de tráfego aéreo, sistemas de comando e controle, sistemas de instrumentação e controle, sistemas embarcados, simuladores, gestão de ativos, segurança cibernética, conexões inteligentes e logística. A empresa também é responsável pelo desenvolvimento e modernização de todo o sistema para o gerenciamento e defesa do espaço aéreo brasileiro. Pela sua atuação, a companhia é reconhecida e foi certificada como Empresa Estratégica de Defesa pelo Ministério da Defesa do Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira