Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/08/2017 - 08:17

Governo federal apresenta política de biocombustíveis


Ministro Sarney Filho, juntamente com os ministros Fernando Coelho Filho (Minas e Energia) e Blairo Maggi (Agricultura)

O objetivo é apresentar o programa RenovaBio, 23ª Conferência das Partes (COP 23) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

No dia 8 de agosto (terça-feira), foi apresentada a proposta de Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) em evento no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília. Encaminhado à Casa Civil, o documento é um incentivo aos biocombustíveis e uma das principais medidas do Brasil para fazer sua parte no combate ao aquecimento do planeta e mitigação das mudanças climáticas.

Entre as autoridades presentes, estavam o Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho; o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho; o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi; e o conselheiro do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), Plínio Nastari, além de deputados, representantes de classe e empresários.

“Temos que encarar o desafio climático como uma oportunidade para a retomada do crescimento”, declarou Sarney Filho. A medida, segundo ele, contribuirá para a redução do consumo de combustíveis fósseis na geração de energia e nos transportes.

A expectativa é apresentar ao mundo o programa RenovaBio na 23ª Conferência das Partes (COP 23) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que ocorrerá em novembro em Bonn, na Alemanha. A medida deverá ser tema de evento oficial do governo brasileiro.

O objetivo é incentivar a competitividade tanto econômica quanto ambiental entre combustíveis e estimular uma economia com baixas emissões e, ao mesmo tempo, garantir a conservação ambiental e o desenvolvimento social no país.

Para isso, o Brasil propõe, entre outras coisas, aumentar a participação de bioenergia sustentável na matriz energética brasileira, expandindo o consumo de biocombustíveis, como o biometano, essencial nessa nova fase e que pode ser uma alternativa viável ao diesel.

Para o presidente da ABiogás, Alessandro Gardemann, esse é um momento histórico que mostra que o enfrentamento à mudança do clima é uma pauta presente em todas as áreas.

“O Renovabio representa o esforço coletivo do governo federal com participação social de pessoas, instituições públicas e empresas que acreditam que os biocombustíveis podem promover um novo desenvolvimento no Brasil”, diz Gardemann.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira