Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2017 - 07:15

Sobena comemora 55 anos em grande estilo


Em um almoço concorrido e prestigiado a entidade mostra que cada vez mais vai deixando legados para o mundo técnico e científico voltados para a engenharia naval brasileira, P&D e I&D.

A comemoração dos 55 anos da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena), aconteceu no dia 9 de agosto (quarta-feira), no Hotel Prodigy Aeroporto Santos Duinont, Salão Corocovado I, Rio de Janeiro (RJ), com palestra do presidente da Shell Brasil André Araújo e entrega do Prêmio Nobuo Oguri à Paulo Henrique Bebianno Montenegro, fundador da Tranship.

Na platéia, engenheiros, empresários de variados segemntos, de entidades como o Sindicato Nacional da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), cujo representante foi o Sergio Luiz Camacho Leal , secretário executivo.

Na sua palestra o presidente da Shell, André Araújo disse que a companhia estuda leilões de petróleo no país. A anglo-holandesa Shell está realizando estudos técnicos sobre as áreas de petróleo e gás que serão leiloadas no Brasil neste ano, frisando que apesar do volátil ambiente político nacional, a indústria petroleira — continua a todo vapor—.

— A decisão de participar ou não das licitações previstas no país duas de prospectos do pré-sal, sob regime de partilha, e uma do pós-sal, sob regime de concessão dependerá da atratividade das áreas em relação a outras oportunidades do Grupo Shell no exterior — explicou o executivo.

Segunda maior produtora de óleo e gás do Brasil e a principal sócia da Petrobras em áreas do pré-sal, A Shell produziu em junho 315,048 mil barris por dia (bpd), alta de 6% ante o mês anterior, segundo os dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

— Estamos olhando todas as áreas (dos leilões). Agora, a avaliação técnica, mais para a frente começa a avaliação comercial e, em seguida, a ranquear o que a gente chama de melhores projetos no Brasil com os outros projetos que o grupo tem de opção de investimento e faz comparação de atratividade", continuou Araújo à jornalistas.

Ao deixar um evento da Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena) no Rio de Janeiro, o executivo afirmou ainda que existe bastante movimentação em relação aos leilões.

— Acredito que quase todas as empresas do setor, de alguma forma estão avaliando participação. A gente está fazendo nosso dever de casa — completou o executivo.

Apesar de evitar comentar detalhes sobre a atratividade das rodadas de licitação, Araújo declarou que está — muito satisfeito com o progresso de se ter uma agenda — da indústria de petróleo e gás no país, e que as principais demandas do setor têm recebido atenção da ANP e do governo federal.

Medidas recentes, como o fim da obrigatoriedade da Petrobras ser a operadora do pré-sal, a flexibilização do Conteúdo Local exigidos em projetos, além de diversas reformas regulatórias em curso, ajdua na atenção das petroleiras com atividade no Brasil.

— O país vive um ambiente político volátil, com muito pessimismo, mas a geologia do país é especial e que não existe uma empresa do setor grande que não queira estar presente — destacou.

—A indústria de óleo e gás continua a pleno vapor, mesmo com turbulências no cenário político, a gente continua acreditando — posso afirmar isso pela Shell, concluiu.

André Araújo recebeu uma placa de homenagem das mãos de diretor da Luiz Barcellos, diretor da Wärtsilä no Brasil.

Em seguida foi a entrega do Prêmio “Nobuo Oguri” à Paulo Henrique Bebianno Montenegro, fundador da Tranship, que emocionado lembrou a trajetória de muito trabalho e dedicação.

O Prêmio”Nobuo Oguri” foi também uma homenagem dos colegas ao ilustre técnico, engenheiro, executivo e professor, que adotou o Brasil com dois anos de idade, — quando chegou ao país, vindo do Japão. E por aqui construiu sua carreira na indústria naval, atuou na construção de algumas das obras mais marcantes da construção naval brasileira, que iniciava sua fase de expansão para atender necessidades de navios de grande porte para a exportação de minério de ferro e importação de petróleo.

Atuante, morreu aos 88 anos, deixando uma linda história para as gerações.

No final, um cafézinho para selar o evento e muita troca de informações.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira